Detritos espaciais fizeram um show de luzes no céu do norte da California, EUA. Ao entraram na atmosfera da Terra, os objetos pegaram fogo, segundo Jennifer McDermott do site Associated Press. De acordo com as informações da matéria, Jaime Hernandez visualizou raios de luz brilhantes no céu enquanto estava comemorando o Dia de São Patricio com os amigos na King Cong Brewing Company em Sacramento.

Jaime ficou intrigado com as luzes e pegou o telefone para gravar o vídeo. O perfil da cervejaria no Instagram publicou o vídeo de Jaime dizendo:

Fogos de artifício malucos. Isto voou sobre a cervejaria esta noite. O que é que vocês acham? #OVNI.

Mesmo que seja tentador falar que os objetos passando pelo céu seriam alienígenas ou "objetos viadores não identificados" (OVNI), há uma explicação exata para isso. De acordo com especialistas, as faixas de luz eram pedaços de equipamentos de comunicação descartados pela Estação Espacial Internacional (ISS) que começaram a queimar ao entrar na atmosfera.

Respos de um satélite de comunicações (lixo espacial) aparecem no céu do norte da Califórnia. Fonte: NASA
Respos de um satélite de comunicações (lixo espacial) aparecem no céu do norte da Califórnia. Fonte: NASA

Em entrevista com o New York Times, Jonathan McDowell, astrofísico do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, disse:

O que você está vendo são alguns objetos realmente muito pequenos liberando muita energia, muito alto, viajando extremamente rápido.

O equipamento de comunicação citado acima tinha 310 Kg e chamava-se Inter-orbit Communication System-Exposed Facility. Ele foi transportado para a ISS em 2009. Entretanto, em 2017, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) desativou o satélite.

Com o tempo, a órbita do satélite ficou tão pequena que ele entrou na atmosfera e começou a se desfazer enquanto se deslocava a 27358Km/h. Isso costuma acontecer com frequência. Porém, as pessoas nem sempre percebem, pois os satélites geralmente caem no oceano.