A Copa Libertadores da América poderá deixar de contar com transmissão na televisão, tanto aberta quanto fechada, entre 2023 e 2026. Caso aconteça, 2023 será o primeiro ano em que a maior competição disputa entre clubes na da América não será televisionada, com seus jogos estando disponíveis apenas por streaming.

Segundo divulgou o site Máquina do Esporte, fontes da Conmebol confirmaram a afirmação. Além da Libertadores, o mesmo caminho seria trilhado pela Sul-Americana, outra competição internacional de peso no futebol.

Libertadores fora da televisão a partir de 2023

Com a Taça Libertadores e a Copa Sul-Americana fora da televisão aberta e fechada a partir de 2023, novas grandes oportunidades surgirão para empresas de streaming como Netflix, Apple, Facebook e Amazon Prime Video. O Facebook inclusive já transmitiu jogos exclusivos da competição internacional.

É possível que alguns ou até mesmo todos os jogos das competições Sul-Americanas sejam garantidos exclusivamente por algum serviço de streaming, desde que um acordo seja fechado com a Conmebol.

A Diez, empresa que cuida dos direitos das competições da Conmebol, apresenta pacotes diferentes para cada um dos campeonatos. Por tanto, garantir os direitos de uma das competições não significa também estar apto para transmitir a outra. A Diez espera faturar US$ 1,4 bilhão com direitos da Libertadores e da Copa Sul-Americana na próxima negociação.

Futebol no streaming

Recentemente, os fãs de futebol estão vendo cada vez mais partidas de campeonatos variados sendo transmitidas através do streaming, com algumas até mesmo exclusivas.

Champions League e Libertadores já apareceram no formato faz algum tempo, assim como agora a Amazon Prime Video, após fechar acordo com a Globo, também permite que assinantes do conteúdo extra confiram partidas do Brasileirão através dos canais Premiere. Já a HBO Max conseguiu direitos de transmissão do Campeonato Paulista.