O vulcão Loki, o maior e mais poderoso da lua Io de Júpiter, entrará em erupção, segundo previsão da cientista Julie Rathbun, que explicou que Loki é tão brilhante no infravermelho que sua atividade vulcânica pode ser capturada com telescópios da Terra.

Com base em mais de 20 anos de observações, Loki - tão brilhante no infravermelho que podemos detectá-lo usando telescópios na Terra - acende periodicamente quando entra em erupção, em um cronograma relativamente regular.

Vulcao lunar jupiter loki
É possível ver o grande vulcão Loki na lua Io de Júpiter.

Em 2002, Rathbun publicou um artigo mostrando que o calendário tinha sido aproximadamente a cada 540 dias, durante os anos 90. Atualmente, parece ser aproximadamente a cada 475 dias.

Difícil de prever

Segundo a especialista, a atividade dos vulcões é muito difícil de prever, uma vez que muitos fatores podem influenciar uma erupção. Mas no caso de Loki, a doutora Rathbun acredita que seu comportamento pode ser mais previsível, devido ao seu tamanho grande, o que significa que os pequenos fatores que geralmente afetam vulcões menores não o afetam tanto. Loki tem 202 quilômetros de diâmetro, a maior depressão vulcânica da lua Io.

No entanto, a astrônoma lembra que, no início dos anos 2000, após o padrão com o qual suas erupções ocorreram, a atividade de Loki mudou, e o vulcão não voltou ao comportamento estável até por volta de 2013.

"Se esse comportamento permanecer o mesmo, Loki deve entrar em erupção em setembro de 2019. Prevemos corretamente que a última erupção ocorreria em maio de 2018", disse Rathbun na reunião conjunta do EPSC-DPS de 2019 em Genebra.