Pesquisadores conseguem conectar os mais inusitados hábitos cotidianos com análises mais profundas sobre a sociedade e também sobre o aspecto psicológico de cada um. Nossos costumes e padrões de uso de smartphones aparentemente podem nos mostrar cinco grandes traços de personalidade, de acordo com uma nova da Universidade de Princeton. O modelo chamado de Big Five, também conhecido como modelo OCEAN, não é exatamente algo novo, ele foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1980. É o sistema mais amplamente utilizado e bem estabelecido em psicologia para organizar traços de personalidade. A novidade aqui se trata na aplicação feita por esses estudiosos - em cima do nosso uso de smartphones.

Big Five:

Os pesquisadores de Princeton dizem que os dados coletados podem prever parcialmente quatro dessas características: abertura à experiência; conscienciosidade; extroversão; e estabilidade emocional. Porém, eles não podiam determinar com segurança a concordância.

Os dados foram coletados com base na comunicação e comportamento social dos usuários, consumo de música, uso de aplicativos, mobilidade, atividade geral do telefone e níveis de atividade diurna e noturna.

Alguns fluxos de dados foram mais úteis que outros. Por exemplo, ao prever o aspecto "amor à ordem e senso de dever" de nossa consciência, um fluxo de dados especialmente útil era o nível médio de bateria do telefone quando ele não estava em um cabo de carregamento.

"A precisão dessas previsões é semelhante à encontrada para previsões baseadas em pegadas digitais de plataformas de mídia social", escreveram os pesquisadores.

"[Isso] demonstra a possibilidade de obter informações sobre traços particulares de indivíduos a partir de padrões comportamentais coletados passivamente em seus smartphones".

Há importantes preocupações éticas:


A equipe de Princeton observou as óbvias preocupações éticas. "O presente trabalho serve como prenúncio dos benefícios e dos perigos apresentados pelo amplo uso de dados comportamentais obtidos a partir de smartphones", eles escreveram.

No lado positivo, eles listaram a capacidade de usar esses dados nos processos de recrutamento de pessoal, em vez de meras estimativas derivadas de questionários auto-relatados.

"Ao mesmo tempo, não devemos subestimar as possíveis consequências negativas da coleta de rotina, modelagem e comércio descontrolado de dados pessoais de smartphones", escreveram eles.

"As evidências crescentes sugerem que esses dados podem e estão sendo usados ​​para direcionamento psicológico para influenciar as ações das pessoas, incluindo decisões de compra e comportamentos potencialmente de voto, que estão relacionados a traços de personalidade".

Aplicações problemáticas:

Enquanto isso, uma startup australiana chamada de Predictive Hire pode dizer se um candidato é provável de mudar de emprego mais frequentemente do que um empregador pode gostar, com base unicamente em suas respostas às perguntas abertas de um chatbot.

"A linguagem que se usa ao responder a perguntas de entrevistas relacionadas ao julgamento situacional e ao comportamento passado é preditivo de sua probabilidade de mudar de emprego", escreveram os pesquisadores da empresa em um artigo publicado recentemente.

"A capacidade de inferir objetivamente a probabilidade de um candidato em busca de emprego apresenta oportunidades significativas, especialmente ao avaliar candidatos sem histórico de trabalho anterior", escreveram eles.

"Por outro lado, candidatos experientes que aparecem como candidatos a emprego, baseados apenas em seu currículo, podem indicar o contrário."

A empresa disse que encontrou uma "correlação positiva" entre a probabilidade de um candidato mudar de emprego e o traço de personalidade "abertura à experiência" no modelo HEXACO, uma alternativa ao modelo OCEAN que adiciona um sexto traço chamado "honestidade e humildade".

Dados absorvem os problemas sociais:

O big data é uma ideologia perigosa para ser aplicada dessa maneira e é baseada na fé. Ele prevê um mundo livre de preconceitos humanos, onde a correlação livre de teoria é tão boa quanto a causalidade, se você tiver dados suficientes.

Em vez de remover preconceitos, algoritmos não examinados geralmente aprendem preconceitos de gênero e raciais a partir de nossa própria linguagem preconceituosa ou replicam os preconceitos do mundo real, como nos sistemas de previsão de crimes racistas.

E enquanto potenciais vieses estão começando a chamar atenção, essa não é a história toda. A contratação algorítmica é uma questão de direitos trabalhistas. De acordo com Nathan Newman, professor adjunto da Faculdade de Justiça Criminal John Jay, o big data está sendo usado para reduzir os salários dos trabalhadores.

"A análise de dados está cada vez mais ajudando a diminuir os salários nas empresas, começando no processo de contratação, onde os testes de personalidade pré-contratados ajudam os empregadores a separar os funcionários que agitam por salários mais altos e organizam ou apóiam os movimentos sindicais em suas empresas", escreveu ele em uma lei de 2017 papel.

"Com o big data, a melhor maneira de derrotar um desejo de organizar um sindicato no local de trabalho de uma empresa é nunca contratar pessoas dispostas a enfrentar seu empregador em primeiro lugar".

Essa "vigilância algorítmica" também pode permitir que os empregadores "avaliem quais funcionários têm maior probabilidade de sair e, assim, limitem os aumentos salariais em grande parte a eles".