Por trás de uma interface simples, o Spotify esconde uma grande quantidade de recursos incríveis que vale a pena conferir. O Spotify pode ser o núcleo para todas as suas necessidades musicais, mas ainda há uma boa chance de você não estar usando todo o seu potencial. 

7 Dicas para tirar melhor proveito do Spotify

Se você está interessado em ter um pouco de interação social no Spotify, ou deseja pesquisar música de forma eficaz, nas dicas e truques listados abaixo você vai se tornar um especialista em Spotify.

1. Defina sua qualidade de áudio com sabedoria

O Spotify oferece uma boa variedade de qualidades de áudio para os usuários que podem estar procurando pelo áudio mais nítido possível ou o áudio que economize a sua internet. Infelizmente, não é possível definir separadamente a qualidade do áudio durante uma transmissão em dados móveis. O Spotify usa a mesma configuração de qualidade de áudio que o streaming no Wi-Fi. Portanto, antes de aumentar sua qualidade de áudio para "Altíssimo", considere o quanto você pretende usar o Spotify com uma conexão de dados, como no carro ou durante o exercício físico.

Para definir a qualidade, acesse sua biblioteca e toque no ícone Configurações, no canto superior direito. As configurações de áudio estão na metade do menu.

q

Se você está procurando por uma boa qualidade de áudio sem abrir mão de seus dados móveis, ainda há boas notícias, se puder planejar com antecedência. Você pode definir a qualidade de áudio da música transferida separadamente da qualidade de streaming de áudio.

A menos que o seu smartphone não tenha espaço de armazenamento suficiente, recomendo que você configure a qualidade de áudio baixada para altíssima, e faça download das músicas para ouvir enquanto estiver em trânsito.

2. Faça download para ouvir off-line

O Spotify não permite que você armazene em cache músicas para reprodução off-line, então, para tudo que você quer ouvir off-line, é necessário fazer o download manualmente. Portanto, vale a pena ter pelo menos alguns álbuns favoritos e listas de reprodução baixadas, caso você fique sem internet.

2

Você pode baixar álbuns e listas de reprodução, mas não estações de rádio. Se você gosta de uma estação de rádio específica, pode adicionar as músicas da estação a uma lista de reprodução para reprodução off-line, mas terá que fazer download de uma música por vez.

3. Seja exigente com o sua Biblioteca

O Spotify tem milhões de músicas disponíveis para ouvir, e através de estações de rádio, playlists selecionadas e Discover, você ouvirá mais músicas novas. Mas certifique-se de realmente gostar de uma música antes de salvá-la em sua biblioteca.

O Spotify só permite adicionar 10.000 músicas à sua biblioteca, e uma vez que você atinge esse limite, você terá que começar a limpeza de álbuns e músicas que você não gosta tanto. 10 mil músicas podem parecer muita coisa, mas com o passar dos anos você pode atingir esse numero, principalmente se for colocando todas as músicas que ouve lá.

A regra mais fácil aqui é adicionar músicas individuais à sua biblioteca, em vez de adicionar álbuns inteiros, pois é possível que você goste mesmo de apenas algumas músicas deste album.

4. Faça pesquisas melhores

Procurar por músicas usando o nome do artista, álbum ou nome música é ótimo, mas você sabia que o Spotify também permite usar outros termos para fazer uma busca inteligente? Por exemplo, você pode pesquisar termos como "Anos 90 " para encontrar músicas somente dessa época. 

r

Existem muitos outros termos e você também pode agrupar, que vão tornar sua pesquisa ainda mais precisa. 

5. Escute estações de rádio

A melhor maneira de refinar suas seleções no Spotify é ouvir estações de rádio com frequência, e avaliar o que é exibido. Mesmo se você for alguém que prefere ouvir playlists pessoais, a maior parte do tempo, divirta-se nas estações de vez em quando, e classifique as músicas sugeridas.

r
 

O Spotify fará mixagens melhores para você e sugerirá listas de reprodução que (esperançosamente) se alinharão melhor com seus interesses, o que significa que, quando você entrar em uma estação de rádio, é menos provável que você clique no botão "Ignorar".

6. Aproveite as playlists

Os pontos fortes do Spotify podem estar em suas estações de rádio, mas isso não significa que você não deve criar suas próprias listas de reprodução. Ao criar suas próprias listas de reprodução.

r

Você pode fazer com que o Spotify forneça estações de rádio mais personalizadas, através do Playlist Rádio. Adicionar músicas de várias estações de rádio à listas de reprodução também facilita a sua audição, e o download delas para reprodução off-line.

7. Controle música no seu computador pelo seu smartphone

Depois de abrir o Spotify Web Player no seu computador, inicie o aplicativo Spotify no seu smartphone. A música que você está ouvindo no momento será exibida na parte inferior da tela. Toque na música e você verá o player com opções para pausar, reproduzir etc.