Reciclar plástico não é novidade e já é algo comum atualmente. Entretanto, os processos que são utilizados atualmente não tornam a reciclagem deste material economicamente vantajoso, pois o material resultante possui uma qualidade inferior e não tem muitas utilidades. Pensando neste problema, uma equipe de cientistas liderada pelo U.S. Department of Energy's Ames Laboratory desenvolveu um catalizador capaz de processar plásticos de poliolefina, como polietileno e polipropileno, compostos amplamente utilizados em sacos plásticos, caixas de leite, frascos de xampu, brinquedos e embalagens para alimentos.

O processo de reciclagem de plástico utilizando o novo catalizador consegue produzir componentes uniformes e de alta qualidade que podem ser utilizados na produção de combustíveis, solventes e óleos lubrificantes, produtos que possuem um alto valor agregado. O pesquisador do Ames Laboratory, Aaron Sadow, diz:

"Demos um grande passo em frente com este trabalho. Nossa hipótese é que poderíamos tomar emprestado da natureza e imitar os processos pelos quais as enzimas separam macromoléculas como proteínas e celulose com precisão. Conseguimos fazer isso e estamos ansiosos para otimizar e desenvolver esse processo ainda mais."

Como o novo processo de reciclagem do plástico funciona

Para realizar esta nova técnica de reciclagem é preciso utilizar uma tecnologia que envolve nanopartículas de sílica mesoporosa. Estas partículas possuem como núcleo a platina com sítios catalíticos, cercados por vários canais de sílica. Através deste composto, é possível agarrar as cadeias de polímero mais longas e transformá-las em partes mais curtas, uniformes e com boa consistência.

O cientista Wenyu Huang, do Ames Lab, diz:

"Este tipo de processo de catálise controlada nunca foi projetado com base em materiais inorgânicos. Fomos capazes de mostrar que o processo catalítico é capaz de realizar várias etapas de desconstrução idênticas na mesma molécula antes de liberá-la."

Para acessar o artigo da pesquisa sobre o novo catalizador de plásticos, acesse aqui.

O que achou desta nova tecnologia de reciclagem de plásticos? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!