"O foguete mais poderoso já construído" foi exibido pela Nasa no começo desta semana. O SLS - Sistema de Lançamento Espacial - foi projetado para levar astronautas americanos para a Lua em 2024. Na segunda-feira (9 de dezembro), Jim Bridenstine, administrador da agência espacial, enviou no Twitter da Nasa um vídeo mostrando um teste do tanque de combustível de hidrogênio líquido gigantesco do SLS. Esse tanque, mesmo em versão teste, foi capaz de aguentar "mais de 260% das cargas de voo esperadas em cinco horas antes que os engenheiros detectassem um ponto de flambagem", segundo declarou a Nasa.

Se trata de um projeto multibilionário, custando até o momento US$ 17 bilhões, ou aproximadamente R$ 70 bilhões. O SLS ainda ultrapassou o orçamento previsto e sofreu com inúmeros atrasos durante seu desenvolvimento. O primeiro voo de teste era para ter acontecido ainda neste ano de 2019, claramente impossível agora.

Entretanto, o investimento vale a pena. A Nasa afirma que o SLS é o único foguete que poderia levar a espaçonave especial Orion, astronautas e suprimentos de uma vez só para a Lua. Se trata de um foguete não apenas poderoso, mas também gigantesco. Para ele, foi necessário criar o maior suporte de teste da Nasa, com 67 metros de altura. O teste é "até agora o maior teste de falha controlado de um tanque pressurizado de um foguete da Nasa", de acordo com o engenheiro de teste, Mike Nichols.

"Estaremos pilotando o Sistema de Lançamento Espacial nas próximas décadas e a quebra do tanque de propulsão hoje nos ajudará a evoluir com segurança e eficiência o foguete SLS à medida que nossas missões desejadas evoluírem", afirmou Neil Otte, engenheiro chefe do SLS Stages Office do Marshall Space Flight Center.