Hoje é segunda-feira, 27 de outubro de 2025, e mais uma noite de Lua Nova, ou seja, nossa vizinha segue "apagada" lá em cima, mas já começa a dar os primeiros sinais para a mudança de fase. Já dá para ver um discreto, mas bonito risco da Lua, parecendo que o "céu está sorrindo". A tendência é que a o brilho dela comeceaumente, especialmente por que nos aproximamos da próxima fase: a Crescente que começa na quarta (29).
O que está diferente por causa da Lua Nova?
A Lua fora do céu marca também as famosas marés de sizígia, aquelas que sobem e descem num vaivém bem exagerado, moradores de cidades litorâneas e pescadores sentem no dia a dia. Animais noturnos aproveitam para ficar ainda mais ativos, já que o ambiente escuro facilita caça, deslocamentos e até reprodução.
E, sim, até plantas e insetos mudam seu ritmo: estudos mostram que sementes germinam em maior quantidade neste período e alguns bichos mudam completamente seus padrões de atividade.
Calendário lunar de outubro de 2025
O ciclo lunar dura, em média, 29,5 dias, passando pelas fases Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Segundo o INMET, essas são as datas de cada fase para o mês de outubro:
- 🌕 Lua Cheia: começou em 7 de outubro, às 00h47 ✅
- 🌗 Lua Minguante: começou em 13 de outubro, às 15h12 ✅
- 🌑 Lua Nova: começou em 21 de outubro, às 9h25 ✅
- 🌒 Lua Crescente: inicia em 29 de outubro , às 13h20
Astronomia: por que a Lua Nova é especial?
Mesmo "sumida", a Lua serve de referência para muita coisa: agricultores aproveitam para recomeçar ciclos de plantio, pescadores observam comportamento de peixes e até pesquisadores sincronizam experimentos científicos para esse período escuro, que favorece observação de fenômenos distantes.
Quantas fases a Lua tem?
O ciclo lunar (ou lunação) conta com quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, cada uma com cerca de sete dias de duração. Além dessas principais, há também as interfases, que mostram diferentes porções iluminadas dependendo da posição do satélite em relação à Terra e ao Sol.
Ao todo, a Lua tem oito fases observáveis:
- Lua nova
- Lua crescente
- Quarto crescente
- Crescente gibosa
- Lua cheia
- Minguante gibosa
- Quarto minguante
- Lua minguante
Curiosidade do dia 🤔
Você sabia que, durante a Lua Nova, telescópios espaciais e observatórios pelo planeta todo agendam estudos de objetos tênues e distantes, como galáxias anãs e nebulosas? Isso só é possível porque as noites ficam bem mais escuras, permitindo "ver mais longe" no universo.
Próximos fenômenos astronômicos:
- Lua Crescente: já volta na quarta-feira, 29/10
- Chuva de meteoros Orionidas: ainda pode ser vista, especialmente durante as madrugadas.
- Saturno e Júpiter: ambos ficam em destaque ao leste, vale observar logo depois do pôr do Sol.
Fique de olho na próxima fase da Lua e nas novidades que trazemos todo dia para quem ama astronomia e o céu noturno!
👉 Aproveite e fique por dentro de outros conteúdos que criamos aqui no Oficina da Net. Veja a lista completa com os lançamentos da Netflix, HBO Max, Prime Video e Disney Plus durante essa semana. Confira também os jogos que vão lançar durante essa semana.






