Sempre surpreendente, a ciência continua nos revelando mais e mais coisas sobre o universo, e sobre nosso próprio planeta inclusive. Pesquisadores europeus agora encontraram um lugar na Terra que parece ter saído de filmes de ficção científica, um lugar completamente inóspito onde não existe vida. Sua localização é na Etiópia, mais especificamente nas fontes geotérmicas de Dallol.

Nem mesmo microrganismos são capazes de sobreviver na região de águas borbulhantes, superácidas e hipersalinas. "Após analisar mais amostras do que em estudos anteriores, com condições adequadas de controle para que a gente não as contaminasse, e usando metodologias bem calibradas, verificamos que não existe nenhuma vida microbial nesses lagos quentes, salgados e hiperácidos, e nem nos lagos adjacentes, que são ricos em magnésio", explica a líder do projeto de pesquisa, Purificación López Garcia.

"O que existe é uma grande quantidade de arqueas halófilas (um tipo primitivo de microrganismo) no deserto e nos canyons próximos ao local em que estão as fontes geotérmicas, mas nenhum foi encontrado nos lagos hiperácidos e hipersalinos mesmo com a intensa dispersão de microrganismos na área em decorrência da presença de humanos e do vento."

A pesquisa prova que existem lugares no nosso próprio planeta que impossibilitam a existência de vida, mesmo com a presença de água e outros diversos minerais. Assim, cientistas devem ter mais parâmetros para analisar a possibilidade de vida fora da Terra, já que o conjunto de fator para se existir vida é cada vez mais complexo. No nosso próprio planeta já encontramos um exemplo disso, e as fontes geotérmicas de Dallol certamente não é o único local com essas condições por aqui.

"Não esperamos encontrar formas de vida em ambientes semelhantes em outros planetas, pelo menos não com base em uma bioquímica semelhante a bioquímica terrestre", afirmou López Garcia.