Neste último sábado (4 de julho) ocorreu um lançamento de satélites em direção à órbita terrestre por parte da empresa americana Rocket Lab, uma concorrente da SpaceX no setor aeroespacial. O lançamento foi transmitido ao vivo via web e algo fora do planejado aconteceu, o sinal de vídeo do foguete Electron foi perdido, o que então se tornou o primeiro sinal de que havia acontecido alguma falha na missão.
Inicialmente a decolagem havia sido um sucesso, mas após seis minutos houve esse corte na transmissão de vídeo. Não demorou muito para a Rocket Lab anunciar que tanto o foguete quanto os satélites que ele carregava haviam sido perdidos, marcando a primeira missão mal sucedida da empresa. As causas dessa falha são desconhecidas, mas estima-se que havia algum tipo de avaria não identificada no foguete.
O CEO da Rocket Lab, Peter Beck, veio em comunicado oficial pedir desculpas a seus parceiros Canon Electronics, Planet, Spaceflight Inc e In-Space Missions que possuíam carga no foguete Electron da Rocket Lab.


"Sabemos que muitas pessoas deixaram o coração e a alma nesta missão. A anomalia de hoje é um lembrete de que o lançamento espacial é impiedoso, mas vamos identificar o problema, corrigi-lo, e voltar à plataforma de lançamento o mais cedo possível"


,afirmou o CEO da companhia aeroespacial.


A carga carregada pelo Electron eram satélites de captação de imagens da Terra de múltiplos parceiros citados acima. A missão "Pics Or It Didn´t Happen" deveria levá-los à órbita terrestre com sucesso, mas acabou sendo a primeira dentre 12 missões bem sucedidas a falhar. A Rocket Lab somente havia registrado uma falha em sua primeira missão teste, todas as demais atingiram seus objetivos sem complicações. A empresa americana já colocou em órbita terrestre 53 aparelhos de múltiplas empresas, mas, conforme o próprio CEO, Peter Beck, disse, o lançamento espacial é impiedoso.