Comparativo Moto G5S vs Alcatel A7, qual dos dois é melhor?

Testamos dois smartphones que brigam pelo mesmo público, e o vencedor deste comparativo você vê agora.

Por | @nmuller99 Comparativos de smartphones

A Alcatel vem conquistando um bom espaço no mercado brasileiro, principalmente em smartphones de entrada, um território dominado pela Motorola . Nós recentemente publicamos o review do Alcatel A7 , que pecou pelo processador mas se saiu bem em diversos outros quesitos.

O comparativo vai classificar os itens por design (construção, estética, durabilidade) e hardware (performance, câmera, bateria, tela). Os smartphones têm praticamente o mesmo software, portanto, não será necessário competir entre eles. Com base nestes critérios é que vamos definir qual smartphone é o melhor.

Design

No design, eles diferem em praticamente em tudo. O Moto G5s é construído em metal e vidro, enquanto o A7 feito em plástico e vidro. Ambos contam com protuberância no sensor da câmera traseira, mas o G5s muito maior, o que certamente é um ponto negativo. O smartphone vibra demais quando apoiado sobre a mesa, é uma pequena área de contato.

As dimensões dos aparelhos também são diferentes, o G5s é menor e mais leve que o A7. As medidas dos aparelhos são:

Medidas do Alcatel A7 e do Motorola Moto G5sMedidas do Alcatel A7 e do Motorola Moto G5s

Este não é um valor a ser considerado na pontuação, afinal tamanho de tela, tamanho de smartphone é gosto pessoal, não cabe a mim julgar o que é melhor para o seu gosto. Essas informações servem apenas para que você entenda a diferença entre eles e talvez diferencie um do outro.

Veja também: Comparativo do Moto G5s e Moto G5s Plus

O fator construção e durabilidade o ponto vai para o G5s, é difícil um smartphone feito de plástico competir com um de metal. Como mencionei acima, assim como o tamanho do aparelho, a beleza é subjetiva e deixo para vocês, nos comentários, se digladiarem por qual aparelho é mais bonito.

Comparativo Moto G5s vs Alcatel A7Comparativo Moto G5s vs Alcatel A7

Mas no geral, em termos de construção e durabilidade o G5s leva plena vantagem.

Hardware

No hardware, vamos comparar os seguintes quesitos: performance, câmera, bateria, tela.

A começar pelos processadores, o G5s contando com o Snapdragon 430, com 2GB de memória RAM. O A7, MediaTek MT6750, com 4GB. Os dois processadores contam com 8 núcleos.

Preço R$ 782,21
Marca Motorola Alcatel
Processador Qualcomm Snapdragon 430 MediaTek MT6750
GPU Adreno 505 Mali-T860MP2
Câmera Frontal 5 MP 8 MP
Câmera Traseira 16 MP 16 MP
Vídeo Full HD - 30 fps Full HD - 30 fps
Memória RAM 2 GB 4 GB
Display - Tamanho 5,2" 5,5"
Display - Tecnologia IPS IPS
Display - Proteção Corning Gorilla Glass 3
Display - Resolução 1920 x 1080 1920 x 1080
Armazenamento Interno 32 GB 32 GB
Armazenamento Extra 128 GB 128 GB
Sistema operacional Android 7.1.1 Android 7.1.1
Bateria 3000 mAh 4000 mAh
AnTuTu 45791 44424
Peso 157 g 164 g
3G
4G
Bluetooth
GPS
NFC
Wi-Fi
DLNA
Rádio FM
TV Digital
Acelerômetro
Bússola
Flash
Giroscópio
Sensor de proximidade
Vibração
Viva Voz
Sensor de impressão digital
Detecção facial
Barômetro

Performance

Em nossos testes de performance, o G5s saiu mínima coisa melhor, no AnTuTu, foram menos de 1000 pontos de diferença, no Geekbench, foi o resultado do single-core (tarefas utilizando apenas um núcleo do processador), o G5s ficou na frente com 634 pontos, contra 602. Já no multi-core, o A7 levou a melhor com 2596 contra 2271 do G5s.

Comparativo de performance do AnTuTu - Moto G5s vs Alcatel A7Comparativo de performance do AnTuTu - Moto G5s vs Alcatel A7

Em termos de uso cotidiano, os dois são equiparados, e certamente não haverá diferença entre eles nos aplicativos de redes sociais, internet e jogos.

Os dois smartphones ficam empatados no quesito performance, a diferença entre eles é insignificante perante as tarefas do cotidiano.

Câmeras

Sabemos que número de megapixels não quer dizer muito sobre a qualidade de uma câmera. Os dois smartphones contam com 16MP no sensor traseiro, já na frontal com 8MP do A7 e 5MP no G5s. Em ambas as câmeras, fizemos os testes utilizando o HDR ativo, em modo automático. Nas fotos onde não havia luz alguma, foi realizada com o flash do próprio smartphone, e posicionados os smartphones, sob um tripé.

Foto 1: Estúdio, luz artificial com boa iluminação

Foto 1: Estúdio, luz artificial com boa iluminaçãoFoto 1: Estúdio, luz artificial com boa iluminação

Nessa foto foi possível notar que o A7 tem mais luz entrando, até variando as cores. Repare no verde e vermelho das caixas, a cor no G5s é a mais próxima da realidade. Abaixo a mesma imagem com 100% do tamanho, mostrando o detalhe de nitidez da foto.

Foto 1: Estúdio, luz artificial com boa iluminação - 100%Foto 1: Estúdio, luz artificial com boa iluminação - 100%

Podemos claramente notar que a foto feita com o G5s é mais nítida.

Foto 2: Estúdio, luz natural do ambiente externo (porta), sem iluminação artificial, baixa condição de luz

Foto 2: Estúdio, luz natural do ambiente externo (porta), sem iluminação artificial, baixa condição de luzFoto 2: Estúdio, luz natural do ambiente externo (porta), sem iluminação artificial, baixa condição de luz

Em baixas condições de luz, podemos notar que o A7 se mostrou melhor, tornando a imagem mais nítida. As fotos foram feitas em modo automático. Abaixo a foto 100%.

Foto 2: Estúdio, luz natural do ambiente externo (porta), sem iluminação artificial, baixa condição de luz - 100%Foto 2: Estúdio, luz natural do ambiente externo (porta), sem iluminação artificial, baixa condição de luz - 100%

Podemos notar que a foto ficou muito borrada no G5s.

Foto 3: Sem luz, usando flash do smartphone

Foto 3: Sem luz, usando flash do smartphoneFoto 3: Sem luz, usando flash do smartphone

Nesta imagem, podemos ver a diferença de cores, o flash do G5s é mais amarelado. As cores permanecem melhores no G5s, mas em termos de nitidez, foto 100% abaixo:

Foto 3: Sem luz, usando flash do smartphone - 100%Foto 3: Sem luz, usando flash do smartphone - 100%

Podemos notar que usando o flash, o A7 se manteve um pouco mais nítido.

Selfies

Fiz uma selfie contra a luz justamente para comparar qual das câmeras conseguiria estourar menos o fundo, mantendo a nitidez na face. E a câmera frontal do G5s foi muito superior, nitidez, cores e controle melhor da exposição de imagem.

Comparativo de Selfie entre os smartphones A7 e G5sComparativo de Selfie entre os smartphones A7 e G5s

Nos testes que realizamos, foi possível notar que a imagem feita pela câmera do Alcatel A7 é mais exposta, entra mais luz, o que às vezes é melhor, mas nem sempre. Essa exposição maior, tornou cores não tão vivas e mais reais como as fotos do G5s. Em baixas condições de luz, podemos claramente ver predominância de nitidez pelo A7. Agora em luz moderada a forte, o G5s se sai melhor nas fotos.

Pelas cores mais vivas, o G5s leva a melhor sobre o A7. As fotos do A7 são mais nítidas em baixas condições de luz, mas não quer dizer que a imagem é realmente boa. Ambas as câmeras em baixa luz falham, portanto, eu escolho a câmera da Motorola no comparativo.

Galeria do comparativo de fotos: 

Também: Link das fotos originais

Bateria

Nos reviews que fizemos dos dois aparelhos, podemos constatar que apesar da bateria do A7 ser 25% maior, os dois smartphones atingiram cerca de 5 a 5:30 horas de tela ligada, durando aproximadamente 1 dia ligado em uso intenso.

Esse é o reflexo do uso MediaTek que é comprovado maior consumo de energia, além da tela do A7 ser um pouco maior. Nesse quesito, por mais que a bateria do A7 seja maior, o tempo de vida dos telefones é o mesmo, portanto, empate técnico.

Tela

As telas dos smartphones são de tecnologia IPS, 5,2 polegadas, tem densidade de pixels de 424 ppi e conta com proteção Gorilla Glass 3, no G5s. Já no A7, 5,5 polegadas, densidade de 401 ppi e não tem proteção Gorilla Glass, mas vem junto na caixa uma película de acrílico pronta para o uso. A diferença de qualidade entre elas não é muita, mas o brilho do G5s é superior. As cores do A7 tende a ser pouco mais vivas.

As cores e intensidade de brilho são fatores fundamentais. O tamanho de tela, é subjetivo. Têm pessoas que preferem telas menores, outras maiores, portanto, cabe a você decidir o que é melhor.

Veredicto

Nos quesitos avaliados, o Motorola foi melhor no design, em especial na construção e durabilidade. Também superou o seu rival quando o assunto é foto. Um smartphone é maior que o outro, cabe ao usuário decidir pelo seu gosto pessoal.

Em termos de features, contamos com sensor de impressões digitais posicionado na face frontal do aparelho no G5s, local preferido pela grande maioria dos usuários, e também a minha.

No Motorola contamos com os gestos que ajudam no dia a dia, e o sensor de impressões digitais também possui sistema de gestos. No A7, temos a feature de duplicar aplicativos e usar contas diferentes ao mesmo tempo.

Na análise apresentada, indico o Moto G5s como melhor escolha entre os dois. O A7 ainda não teve confirmação se vai receber Android Oreo, o G5s está na lista.

Os aparelhos custam praticamente a mesma coisa. Nesta competição, o G5s ainda é mais barato, custando atualmente R$ 720.

Opções de compra:

 

Mais sobre: smartphones comparativos Alcatel
Share Tweet
Comentários