Talvez você já tenha visto pela Internet a palavras lorem ipsum e não entendeu o significado. O termo costuma aparecer em materiais de design gráfico, como temas WordPress e publicações de mock-ups.

Vamos dar uma olhada no que o lorem ipsum copy é usado, o que realmente significa, e como você pode gerá-lo.

lorem ipsum
lorem ipsum

O que é o Lorem Ipsum?

Lorem ipsum é um nome usado para um tipo comum de texto de espaço reservado. Também conhecido como preenchimento ou texto fictício, é simplesmente uma cópia que serve para preencher um espaço sem realmente dizer nada significativo. É essencialmente um texto sem sentido, mas dá uma ideia de como será o texto real no produto final.

Caso você não esteja familiarizado com isso, a forma mais comum de lorem ipsum aparecer é:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod temporary incididunt ut labore et dolore magna aliquaEnim adim ad minimim veniam, quis nostrud exercise ullamco laboris nisi ut alipip ex ea commodo consequatDuis auteur irure pain in reprehenderit in voluptate velit this cillum dolore eu fugiat nulla pariaturExcepteur sint occecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

No que o Lorem Ipsum é usado?

Você pode se perguntar por que um designer optaria por usar o texto lorem ipsum em vez de alguns parágrafos em seu idioma nativo. Por que não apenas copiar e colar uma página de um livro antigo ou algo assim?

A principal razão para isso é evitar que as pessoas se concentrem no texto real. Quando alguém cria um modelo (ou usa um site de modelo gratuito) e deseja obter feedback sobre ele, ele não quer que as pessoas o revisem para se distrair com o que o texto diz.

Além disso, lorem ipsum se assemelha ao texto real. Copiar e colar as mesmas poucas palavras resultaria em uma distribuição desigual de letras. Com o texto lorem ipsum, você pode se concentrar em como a fonte e o layout da página ficam com uma cópia quase real.

Dessa forma, é um pouco como a frase "A rápida raposa marrom pula sobre o cão preguiçoso". O Windows usa isso ao visualizar fontes, pois usa todas as letras do alfabeto.

De onde veio Lorem Ipsum?

Embora o texto lorem ipsum pareça sem sentido, na verdade está enraizado em um verdadeiro trabalho em latim. Ela vem do trabalho de Cícero, em 45 AC, "De finibus bonorum et malorum" (Sobre os fins do bem e do mal), que é um olhar sobre a ética. O texto lorem ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33.

No entanto, o texto lorem ipsum comum que usamos hoje não é o latim apropriado. Comparado ao trabalho de Cícero, nosso texto lorem ipsum é um texto sem sentido. Foram adicionadas, removidas e alteradas as palavras que se distanciam de sua forma inicial.

O Dr. Richard McClintock descobriu a origem do texto ao procurar pela rara palavra latina "consectetur" na literatura clássica. Sua busca apareceu no trabalho de Cícero.

É desconhecido quem fez essas modificações no texto, ou exatamente quando, para tornar a bagunça das palavras que conhecemos hoje. Em algum momento dos anos 1500, uma impressora desconhecida embaralhou palavras que sobreviveram à era digital.

O que Lorem Ipsum quer dizer?

Como analisamos, o texto lorem ipsum não se traduz em nada sensato em português. Como o texto lorem ipsum padrão é uma versão fragmentada de um trabalho real, você não pode traduzi-lo de verdade.

A sentença latina real de onde vem o início do texto lorem ipsum é a seguinte:

"Neque quisquam está qui dolorem ipsum quia dolor sente-se amet, consectetur, adipisci velit…"

Em português, isso se traduz em:

"Não há ninguém que ame a dor, que a busque e queira, simplesmente porque é dor…"

Se você estiver interessado em ler uma tradução em inglês da passagem lorem ipsum inteira, acesse lipsum.com. É um site básico dedicado a este tópico.

Como gerar um texto Lorem Ipsum

Quer gerar algum texto lorem ipsum para um projeto em que você está trabalhando? Você encontrará vários sites que oferecem isso. Mantenha-os em mente na próxima vez que precisar copiar rapidamente algum texto de preenchimento.

Lipsum.com

Nós mencionamos este site acima como um recurso geral para o texto lorem ipsum. Como você imaginaria, nenhum site dedicado a isso estaria completo sem seu próprio gerador.

Notavelmente, este site explica que não injeta nada no texto lorem ipsum. Ele alega que outros sites adicionam elementos humorísticos, repetem após algum tempo ou usam texto sem sentido. Este site usa palavras em latim adequadas.

Basta escolher um número de parágrafos, palavras, bytes ou listas e clicar em Gerar Lorem Ipsum para obter um pedaço de texto que você pode copiar. Se quiser, pode até desmarcar uma caixa e o texto não começa com "Lorem ipsum dolor sit amet".

O site oferece mais algumas opções para gerar o texto lorem ipsum; É especialmente útil se você deseja gerar texto semelhante em outros idiomas. Selecione a caixa Other languages ​​/ charsets para alterar vários scripts e até mesmo alguns idiomas artificiais. Além disso, defina o número de parágrafos ou um limite de palavras e clique em Gerar ou fazer o download .

Vale a pena mencionar a página irmã Unsquiggledlipsum.com, vinculada a neste site. Essa ferramenta gera um texto lorem ipsum que não aciona o navegador, o processador de texto ou a verificação ortográfica da ferramenta semelhante e, portanto, mostra sublinhados vermelhos em todos os lugares.