A Xiaomi lançou o POCO F5 5G, sua nova aposta para o segmento dos intermediários premium. Mas será que vale a pena para quem possui o modelo da geração passada (POCO F4 GT) investir no aparelho da nova geração, ou é mais vantajoso manter no modelo anterior? Vamos conferir neste comparativo completo preparado pelo Oficina da Net.

POCO F4 GT 5G vs POCO F5 5G, qual o melhor?

Qual dos smartphones vale mais a pena e é mais indicado para você? Para descobrir, comparamos a ficha técnica completa dos dois intermediários nos quesitos Design e construção, Tela, Processamento e Memórias, Câmeras, Sistema Operacional e Tempo de Suporte, Recursos Adicionais, Bateria e Preços. Confira o nosso comparativo!

ÍNDICE

Design e Construção

Vamos começar analisando o aspecto visual desses dois produtos. Em relação ao acabamento, temos diferentes materiais de construção entre os dispositivos. O POCO F5 possui acabamento traseiro em plástico assim como as suas laterais. Ele está disponível nas cores Branco, Verde e Preto.

No quesito Construção o POCO F4 GT leva vantagem por trazer acabamento mais premium em vidro
No quesito Construção o POCO F4 GT leva vantagem por trazer acabamento mais premium em vidro

Já o POCO F4 GT possui acabamento mais premium de vidro na traseira e estrutura de alumínio nas laterais. Além das cores cinza e preto mais discretas, ele também tem uma opção com uma cor Amarela que dá um apelo bem gamer ao aparelho, que pode atrair os usuários que curtem uma cor mais chamativa. O design não é algo relevante na hora da avaliação, tendo em vista que varia de acordo com as preferências de cada usuário.

Tela

No comparativo entre as telas desses dois dispositivos, vamos começar pelo POCO F4 GT. Ele conta com um display AMOLED de 6,67 polegadas com resolução Full HD+ e que possui 1 bilhão de cores. Ele oferece uma taxa de atualização variável de 120 Hz para maior fluidez na interface. Enquanto isso, o POCO F5 conta com painel bem parecido com o irmão, porém ele possui uma tela com maior pico de brilho e com 68 bilhões de cores.

A tela do POCO F5 é mais brilhosa e entrega uma gama maior de cores
A tela do POCO F5 é mais brilhosa e entrega uma gama maior de cores

Processamento e Memórias

O processador do modelo mais novo aparenta ser bem fraco frente ao POCO F4 GT, porém nos nossos testes do Roda Liso ele se mostrou bem poderoso. Temos um Snapdragon 8 Gen 1 no POCO F4 GT contra um Snapdragon 7+ Gen 2 no POCO F5. Nós tivemos a oportunidade de testar ambos os dispositivos em jogos no canal Roda Liso. Infelizmente o POCO F4 GT não se saiu tão bem para um processador que foi feito para entregar alta performance. Já o POCO F5 nos surpreendeu ao entregar performance mais consistente que muitos aparelhos testados com Snapdragon da linha 800. Confira os testes abaixo:

Vídeo incorporado do YouTube

Agora analisando as capacidades de memória destes produtos, ambos contam com opções de 8GB ou 12GB de RAM, e opções com 256GB de armazenamento interno. Porém no caso do modelo antecessor temos uma variante mais modesta com 128GB de armazenamento interno enquanto que no modelo atual há apenas versões com 256GB de armazenamento interno. Escolha com sabedoria, pois nenhum deles conta com suporte a expansão através de cartão microSD.

Câmeras

Um ponto em que há bastante semelhança entre esses dois aparelhos são nas suas câmeras. Em ambos os dispositivos contamos com um conjunto triplo. Sendo um sensor principal de 64MP, um sensor ultrawide de 8MP com autofoco para fazer fotos macro e um sensor de apenas 2MP para fotos de objetos mais próximos (modo macro). Já na câmera selfie o F4 GT possui 20MP contra 16MP do modelo mais recente.

POCO F4 GT

POCO F5

Ultrawide
Ultrawide
Ultrawide
Ultrawide
Noturna
Noturna
Noturna
Selfie
Selfie noturna
Selfie
Selfie
Selfie
Selfie

Como podemos ver nos exemplos acima, ambos os aparelhos entregam resultados muito parecidos. É importante frisar que por se tratar de dispositivos custo-benefício, não podemos esperar que as câmeras ofereçam qualidade fotográfica de um flagship legítimo. Entretanto são câmeras honestas e que podem satisfazer a maioria dos usuários.

Bateria

O POCO F5 possui uma bateria com bem mais capacidade típica que o seu irmão. Ele vem equipado com uma célula com 5.000 mAh de capacidade típica, enquanto o seu concorrente conta com uma bateria de 4.700 mAh de capacidade. Além disso, o lançamento teve um pequeno downgrade na potência do carregador. Ele vem com suporte a carregador de "apenas" 67W já incluso na caixa contra incríveis 120W do rival (também já incluso na caixa).

Em nossos testes padronizados de bateria, o POCO F5 se saiu muito bem. Ele conseguiu completar com sucesso a nossa bateria de testes de 7h45min e ainda tinha 18% restantes. Já o POCO F4 GT infelizmente não obteve o mesmo resultado. Com 7h30min de autonomia, ele não conseguiu completar o teste e descarregou antes.
O POCO F5 se saiu muito bem na nossa bateria de testes, o Snap 7+ Gen 2 se mostrou muito eficiente
O POCO F5 se saiu muito bem na nossa bateria de testes, o Snap 7+ Gen 2 se mostrou muito eficiente
Quando o assunto é carregamento o jogo vira. O POCO F4 GT foi consideravelmente mais veloz e levou apenas 20min para carregar de 0 a 100%. Já o modelo mais novo levou 30min a mais para ser carregado por completo.
O POCO F4 GT por outro lado vence no carregamento, carrega de 0 a 100 em apenas 20 minutos
O POCO F4 GT por outro lado vence no carregamento, carrega de 0 a 100 em apenas 20 minutos

Sistema Operacional e Tempo de Suporte

Em relação ao Sistema Operacional, o modelo mais recente vem com o Android 13 de fábrica. Já o F4 GT foi lançado com o Android 12. Isso significa que você terá uma maior longevidade e suporte no irmão mais novo.

Modelo mais novo veio com Android mais atual de fábrica
Modelo mais novo veio com Android mais atual de fábrica

A Xiaomi promete até dois anos de grandes atualizações do Sistema Operacional do robozinho e três anos de atualizações de segurança. Isso significa que no modelo mais novo você terá uma vida útil maior e conseguirá usufruir de novos recursos até o Android 15. Já o anterior deve parar no Android 14.

Recursos Adicionais

Os dois contam também com suporte ao Wi-Fi de 6ª Geração e NFC para pagamentos por aproximação. Além disso, a biometria de ambos os aparelhos fica na lateral junto ao botão power. Infelizmente nenhum deles se destaca por finalmente trazer proteção IP para proteção contra água e poeira.

O POCO F4 GT possui gatilhos extras para aumentar a imersividade nos jogos
O POCO F4 GT possui gatilhos extras para aumentar a imersividade nos jogos

Um diferencial que está presente em ambos e que a Xiaomi tem trazido nos seus aparelhos e poucas marcas colocam em seus produtos é o sensor infravermelho para controlar TVs ou outros dispositivos inteligentes com o celular. Um ponto interessente a se destacar no POCO F4 GT é a presença de botões laterais configuráveis, para maximizar a experiência em games.

Mas afinal, qual aparelho vence esse duelo?!

Depende muito das suas prioridades. Independente da opção que você escolher, será uma excelente escolha. Se seu foco for um carregamento mais rápido e gatilhos que favoreçam a experiência nos games seja importante para o seu uso, o POCO F4 GT será uma ótima pedida para você! Já se seu foco for um aparelho com maior duração de bateria, desempenho superior e tela mais brilhante, o POCO F5 é o que você precisa!

Xiaomi POCO F4 GT
8.5
Prós
  • Câmeras consistentes;
  • Botões extras são ótimos para jogar;
Contras
  • Baixa autonomia de bateria;
  • Poderia ter performance melhor em jogos.
Xiaomi POCO F5
8.8
Prós
  • Hardware e Performance
  • Bateria duradoura
  • Tela fluída
  • Câmeras melhoraram
Contras
  • Construção toda em plástico
  • Inconsistência no conjunto de câmeras
Comparativo: POCO F5 vs POCO F4 GT
Comparativo: POCO F5 vs POCO F4 GT