Após o sucesso da Saga do Infinito, iniciada em Homem de Ferro e encerrada em Vingadores: Ultimato, o MCU já está no meio de sua segunda grande saga, chamada de Saga do Multiverso. Com as principais produções da fase atual utilizando os elementos do multiverso para preparar terreno, tudo terá um desfecho épico com o lançamento de Vingadores: Guerras Secretas.

Adaptando um dos principais eventos dos quadrinhos da Marvel, Guerras Secretas será o último filme da fase 6 e encerrará a Saga do Multiverso com a promessa de apresentar um crossover ainda maior do que vimos em Ultimato.

Lançamento de Vingadores: Guerras Secretas nos cinemas

Anunciado oficialmente para 2025, Vingadores: Guerra Secreta sofreu um adiamento e chegará aos cinemas apenas no ano seguinte. O filme será lançado no dia 1 de maio de 2026. Antes disso, no dia 2 de maio de 2025, os fãs poderão conferir o lançamento de Vingadores: Dinastia Kang, que deve impactar o Multiverso.

Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Vingadores: Guerras Secretas no Disney+

Atualmente, a empresa coloca os seus filmes no catálogo da Disney+ 45 dias após o lançamento nos cinemas, sendo assim, caso a estratégia não mude até 2026, os fãs poderão conferir Vingadores: Guerras Secretas diretamente de casa pouco mais de 1 mês após o filme chegar nas telonas.

O que são as Guerras Secretas

Guerras secretas originais nos quadrinhos

Embora alguns personagens já houvessem se reunido em histórias anteriores, as Guerras Secretas originais marcaram o primeiro grande crossover do universo da Marvel, quando Beyonder, um ser onipotente, resolveu colocar heróis e vilões em um combate unicamente para descobrir quem seriam os vencedores.

No Battleworld, local onde os heróis e vilões foram colocados por Beyonder, os leitores viram o surgimento de elementos importantes da editora. Um dos grandes destaques foi a aparição do simbionte que viria a se tornar o famoso uniforme preto do Homem-Aranha, com Guerras Secretas sendo o evento onde o herói vestiu este manto sinistro pela primeira vez.

Algum tempo depois, a editora lançou Guerras Secretas 2 tentando repetir o sucesso do primeiro crossover, no entanto a recepção foi negativa e o evento ficou conhecido como um dos piores já criados pela vermelhinha.

Novas Guerras Secretas e o soft reboot no universo

Em 2015, as Guerras Secretas voltaram para os quadrinhos da Marvel em uma nova versão, servindo também como um soft reboot para um universo - ou multiverso - que precisava se livrar de muitos elementos e introduzir outros, seja por escolhas da editora ou até mesmo por conflitos que surgiam com direitos de Hollywood em um momento no qual a empresa queria acostumar o público com que era visto nas HQs e nas telonas.

Considerado por muitos fãs como um "Game of Thrones" da Marvel, o evento mostrou mundos diferentes como Marvel Zombies, a terra de Dias de Um Futuro Esquecido e o mundo de Velho Logan em uma realidade diferente, com cada terra sendo como um feudo governado por algum soberano. Enquanto isso, Doutor Destino aparecia como o grande governante do Multiverso.

Como um enredo mais trabalhado que as Guerras Secretas originais, as Guerras Secretas reimaginadas também causaram mudanças significativas na Marvel, incluindo a união de Miles Morales e Peter Parker na mesma terra.

Guerras Secretas no cinema

Guerras multiversais no MCU

A Marvel já está preparando seu universo dos cinemas para as Guerras Secretas há algum tempo, com o caminho para o evento se iniciando em Loki. Ainda no primeiro episódio da série, o público viu a TVA explicar sobre os acontecimentos de guerras multiversais que ocorreram no passado e afetaram a realidade.

Tais guerras resultaram em todas as linhas temporais praticamente unificadas para que nenhum universo pudesse ser considerado o principal. Ainda na série de Loki, Immortus, uma variante de Kang, também citou que muitas de suas variantes participaram de guerras multiversais.

Ou seja, o que temos aqui é apenas uma maneira diferentes de chamar algo semelhante com o que ocorreu nas Guerras Secretas, já que o evento dos quadrinhos envolvia justamente conflitos entre personagens do multiverso

Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Como serão as Guerras Secretas no MCU

Seguindo o que vimos em outras adaptações para as telonas, as Guerras Secretas do MCU não devem recriar exatamente o que foi visto nos quadrinhos, mas sim utilizar o conteúdo existente como inspiração para uma própria versão do evento. Com as Guerras Secretas originais sendo praticamente um crossover para vender brinquedos, é muito provável que a versão das telonas adapte os acontecimentos das Guerras Secretas reimaginadas, que possuem um enredo muito mais robusto e marcante.

Uma das principais mudanças do evento nos cinemas pode ser a presença de Kang como o grande vilão, com a Marvel deixando de lado a trama onde o Doutor Destino era a principal ameaça.

Com Kang sendo apresentando como o maior vilão da nova saga do MCU, o que já foi visto em "Loki" e "Homem-Formiga e a Vespa Quantumania", é extremamente provável que o personagem seja o grande antagonista de toda a saga atual, assim como Thanos foi da anterior. Com isso, o vilão deve aparecer tanto em Vingadores: Dinastia Kang quanto em Vingadores: Guerras Secretas como a principal ameaça da Saga do Multiverso.

Elenco

Embora o elenco de Vingadores: Guerras Secretas ainda não tenha sido revelado oficialmente, já é possível especular quais nomes farão parte da produção levando em consideração os rumores e o que já conhecemos sobre a trama nas HQs. Confira abaixo uma lista com possíveis personagens do longa.

  • Jonathan Majors - Kang
  • Anthony Mackie - Capitão América
  • Chris Hemsworth - Thor
  • Benedict Cumberbatch - Doutor Estranho
  • Tom Holland - Peter Parker / Homem-Aranha
  • Benedict Wong - Wong
  • Mark Ruffalo - Bruce Banner / Hulk
  • Dominique Thorne - Riri Williams
  • Iman Vellani - Ms Marvel
  • Simu Liu - Shang-Chi
  • Kathryn Newton - Cassie Lang
  • Paul Rudd - Scott Lang / Homem-Formiga
  • Xochitl Gomez - America Chavez
  • Brie Larson - Carol Danvers / Capitã Marvel
  • Jeremy Renner / Clint Barton / Gavião Arqueiro

Participações especiais, retorno e novos heróis no MCU

Com grupos como os X-Men, Quarteto Fantástico e outros sendo bastante importantes nas Guerras Secretas dos quadrinhos, é extremamente possível que personagens das equipes surjam no MCU nos próximos anos, com esta sendo a oportunidade ideal para a Disney dar novo gás ao seu universo.

Além disso, justamente por explorar de maneira tão completa o multiverso, o evento poderá abrir diversas possibilidades como o retorno de personagens, aparições especiais e mais. Embora tudo ainda seja tratado como rumor, há quem diga que Robert Downey Jr. voltará a aparecer como o Homem de Ferro, assim como existe a possibilidade de Andrew Garfield interpretar o Homem-Aranha mais uma vez no crossover.

Existe ainda a possibilidade de atores como Tobey Maguire (Homem-Aranha) e Hugh Jackman (Wolverine) interpretarem novamente suas versões dos heróis.