O que você estava fazendo há 20 anos atrás? Alguns não tinham nem nascido, mas muitos estava assistindo grandes filmes no cinema ou na sala de casa com um DVD na locadora. Aqui vamos relembrar uma grande lista de 20 filmes famosos que estão completando 20 anos neste ano de 2023. O Senhor dos Anéis, Kill Bill, Matrix, X-Men e até American Pie são alguns exemplos. Confira a lista e, se disponível, onde assistir cada um.

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei

⭐ ASSISTA NA HBO MAX | O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei

"O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" é o terceiro e último filme da trilogia baseada nos livros de J.R.R. Tolkien, dirigida por Peter Jackson. O filme segue a jornada final dos personagens Frodo, Sam, Aragorn e seus companheiros enquanto eles lutam contra as forças do mal lideradas por Sauron, para destruir o anel do poder.

Lançado em 2003, o filme foi aclamado pela crítica e público, recebendo 11 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. A história emocionante e a ação épica foram muito elogiadas. Com uma bilheteria mundial de mais de US $ 1 bilhão, "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

Procurando Nemo

Procurando Nemo
Procurando Nemo

⭐ ASSISTA NA DISNEY+ | Procurando Nemo

"Procurando Nemo" conta a história de Marlin, um peixe-palhaço superprotetor que embarca em uma emocionante jornada para encontrar seu filho, Nemo, que foi capturado por um mergulhador.

O filme foi um sucesso de crítica e público, recebendo vários prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme de Animação. Os personagens carismáticos e engraçados, a animação impressionante e a emocionante história de amor entre pai e filho foram elogiados pelos críticos.

Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra

Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra
Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra

⭐ ASSISTA NA DISNEY+ | Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra

"Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra" segue a história do Capitão Jack Sparrow, (Johnny Depp), que se une a Will Turner (Orlando Bloom), e Elizabeth Swann (Keira Knightley), para resgatar a filha do governador e enfrentar o temido Barbossa (Geoffrey Rush), que roubou o navio Pérola Negra e amaldiçoou sua tripulação.

O filme foi muito bem recebido pelo público e pela crítica, elogiado por sua ação emocionante, humor e performances memoráveis dos personagens, especialmente de Depp como o excêntrico e cativante Capitão Jack Sparrow. O filme arrecadou mais de US $ 650 milhões em todo o mundo e deu início a uma franquia de sucesso que incluiu quatro sequências.

O Último Samurai

O Último Samurai
O Último Samurai

⭐ ASSISTA NA HBO MAX | O Último Samurai

Em "O Último Samurai", o estrelado Tom Cruise interpreta um veterano da Guerra Civil Americana, que é contratado pelo governo japonês para treinar o exército imperial japonês em técnicas modernas de guerra. No entanto, durante a sua missão, Algren se encontra lutando ao lado dos samurais japoneses, liderados por Katsumoto, em uma batalha pela sobrevivência de sua cultura e tradições.

O filme recebeu críticas positivas por sua história emocionante, performances fortes dos atores principais e direção habilidosa de Zwick. O filme foi indicado a quatro Oscars, incluindo Melhor Ator Coadjuvante para Watanabe. A bela cinematografia e a trilha sonora memorável também foram muito elogiadas pelos críticos.

Irmão Urso

Irmão Urso
Irmão Urso

⭐ ASSISTA NA DISNEY+ | Irmão Urso

"Irmão Urso" é outro filme produzido pela Disney, mas agora com uma história se passa na América do Norte pré-histórica e segue um jovem caçador chamado Kenai, que é transformado em um urso por um espírito ancestral depois de matar um urso por vingança. Kenai, agora sob a forma de um urso, encontra Koda, um filhote de urso, e juntos embarcam em uma jornada para encontrar o lugar onde o espírito pode transformá-lo novamente em humano.

A animação foi um sucesso de bilheteria e crítica, elogiado principalmente por sua trilha sonora emocionante e a mensagem sobre a importância da aceitação e do respeito pela natureza. O filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Animação.

Lisbela e o Prisioneiro

Lisbela e o Prisioneiro
Lisbela e o Prisioneiro

"Lisbela e o Prisioneiro" é uma comédia brasileira que se passa na cidade de Recife, no Nordeste do Brasil, e conta a história de Lisbela, interpretada por Débora Falabella, uma jovem sonhadora que se apaixona por Leléu, interpretado por Selton Mello, um charmoso e trapaceiro sedutor que acaba de chegar na cidade.

O filme foi um sucesso de bilheteria e crítica, elogiado por sua atmosfera divertida e descontraída, pelo roteiro inteligente e pela química entre os atores principais. A trilha sonora animada e o cenário colorido e vibrante de Recife também foram destacados pelos críticos. "Lisbela e o Prisioneiro" é um filme leve e romântico, que conquistou o público brasileiro e se tornou um clássico da comédia nacional.

Sobre Meninos e Lobos

Sobre Meninos e Lobos
Sobre Meninos e Lobos

⭐ ASSISTA NA HBO MAX | Sobre Meninos e Lobos

"Sobre Meninos e Lobos" é um drama policial dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon. O filme se passa em Boston e acompanha a investigação de um assassinato de uma jovem, que traz à tona traumas e segredos do passado dos três amigos de infância.

Elogiado pela crítica e um grande sucesso de bilheteria, o filme foi especialmente lembrado como uma das melhores obras do talentoso Eastwood. A trama complexa e emocionante, que mistura drama pessoal com suspense policial, trata de temas profundos e universais, como amizade, traição e justiça.

Carandiru

Carandiru
Carandiru

⭐ ASSISTA NO GLOBOPLAY | Carandiru

"Carandiru" é um clássico brasileiro que conta a história da maior prisão de São Paulo, baseado no livro "Estação Carandiru" do médico Dráuzio Varella. O filme retrata a vida dentro da Casa de Detenção de São Paulo, também conhecida como Carandiru, e apresenta uma série de histórias interligadas de detentos e suas relações com médicos, assistentes sociais e outros funcionários da prisão.

Até hoje, o filme é visto como uma das grandes referências do cinema brasileiro. Em 2003, quando foi lançado, ele foi o filme brasileiro mais assistido do ano, e elogiado pela atuação do grande elenco, que incluiu atores como Luiz Carlos Vasconcelos, Milton Gonçalves e Rodrigo Santoro. "Carandiru" também trouxe à tona questões sociais e políticas relevantes, como a superlotação das prisões brasileiras, a falta de investimento em programas de reintegração social e a violência policial. O filme é uma obra forte e comovente, que retrata a vida na prisão de forma intensa e verdadeira.

Kill Bill - Volume 1

Kill Bill - Volume 1
Kill Bill - Volume 1

"Kill Bill - Volume 1" é outro clássico de 2003, agora dirigido ninguém menos que Quentin Tarantino. O filme conta a história de "A Noiva", uma assassina profissional que é traída e deixada para morrer por seu antigo grupo de colegas. Depois de passar anos em coma, ela acorda com uma sede de vingança e embarca em uma missão para matar todos os envolvidos em sua traição.

Trilha sonora vibrante, estilo visual extravagante e as fortes performances do elenco são alguns dos principais elogios da crítica. A combinação de artes marciais, ação frenética e sangue jorrando foi considerada empolgante e inovadora pelos fãs de filmes de ação. Não à toda, a produção se tornou um ícone do cinema de ação moderno.

Matrix Reloaded

Matrix Reloaded
Matrix Reloaded

⭐ ASSISTA NA HBO MAX | Matrix Reloaded

"Matrix Reloaded" é a segunda parte da trilogia "Matrix" e se passa seis meses após os eventos do primeiro filme, no qual Neo descobre que o mundo em que vive é uma simulação virtual criada por máquinas que escravizaram a humanidade.

Quando lançado em 2003, o filme chegou dividindo opiniões, com alguns elogios por sua ambição e cenas de ação empolgantes, mas também críticas por sua narrativa confusa e diálogos pomposos. A cena de perseguição de carros, no entanto, é considerada uma das melhores sequências de ação já filmadas.

Uma Saída de Mestre

Uma Saída de Mestre
Uma Saída de Mestre

⭐ ASSISTA NO GLOBOPLAY | Uma Saída de Mestre

"Uma Saída de Mestre", estrelado por um elenco de peso, como Mark Wahlberg, Charlize Theron, Edward Norton, Donald Sutherland, Jason Statham e Seth Green, tem um enreso que segue um grupo de ladrões especializados em roubos de alto nível que planejam seu maior golpe: roubar uma fortuna em barras de ouro de um cofre em Veneza.

O filme recebeu críticas mistas, com elogios pelas cenas de ação bem coreografadas e pela química do elenco, mas críticas pela trama previsível e superficial. No entanto, o filme teve um desempenho positivo nas bilheterias e tornou-se um filme cult.

X-Men 2

X-Men 2
X-Men 2

⭐ ASSISTA NA DISNEY+ | X-Men 2

"X-Men 2" segue a história dos mutantes da Escola Xavier para Jovens Superdotados, enquanto eles lutam contra um novo inimigo, o Coronel Stryker, que tem planos de exterminar todos os mutantes.

O filme recebeu elogios pela sua ação emocionante, roteiro bem escrito e por apresentar um fos melhores filmes de super-heróis da época. "X-Men 2" também é elogiado por apresentar novos personagens dos quadrinhos, como Noturno e Lady Deathstrike, e expandir o universo dos X-Men. O filme arrecadou mais de 400 milhões de dólares em todo o mundo e consolidou a franquia X-Men como uma das mais bem-sucedidas da história do cinema.

Bad Boys II

Bad Boys II
Bad Boys II

⭐ ASSISTA NA NETFLIX | Bad Boys II

"Bad Boys II", estrelado por Will Smith e Martin Lawrence, é o segundo filme dos detetives da narcóticos de Miami, Mike Lowrey e Marcus Burnett, que investigam um cartel de drogas em Miami e tentam proteger a irmã de Marcus de ser pega no fogo cruzado.

O filme dividiu opiniões, com elogios pelas cenas de ação intensas e pela química do elenco, mas também críticas por seu humor vulgar e excesso de violência e explosões, particularidade bem presente em filmes do diretor Michael Bay. Apesar de tudo, o filme foi um sucesso, arrecadando mais de 273 milhões de dólares em todo o mundo.

Todo Poderoso

Todo Poderoso
Todo Poderoso

⭐ ASSISTA NA STAR+ | Todo Poderoso

"Todo Poderoso" é um clássico da comédia, estrelado por Jim Carrey, Morgan Freeman e Jennifer Aniston. O filme segue a história de Bruce Nolan, um jornalista de televisão insatisfeito com a vida, que de repente recebe poderes divinos de Deus e tem que aprender a usar esses poderes para fazer o bem.

O filme foi muito elogiado pela atuação de Jim Carrey, justamente pelo seu senso de humor incomparável e pelas lições positivas que a história transmite. Também não podemos esquecer de Morgan Freeman brilhando como Deus e Jennifer Aniston como a namorada de Bruce. Com mais de 480 milhões de dólares arrecadados em todo o mundo, "Todo Poderoso" se tornou um dos maiores sucessos comerciais de Jim Carrey.

Matrix Revolutions

Matrix Revolutions
Matrix Revolutions

⭐ ASSISTA NA HBO MAX | Matrix Revolutions

"Matrix Revolutions" é o terceiro e último filme da trilogia "Matrix", e foi lançado no mesmo ano de "Matrix Reloaded". O filme continua a história da guerra entre a humanidade e as máquinas, enquanto Neo, Trinity e Morpheus lutam para salvar a humanidade e acabar com o domínio das máquinas.

Com elogios pelos efeitos especiais impressionantes e pelas cenas de ação emocionantes, o filme dividiu opiniões da crítica especializada, epsecialmente por sua narrativa complexa e densa. No entanto, "Matrix Revolutions" conclui a história de maneira satisfatória, respondendo algumas das perguntas deixadas nos filmes anteriores e arrecadando uma receita história de 427 milhões de dólares em todo o mundo.

+ Velozes + Furiosos

+ Velozes + Furiosos
+ Velozes + Furiosos

⭐ ASSISTA NO GLOBOPLAY | + Velozes + Furiosos

"+ Velozes + Furiosos" é o clássico filme de ação policial e carros tunados que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Neste filme, acompanhamos a história do saudoso Brian O'Conner, que agora trabalha para o FBI, enquanto se une a um antigo amigo, Roman Pearce, para derrubar um chefão do crime em Miami.

Sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 236 milhões de dólares em todo o mundo, o filme foi elogiado por suas cenas de corrida de carro empolgantes e pela química divertida entre Paul Walker e Tyrese Gibson. No entanto, alguns críticos sentiram que o filme carecia da sensação de camaradagem que o original tinha. Em 2023, teremos a décima edição da franquia.

American Pie 3 - O Casamento

American Pie - O Casamento
American Pie 3 - O Casamento

⭐ ASSISTA NA NETFLIX | American Pie 3 - O Casamento

"American Pie - O Casamento" é uma comédia que segue a história de Jim Levenstein e Michelle Flaherty, que finalmente decidem se casar, mas enfrentam vários problemas no processo, incluindo a organização do casamento e uma despedida de solteiro desastrosa.

O filme foi muito elogiado por manter o senso de humor irreverente e as piadas ultrajantes que fizeram do filme original um sucesso. No entanto, alguns críticos sentiram que o filme não acrescentou muito à franquia e que sua fórmula já estava ficando meio arrastada. De qualquer forma, quem assistiu na época, mesmo que escondido, sabe que vale a pena dar umas boas risadas.

Lágrimas do Sol

Lágrimas do Sol
Lágrimas do Sol

⭐ ASSISTA NA HBO MAX | Lágrimas do Sol

"Lágrimas do Sol" conta a história de um tenente da Marinha americana, que lidera um esquadrão de soldados para resgatar uma missionária cristã e um grupo de refugiados em uma zona de guerra na Nigéria.

Por sua ação realista e crua, o filme foi muito elogiado pela crítica, além das atuações de Bruce Willis e Monica Bellucci. "Lágrimas do Sol" é um filme emocionante e intenso, que oferece muita ação e suspense, mas que também deixa a desejar em termos de profundidade e complexidade em sua abordagem do conflito na Nigéria. De qualquer forma, é um grande clássico de 2003.

O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas

O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas
O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas

⭐ ASSISTA NA STAR+ | O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas

"O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas", estrelado por Arnold Schwarzenegger, se passa após os eventos de "O Exterminador do Futuro 2" e segue John Connor em sua luta contra as máquinas, que enviaram um novo Exterminador do futuro para matá-lo.

É verdade que o filme não é tão bom quanto os primeiros, mas as cenas de ação empolgantes e a performance de Arnold Schwarzenegger valem a experiência. De toda forma, vale lembrar que a decisão de matar um personagem importante do filme foi criticada por alguns fãs. Embora não seja tão icônico ou impactante quanto os dois primeiros filmes da franquia, ainda é uma boa opção para quem procura uma diversão descompromissada de ficção científica e ação.

Doze é Demais

Doze é Demais
Doze é Demais

⭐ ASSISTA NA DISNEY+ | Doze é Demais

"Doze é Demais" é uma comédia estrelada por Steve Martin e Bonnie Hunt e conta a história de Tom e Kate Baker, um casal que tem doze filhos e enfrenta muitos desafios em sua rotina diária. Quando Tom recebe uma oferta de emprego em outra cidade, a família enfrenta uma grande mudança e precisa se adaptar a uma nova realidade.

Mesmo que muito elogiado por sua química entre o elenco e por sua abordagem cômica sobre as dificuldades de criar uma família grande, o filme também deixa a desejar em alguns quesitos. Alguns críticos sentiram que o filme não acrescentou nada de novo ao gênero de comédia familiar e que sua trama era previsível. Embora não seja uma obra-prima, é uma boa opção para quem procura uma comédia familiar agradável e reconfortante.