Rocket Lab, concorrente da SpaceX, anuncia falha e perda de foguete e de carga de satélites

A empresa aeroespacial americana realizou um lançamento nesse último sábado que levaria satélites de múltiplas empresas parceiras à órbita terrestre.

Foguete da Rocket Lab - imagem: Divulgação
Foguete da Rocket Lab - imagem: Divulgação

Neste último sábado (4 de julho) ocorreu um lançamento de satélites em direção à órbita terrestre por parte da empresa americana Rocket Lab, uma concorrente da SpaceX no setor aeroespacial. O lançamento foi transmitido ao vivo via web e algo fora do planejado aconteceu, o sinal de vídeo do foguete Electron foi perdido, o que então se tornou o primeiro sinal de que havia acontecido alguma falha na missão.
Inicialmente a decolagem havia sido um sucesso, mas após seis minutos houve esse corte na transmissão de vídeo. Não demorou muito para a Rocket Lab anunciar que tanto o foguete quanto os satélites que ele carregava haviam sido perdidos, marcando a primeira missão mal sucedida da empresa. As causas dessa falha são desconhecidas, mas estima-se que havia algum tipo de avaria não identificada no foguete.
O CEO da Rocket Lab, Peter Beck, veio em comunicado oficial pedir desculpas a seus parceiros Canon Electronics, Planet, Spaceflight Inc e In-Space Missions que possuíam carga no foguete Electron da Rocket Lab.


"Sabemos que muitas pessoas deixaram o coração e a alma nesta missão. A anomalia de hoje é um lembrete de que o lançamento espacial é impiedoso, mas vamos identificar o problema, corrigi-lo, e voltar à plataforma de lançamento o mais cedo possível"


,afirmou o CEO da companhia aeroespacial.


A carga carregada pelo Electron eram satélites de captação de imagens da Terra de múltiplos parceiros citados acima. A missão "Pics Or It Didn´t Happen" deveria levá-los à órbita terrestre com sucesso, mas acabou sendo a primeira dentre 12 missões bem sucedidas a falhar. A Rocket Lab somente havia registrado uma falha em sua primeira missão teste, todas as demais atingiram seus objetivos sem complicações. A empresa americana já colocou em órbita terrestre 53 aparelhos de múltiplas empresas, mas, conforme o próprio CEO, Peter Beck, disse, o lançamento espacial é impiedoso.

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

Starlink quer testar rede de internet via satélite, veja como participar
Tecnologia

Starlink quer testar rede de internet via satélite, veja como participar

Veja como participar dos testes do serviço de internet via satélite da Starlink, empresa de Elon Musk que tem seus projetos construídos pela SpaceX.

SpaceX lança 58 novos satélites Starlink e 3 da Planet
SpaceX

SpaceX lança 58 novos satélites Starlink e 3 da Planet

No sábado, 13 de junho, a SpaceX lançou com sucesso um novo e atualizado grupo de satélites Starlink para a órbita terrestre, além de 3 satélites fotográficos da Planet.

A história da SpaceX e como ela está revolucionando o universo
SpaceX

A história da SpaceX e como ela está revolucionando o universo

Já pensou em como seria a história da SpaceX, a mais promissora empresa de exploração espacial do universo? Vem que eu te conto tudo