Um asteroide de 340 metros, com poder de causar uma catástrofe global daqui 10 anos, segundo a NASA, tem preocupado muita gente. O denominado "God of Chaos" (Deus do Caos), se atingisse a Terra, causaria um impacto 15.000 vezes maior do que o da bomba de Hiroshima. A data marcada para a aproximação, segundo a Conferência de Defesa Planetária, é em 13 de abril de 2029, embora a probabilidade de isso acontecer de fato seja de uma em cem mil, e é por isso que dissemos para você relaxar.

Para que o Deus do Caos, com seus 338 metros, atingisse a Terra em 2029, seria necessário um desvio de rota, o que é bem provável que não aconteça.

 

Deus do Caos

O chamado asteroide 9942 Apophis (em homenagem ao deus egípcio do caos), o objeto foi descoberto pelos astrônomos do Observatório Nacional de Kitt Peak, em 2004. Sendo o primeiro asteroide a ser visto a olho nu na Terra, além de causar preocupação, ele serve como "uma grande oportunidade para a ciência estudar em detalhes", como disse Jillian Scudder, do Oberlin College and Conservatory. A Nasa também falou sobre a oportunidade de estudos, com a aproximação peculiar do objeto cósmico.

A aproximação do asteroide em 2029 será uma oportunidade incrível para a ciência", disse Marina Brozovic, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) em Pasadena, Califórnia, em um comunicado à imprensa"Vamos observar o asteroide com telescópios ópticos e de radar. Com observações de radar, poderemos ver detalhes da superfície".

Deus do Caos: Um Asteroide Potencialmente Perigoso

Desde sua descoberta, os especialistas vem fazendo simulações com reprodução de seus prováveis efeitos, e um possível colapso com a Terra, que ocorreria a uma velocidade de 19 km/s. A rocha, que se qualifica como um Asteroide Potencialmente Perigoso (PAA), cruzará o Oceano Índico próximo aos Estados Unidos.

Preocupação de Elon Musk

Pessoas de grande influência e integradas ao mundo espacial, como Elon Musk, fundador da SpaceX e Tesla, estão preocupadas não com este asteroide em questão, mas com a falta de defesa contra asteroides.

No Twitter, Musk escreveu: "Ótimo nome! Eu não me preocuparia com este em particular, mas uma grande rocha vai atingir a Terra eventualmente e atualmente não temos defesa."