Roubo de dados no Facebook: obra da Netflix faz alerta

Privacidade Hackeada mostra como as informações de milhões de usuários foram roubadas através de um jogo e usado por empresa britânica para influenciar as eleições americanas de 2016.

Por Entretenimento Pular para comentários

Privacidade Hackeada - originalmente nomeado como The Great Hack -, é o novo documentário da Netflix. O vídeo tenta unir os pontos do caso que, no ano passado, abalou a confiança nas plataformas sociais: como a Cambridge Analytica (empresa acusada de uso indevido dos dados de 87 milhões de perfis do Facebook) usou as informações na campanha de Donald Trump, nas eleições no Quénia e na Nigéria e durante o Brexit, sem o consentimento dos usuários.

O documentário foca especialmente em quatro personalidades, todas com um impacto considerável neste escândalo que envolveu a Cambridge Analytica e afetou milhões de pessoas. São apresentadas as estratégias usadas pela empresa, apontando os eventuais culpados e trazendo as questões morais das ações executadas. Mais do que a forma como estes dados foram usados, o documentário procura mostrar o poder que as gigantes tecnológicas têm sob forma de informação dos seus utilizadores.

Ainda mais importante do que o impacto nas eleições presidenciais norte-americanas, o documentário nos faz pensar como cedemos de maneira muito fácil de nossos dados a um serviço online, sem ao menos sabermos para quais fins essas informações serão utilizadas.

O documentário original da Netflix explora o "lado obscuro" das redes sociais e interessa não só aos amantes da tecnologia, mas à todos os utilizadores deste tipo de plataformas. "Privacidade Hackeada", já está disponível.

Confira o trailer:

 

Compartilhe com seus amigos:
Giovana Brasil
Giovana Brasil Jornalista que ama contar histórias e conhecer um pouco mais da humanidade. Apaixonada por séries, novelas e novas Aventuras. Não tem medo de mudar de rumo e começar tudo de novo
Quer conversar com o(a) Giovana, comente:
Minha foto
    O que é mais importante em um smartphone?
    Bateria(27,55%)
    Câmera(14,29%)
    Performance(50,00%)
    Aparência(3,40%)
    Tela(4,76%)