Pesquisadores da NASA divulgaram a imagem mais detalhada que se tem do Universo até então. Ela é formada por uma montagem de mais de 7.500 imagens tiradas pelo telescópio Hubble ao longo de 16 anos juntas em um mosaico.

Ela mostra 265 mil galáxias com mais de 13,3 bilhões de anos, o que, segundo cientistas envolvidos no projeto "é o maior e o mais compreensível livro de história do universo". Para conseguir essas fotografias de boa qualidade, foram usados 31 programas diferentes que fizeram uso tanto de luz ultravioleta quanto de luz infravermelha.

Gill Illingworth, um dos cientistas que liderou a equipe que montou a imagem disse que ela "contém a história completa do crescimento das galáxias no universo". A ideia era montar um mosaico que sirva de ferramenta para outros astrônomos além da própria NASA. Illingworth ainda disse que "A expectativa é que essa pesquisa leve a uma compreensão ainda mais coerente, aprofundada e maior da evolução do universo nos próximos anos".

O mosaico completo e suas capturas individuais estão disponíveis por meio do Arquivo Mikulski para Telescópios Espaciais (MAST, em inglês), um banco de dados online de dados astronômicos do Hubble e outras missões da NASA.

No entanto, a foto inteira é extremamente pesada - um quarto de terabyte precisamente - então, é impossível baixa-la e abri-la usando programas padrões. Por isso a NASA publicou um vídeo em que é possível ter uma dimensão do que é essa foto.