Pesquisadores da Universidade de Stanford em parceria com cientistas da Universidade da Carolina do Norte criaram uma placa adesiva através de uma impressora 3D para utilizar na vacinação. De acordo com o estudo, esse método de aplicação de vacina proporciona uma proteção maior comparado à típica vacinação com seringas.

A grande diferença da nova técnica é o fato de que a vacinação ocorre diretamente na pele, órgão onde há diversas células do sistema imunológico presente. Como as vacinas funcionam justamente devido a reação das células de defesa do corpo, a eficiência da utilização de uma placa adesiva é alta.

Eficiência na resposta imunológica do corpo chega a ser 10 vezes maior

Segundo os pesquisadores, a resposta do sistema imunológico à vacina aplicada através da placa adesiva impressa em 3D chegou a ser 10 vezes maior comparado ao método que utiliza seringa. Os testes foram realizados em animais e foram publicados pela equipe de cientistas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Como funciona

Através da utilização de microagulhas impressas em 3D em uma placa feita de polímero, a vacina é aplicada na pessoa. O autor principal do estudo, Joseph M. DeSimone, professor de medicina translacional e engenharia química na Universidade de Stanford, diz:

"Uma das maiores lições que aprendemos durante a pandemia é que a inovação em ciência e tecnologia pode fazer ou quebrar uma resposta global. Felizmente, tivemos trabalhadores de biotecnologia e saúde empurrando o envelope para todos nós. Com o desenvolvimento dessa tecnologia, esperamos estabelecer a base para uma implantação global ainda mais rápida de vacinas, em doses menores, de forma livre de dor e ansiedade, proporcionando maior acesso às vacinas para todos."

Professor Joseph M. DeSimone. Fonte: stanford
Professor Joseph M. DeSimone. Fonte: Universidade de Stanford

Resultado

Os resultados dos testes publicados mostraram que a placa adesiva desenvolvida para aplicação de vacinas fez com que houvesse uma resposta significativa na atividade de células T e anticorpos específicos para o antígeno. Este novo método de vacinação causou uma reação no sistema imune 50 vezes maior do que uma injeção subcutânea aplicada sob a pele. Devido a reação do corpo ser mais intensa com o novo método de aplicação, o ideal seria utilizar uma dose menor da vacina para garantir uma resposta imunológica semelhante a uma vacina aplicada com agulha e seringa.

Esquema comparando os dois métodos de vacinação (injeção com seringas e injeção com placas adesivas). Fonte: Universidade de Stanford
Esquema comparando os dois métodos de vacinação (injeção com seringas e injeção com placas adesivas). Fonte: Universidade de Stanford

Vacinação através da impressão 3D de estruturas permitirá desenvolver diferentes placas adesivas para diferentes vacinas

Devido às inúmeras possibilidades que surgem ao utilizar a impressão 3D como meio de criação de estruturas, as microagulhas podem ser facilmente personalizadas para desenvolver diferentes placas adesivas para vacinas como, por exemplo, da gripe, hepatite ou mesmo da COVID-19.

Vantagens da vacinação através de uma placa adesiva

Como estamos ainda em situação de pandemia de COVID-19, uma placa adesiva para vacinação facilitaria a aplicação de vacinas por praticamente qualquer pessoa sem a necessidade de sair de casa. Além disso, como a dose é menor do que a utilizada na aplicação feita através de uma seringa com agulha, haverá um número maior de vacinações com a mesma quantidade do líquido.

Há também o fato de que um ambiente de clínica ou hospitalar são locais considerados de risco devido a circulação de pessoas potencialmente infectadas por algum microorganismo. Com a utilização da placa adesiva para a vacinação, as pessoas não precisarão se deslocar até uma unidade de saúde para este fim. Além disso, as microagulhas que contém as vacinas não precisam de manuseio especial, permitindo uma facilidade maior para o transporte delas pelo mundo.