Chandrayaan-2: Nave espacial indiana entra na órbita da Lua

A missão espacial indiana Chandrayaan-2 chegou à órbita lunar com sucesso, e se prepara para o pouso. Na primeira tentativa, problemas técnicos impediram o lançamento.

Por Ciência Pular para comentários
Chandrayaan-2: Nave espacial indiana entra na órbita da Lua

A Índia está mais uma vez na órbita da lua. A inserção da Chandrayaan-2 na orbital lunar foi completada com sucesso na última segunda-feira (19 de agosto), de acordo com um comunicado da ISRO (Organização de Pesquisa Espacial Indiana), responsável por administrar a missão. A organização ainda informou que o procedimento foi bem-sucedido e a missão está a caminho de pousar seu módulo na Lua, no começo do próximo mês. 

A Chandrayaan-2 irá orbitar a Lua por duas semanas, enquanto o controle da missão ajusta sua órbita para aproximar o veículo da lua, e orientá-lo aos pólos. Perto do final deste período, a espaçonave se separará do lander, apelidado de Vikram, que também está carregando um rover chamado Pragyan.

Chandrayaan-2: Nave espacial indiana entra na órbita da Lua

O que quer que aconteça com a perigosa manobra de pouso, a sonda deve permanecer na órbita da lua por cerca de um ano. Segue-se uma antecessora, a primeira missão lunar da Índia, que carregou o instrumento responsável por confirmar a presença de gelo na lua em crateras profundas do pólo sul.

Foi essa descoberta em parte que inspirou a Índia a voltar à lua com a missão Chandrayaan-2. Se esta missão for bem-sucedida, o lander e o rover passarão um dia lunar (duas semanas terrestres) estudando o pólo sul da lua.

Se o pouso da Chandrayaan-2 for bem sucedido, a Índia se tornará a quarta nação a pousar com sucesso na Lua, além da União Soviética (Rússia), os EUA e a China. Um lander israelense tentou pousar na lua no início deste ano, mas caiu durante os momentos finais da descida.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias