Quando você for acessar novamente o SoundCloud, seja via app (Android ou iOS) ou na plataforma web (através de navegadores como Chrome ou Firefox), provavelmente irá notar que haverá uma pequena marca azul ao lado da imagem do perfil de alguns usuários da plataforma de streaming de músicas. Este símbolo azul indica criadores de conteúdo verificados, assim como ocorre no Twitter e Instagram, por exemplo.

Em um comunicado feito em seu blog, a SoundCloud diz:

"Estamos fazendo isso para ajudar artistas conhecidos a se destacarem e manterem sua autenticidade, e para ajudar os ouvintes a identificar esses artistas com mais facilidade."

Neste momento, já é possível ver artistas verificados com o novo simbolo azul como, por exemplo, Billie Eilish e Wiz Khalifa. Porém, não é qualquer usuário que tem direito a ganhar este selo, há critérios minimos para consegui-lo. De acordo com a SoundCloud, é necessário que o usuário seja um músico, um collective, um label, um curador ou um podcaster conhecido ou frequentemente pesquisado.

Além das exigências citadas acima para se tornar um usuário verificado, o perfil não deve ter informações enganosas também e deverá ter pelo menos uma música em sua conta. A empresa também diz que as análises irão demorar até 30 dias para serem concluídas.

Selo de usuário verificado resolverá problema de contas Pro no SoundCloud

A possibilidade de verificação de perfil não é apenas uma função muito esperada para o SoundCloud, mas também uma solução com suas insígnias Pro anteriores. Estas insígnias faziam parte de uma assinatura mensal de US$12 e frequentemente eram interpretadas como um selo de verificação. Estes símbolos Pro ainda podem ser vistos no SoundCloudm, porém nenhum perfil irá ser confundido mais entre um usuário verificado e um com conta Pro.