A missão InSight Mars Lander da NASA detectou uma série de pulsos magnéticos estranhos, que ocorreram exatamente à meia-noite no horário de Marte. Os cientistas ainda não descobriram a fonte do estranho fenômeno natural, de acordo com o National Geographic. Provavelmente o motivo das pulsações estranhas levarão anos de pesquisa sobre o Planeta Vermelho.

Missão InSight da NASA em Marte

Marte pode ter um enorme reservatório de água líquida

Em 1997, a sonda Mars Global Surveyor da NASA descobriu que Marte já teve um campo magnético global como o da Terra, mas os cientistas acreditam que ele entrou em colapso há bilhões de anos atrás. Existem várias teorias sobre o porquê do colapso: uma das quais sugere que enormes asteróides bombardearam o Planeta Vermelho, causando a perda de seu campo magnético.

Mas as novas medições do magnetômetro da InSight colocou os cientistas em dúvida. A sonda descobriu que o campo magnético na superfície era 20 vezes mais forte do que o previsto. O campo magnético também tende a flutuar em força ou direção - e exatamente à meia-noite, trazendo ainda mais dúvidas para a equipe desta missão da NASA.

Além das pulsações estranhas, o InSight detectou uma estranha camada eletricamente condutora, com cerca de 4 km de profundidade abaixo da superfície marciana. Há uma pequena chance de a camada represente um enorme reservatório de água líquida - mas é muito cedo para afirmar certamente.