A Motorola acaba de anunciar seu novo celular com foco em oferecer a experiência mais premium, trata-se do Moto Signature. Equipado com processador parrudo, conjunto versátil de câmeras e bom acabamento. Porém será que vale a pena você que possui o flagship anterior, o Edge 50 Ultra, migrar para o novo modelo de gama alta? Vamos conferir nesse comparativo se as diferenças fazem valer o investimento no modelo mais novo.

Comparativo Moto Signature vs Moto Edge 50 Ultra

Vamos realizar um breve comparativo entre os dois aparelhos e ver se a diferença na ficha técnica é tão grande a ponto de justificar a troca de um modelo para o outro ou se é mais vantajoso você ficar no antecessor. O comparativo será subdividido em categorias, são elas:

ÍNDICE

Design e construção

O novo Moto Signature estreia um novo tipo de acabamento no portfólio da marca: tecido sarjado, que garante uma ótima pegada.
O novo Moto Signature estreia um novo tipo de acabamento no portfólio da marca: tecido (sarjado ou linho), que garante uma ótima pegada.

O design é um quesito bastante pessoal, porém ambos oferecem essencialmente um design que segue a mesma identidade visual. A principal diferença entre eles fica por conta que o modelo mais novo possui o módulo afastado da lateral, enquanto o Edge 50 Ultra possui um módulo que se integra com a estrutura lateral dele.

O acabamento de ambos é bastante diferenciado pois assim como demais modelos da empresa, eles fogem do tradicional vidro que outras empresas costumam utilizar. Dito isso, temos um acabamento de couro vegano ou madeira a depender da versão escolhida no Edge 50 Ultra e acabamento em tecido sarjado ou linho no Moto Signature. A estrutura lateral de ambos é em alumínio. Já em termos de cores disponíveis, temos Peach Fuzz, Forest Grey e Nordic Wood no modelo de 2024, enquanto o novo possui disponibilidade nas cores PANTONE Carbon e PANTONE Martini Olive.

Qualidade da tela

A tela dos aparelhos mais avançados da Motorola traz uma qualidade impressionar os olhos, conquistando quem vê.
A tela dos aparelhos mais avançados da Motorola traz uma qualidade impressionar os olhos, conquistando quem vê.

As telas dos celulares da Motorola nos últimos anos tem sido muito elogiadas, e o Moto Signature eleva ainda mais o nível delas. O novo carro-chefe da marca traz um display Extreme AMOLED de 6.8 polegadas, resolução Super HD, taxa de atualização de 165Hz e pico de brilho de impressonantes 6.200 nits. Enquanto isso, o antecessor traz tela OLED de 6.7 polegadas com resolução Super HD e taxa de atualização menor de 144Hz. Além disso, o pico de brilho chega a "apenas" 2.800 nits, o que é mais que suficiente para enxergar o conteúdo no sol porém ainda assim possui metade da capacidade do novo modelo.

Performance e memórias

Esses aparelhos não trazem o processador mais potente de seus respectivos anos, porém ainda assim são muito competentes.
Esses aparelhos não trazem o processador mais potente de seus respectivos anos, porém ainda assim são muito competentes.

Para a alegria do povo, chipsets da Qualcomm se fazem presentes em ambos os aparelhos. O processador que equipa esses titãs possui propostas parecidas. Por mais que os aparelhos sejam os melhores dentro do portfólio da empresa, eles não oferecem o processador mais parrudo de seus respectivos anos de lançamento. O Edge 50 Ultra conta com o Snapdragon 8s Gen 3 (versão reduzida do 8 Gen 3), enquanto o Signature conta com o Snapdragon 8 Gen 5 (versão reduzida do 8 Elite Gen 5). Apesar disso ambos os celulares vão desempenhar muito bem em qualquer tipo de atividade, mesmo nas mais exigentes.

Quanto às capacidades de memória desses aparelhos, eles possuem opções com 512GB ou 1TB de armazenamento, além de excelentes 12GB ou 16GB de RAM para manter vários apps em multitarefa ao mesmo tempo sem precisar reabrí-los. Essas capacidades variam de acordo com o mercado, aqui no Brasil por exemplo o Edge 50 Ultra veio em opção única de 12GB/512GB, enquanto lá fora existe uma opção mais parruda dele com 16GB/1TB.

Câmeras

O Moto Signature conta com sensores mais atualizados que garantem resultados melhores nas fotos e vídeos que o antecessor.
O Moto Signature conta com sensores mais atualizados que garantem resultados melhores nas fotos e vídeos que o antecessor.

A maioria das pessoas costumam fechar a cara quando tocamos no assunto "câmeras de Motorola", porém esses dois aparelhos impressionam bastante no conjunto oferecido. Ambos fogem daquela padronização de ficar reciclando o sensor LYT-700C assim como costuma ser feito nos Edge intermediários.

Um conjunto versátil de sensores se faz presente em ambos os aparelhos, com o Edge 50 Ultra trazendo um sensor principal de 50MP, um ultrawide também com 50MP e por fim uma teleobjetiva com 64MP e 3x de aproximação. Já o Moto Signature conta com conjunto triplo de 50MP, sendo que o sensor principal é o LYT-828 (mesmo presente em tops chineses como Vivo X300 Pro e Oppo Find X9 Pro que são referência em fotografias). Quanto ao sensor frontal, temos 50MP para ambos com a presença de autofoco.

Bateria e carregamento

O Edge 50 Ultra conta com um incrível carregador de 125W de potência, que infelizmente não foi mantido no sucessor.
O Edge 50 Ultra conta com um incrível carregador de 125W de potência, que infelizmente não foi mantido no sucessor.

Esse quesito é marcado por upgrades de um lado e downgrades do outro. Enquanto o Edge 50 Ultra vem com bateria de 4.500mAh de capacidade e 125W de potência (que é capaz de levar o aparelho de 0 a 100 em apenas 25 minutos), o Signature conta com uma bateria maior de 5.200mAh de capacidade e 90W de potência de carregamento. Confesso que com os avanços cada vez maiores da tecnologia de silício-carbono em baterias, esperava que a Motorola pudesse colocar pelo menos 6.000mAh de capacidade no novo modelo, mas ainda assim é um upgrade considerável em comparação com o antecessor.

Sistema e atualizações

O Moto Signature é o primeiro celular da marca a contar com 7 anos de atualizações de sistema e correções de segurança.
O Moto Signature é o primeiro celular da marca a contar com 7 anos de atualizações de sistema e correções de segurança.

O Edge 50 Ultra foi lançado com o Android 14 de fábrica e possui apenas 3 atualizações de Android, ou seja, sua última atualização será para o Android 17. Enquanto isso, o Moto Signature foi lançado com o mais recente Android 16 e faz história ao ser o primeiro celular da marca a ficar em pé de igualmente com Samsung e Google e traz 7 anos de atualizações de sistema. Isso significa que seu celular ficará atualizado até o Android 23! Nada mal pra uma empresa que há menos de 5 anos atrás oferecia 1 ou 2 updates no máximo para seus dispositivos.

Recursos adicionais

Para aprimorar ainda mais a experiência, a Motorola lançou a Moto Pen Ultra para ser seu melhor amigo para anotações.
Para aprimorar ainda mais a experiência, a Motorola lançou a Moto Pen Ultra para ser seu melhor amigo para anotações.

Além de ser um aparelho com ótima ficha técnica, o Moto Signature possui um acessório que pode ser comprado à parte e ser utilizado junto com ele: a Moto Pen Ultra. É isso mesmo que você viu, enquanto a Samsung está cada vez mais querendo remover esse recurso de seus dispositivos, a Motorola decidiu lançar sua própria canetinha stylus. Ela é extremamente útil para pessoas que assinam documentos pelo telefone ou para fazer anotações e desenhos. Além disso, ele conta com proteções IP68 e IP69 contra água e poeira e a tela traz Gorilla Glass Victus 2.

Afinal, vale a pena trocar de uma geração para a outra?

O Moto Signature conta com upgrades interessantes que podem fazer valer a pena a troca, mas o preço ainda não colabora.
O Moto Signature conta com upgrades interessantes que podem fazer valer a pena a troca, mas o preço ainda não colabora.

O Moto Signature é um aparelho muito interessante que traz uma bateria de maior capacidade, maior suporte de atualizações, um conjunto de câmeras mais moderno e uma tela AMOLED lindíssima com pico de brilho absurdo de 6.200 nits e uma taxa de atualização impressionante de 165Hz para garantir uma maior fluidez pela interface.

Apesar disso, o seu valor aqui no Brasil não será nada barato (pegando como base que lá na Europa ele foi lançado por £ 899, que na conversão direta sai a R$ 6.519, não espere que esse modelo chegue aqui por menos de R$ 7.000). Sendo assim, não vale a pena pegá-lo logo de imediato, mantenha o seu Edge 50 Ultra com você e aguarde o Signature chegar em um valor que seja mais justo pelo que ele entrega.