O físico teórico Stephen Hawking (8 de janeiro de 1942 a 14 de março de 2018) foi um cientista britânico, professor e autor que realizou um trabalho inovador em física e cosmologia, e cujos livros ajudaram a tornar a ciência acessível a todos. Aos 21 anos, enquanto estudava cosmologia na Universidade de Cambridge, ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA). Parte de sua história de vida foi retratada no filme de 2014 A Teoria de Tudo.

Ao longo dos anos, Stephen Hawking escreveu ou co-escreveu um total de 15 livros. Alguns dos mais notáveis ​​incluindo 'Uma breve História do Tempo'.

Uma breve história de Stephen Hawking

Hawking passou anos procurando uma única teoria que descreve nosso Universo. E apesar da doença debilitante, ele foi um dos grandes divulgadores da ciência, transmitindo suas idéias para milhões de pessoas.

Linha do tempo de Stephen Hawking

08/01/1942 - Um jovem normal

Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 e cresceu em St. Albans, o mais velho dos quatro irmãos. Seu pai era um biólogo pesquisador, e sua mãe era uma secretária de pesquisa médica, por isso não era de surpreender que ele estivesse interessado em ciência.

Stephen ainda bebê, nos braços de seu pai Frank.

Como estudante, ele foi atraído pela física e pela matemática, pois acreditava que estas ciências ofereciam os insights mais fundamentais do mundo.

1965 - Stephen e Jane Wilde

Stephen cursou física de Oxford e logo depois começou seu doutorado em Cambridge. Mas sua vida mudou quando ele conheceu a sua futura esposa. Jane também era de St Albans, e era uma licenciada em línguas modernas. Ela conheceu Hawking em uma festa de Ano Novo, antes de seu diagnóstico. O casal decidiu se casar rapidamente, porque não sabiam quanto tempo Stephen teria de vida.

Stephen e Jane Wilde

Quando a saúde de Stephen se deteriorou, ele passou a andar com a ajuda de uma bengala. Jane, que era dois anos mais nova do que seu noivo, teve que pedir uma isenção especial de sua faculdade, pois os estudantes normalmente não podiam se casar.

1966 - Uma nova maneira de pensar sobre o mundo

Hawking escapou dos limites de sua deficiência. Quando ele começou a perder o movimento de seus membros, desenvolveu uma maneira de visualizar problemas em sua mente para chegar a uma solução, em vez de escrever equações.

Alguns de seus colegas sugeriram que esse modo de pensar levou as suas maiores descobertas. Hawking estava agora trabalhando em uma das idéias mais bizarras da ciência - os buracos negros. Uma previsão extrema da teoria geral da relatividade de Einstein, dizia que eles são criados quando estrelas enormes colapsam em tamanho zero e densidade infinita - conhecida como "singularidade".

1970 - Estudo dos buracos negros

O trabalho de Hawking em buracos negros ajudou a provar a ideia de um "Big Bang" no nascimento do Universo. Desenvolvida na década de 1940, a teoria do Big Bang ainda não foi aceita por todos os cosmologistas.
Roger Penrose e Stephen Hawking
Trabalhando com o matemático Roger Penrose, Hawking percebeu que buracos negros eram como o Big Bang ao contrário - e isso significava que a matemática que ele usara para descrever buracos negros também descrevia o Big Bang. Foi um momento chave para mostrar que o Big Bang realmente aconteceu. Enquanto seu corpo se deteriorava, a carreira de Hawking estava decolando.

1974 - As Leis Fundamentais da Física

Hawking percebeu que buracos negros poderiam ser uma maneira de explorar o Santo Graal da Física: uma teoria unificada, que combinava a relatividade geral com a mecânica quântica. Essas duas teorias poderosas, mas incompatíveis, descrevem o universo na escala cósmica e na escala subatômica, respectivamente.

Radiação Hawking

As tentativas de Hawking de combiná-las produziram um resultado surpreendente - que os buracos negros deveriam brilhar. Este efeito é agora conhecido como 'Radiação Hawking'. O trabalho cimentou sua reputação como um dos principais pensadores de sua geração. Em 1974, aos 32 anos, ele foi eleito como membro da Royal Society e uma das pessoas mais jovens a conquistar essa honra.

1979 - Herdeiro de Isaac Newton

Aos 35 anos, Hawking tornou-se professor Lucasiano de Matemática em Cambridge - um posto ocupado por alguns dos físicos mais importantes da Grã-Bretanha, incluindo Newton.

Universidade de Cambridge

Ele havia atingido o ápice da realização intelectual, apesar dos fatos que a esclerose lateral amiotrófica (ELA) devastara seu corpo, ele não podia mais andar ou se alimentar, usava uma cadeira de rodas elétrica para se locomover e arrastava sua fala, tanto que muitos se esforçavam para entendê-lo. No entanto, ele já havia sobrevivido às previsões de seus médicos por mais de dez anos.

1985 - Stephen perde a voz

Hawking foi internado no hospital em Genebra, com um ataque de pneumonia com risco de morte. Sua vida estava na balança. Os médicos só podiam salvar Stephen executando uma operação que lhe tirou a capacidade de falar. Agora, ele só podia se comunicar levantando as sobrancelhas.

Stephen Hawking com seu sintetizador de fala

Stephen ficou perturbado, mas mais uma vez ele se recusou a se entregar. Seus amigos o ajudaram a usar um sintetizador de fala de ponta, que lhe deu uma nova voz distinta. Um de seus primeiros pedidos, uma vez que ele dominou o sistema, foi que alguém deveria ajudá-lo a completar um novo livro em que ele estivera trabalhando.

1988 - Uma breve História do Tempo

A introdução de Hawking à cosmologia é um dos livros mais vendidos de todos os tempos. Hawking queria explicar seu trabalho ao público, e ganhar algum dinheiro para sustentar sua família, pois sua saúde declinava. Uma Breve História do Tempo foi best-seller por quatro anos.

Uma breve História do Tempo

Hawking acreditava que a razão de seu sucesso era dar às pessoas acesso a grandes questões filosóficas. O livro vendeu mais de nove milhões de cópias, e transformou Hawking em uma celebridade.

1995 - Stephen se casa pela segunda vez

Após 25 anos de casamento e três filhos, Stephen e Jane Hawking se divorciaram. Stephen se casou com sua enfermeira, Elaine Mason.

Stephen Hawking e Elaine Mason.
Stephen Hawking e Elaine Mason
A fama e a doença eram questões muito difíceis para Hawking lidar. Ele descreveu seu novo relacionamento com Elaine Mason como "apaixonado e tempestuoso". Seu segundo casamento durou onze anos. Ele citou a pressão de sua doença como o motivo para o eventual colapso.

1999 - Um ícone popular

Em 1999, Stephen alcançou o que muitos consideram um grrande momento para a popularidade de um ser humano: Sua primeira participação como convidado no seriado Simpsons.
Stephen Hawking nos Simpsons

Até hoje ele é uma figura icônica, famosa por seus livros e artigos científicos. Ele apresentou uma série de documentários, 'Stephen Hawking's Universe', estrelou em 'Star Trek: The Next Generation', e emprestou sua voz distintiva ao álbum 'The Division Bell' do Pink Floyd.

2004 - O paradoxo da informação do buraco negro

O trabalho de Hawking sobre os buracos negros continuou. Em 2004, ele surgiu com uma nova ideia arrojada, sobre a questão de saber se os buracos negros violam as leis da física. Uma das ideias subjacentes à teoria quântica é que as propriedades físicas das partículas subatômicas (ou "informações") não podem ser destruídas.
Buraco negro
Durante anos, Hawking argumentou que buracos negros não destroem tudo o que engolem, mas acabam regurgitando matéria e energia "numa forma distorcida". Na 17ª Conferência sobre Relatividade Geral e Gravitação em Dublin, Irlanda, todos esperavam uma defesa desafiadora de suas ideias. Em vez disso, Hawking deu uma espantosa reviravolta. Sua controversa nova teoria - de que a informação é transmitida para outros universos - demonstrou que ele ainda estava repensando a questão.

2009 - Stephen declara "não estou me aposentando"

Conforme exigido pelos regulamentos da Universidade de Cambridge, Hawking deixou o cargo de professor de matemática Lucasian quando completou 67 anos. A essa altura, ele não podia mais usar a mão para operar a cadeira de rodas, e só conseguia se comunicar movendo os músculos da bochecha para controlar o sintetizador de fala.

Hawking comemorou seu 65º aniversário com uma viagem no avião de gravidade zero da NASA.

No entanto, ele anunciou que pretendia continuar trabalhando. Incapaz de assumir as responsabilidades administrativas da maioria dos cientistas seniores, ele conseguiu continuar o que fazia melhor - pensar. Ele assumiu um novo cargo em Cambridge e continuou publicando nos principais periódicos.

2010 - O Grande Projeto

Em seu best-seller 'O Grande Projeto', Hawking fez as afirmações mais ousadas sobre a busca por uma teoria de tudo. Hawking apoiou uma nova idéia radical: A Teoria M. Nela ele previa que existem muitos universos, e que não há uma teoria de tudo para descrever nosso Universo em particular.

O Grande Projeto - Stephen Hawking

Em vez disso, as leis da física são diferentes em diferentes universos. As conclusões da teoria M foram intragáveis ​​para muitos que passaram a vida buscando uma teoria de tudo, e alguns físicos descartam a teoria M como pouco mais que especulação.

2014 - Filme A Teoria de Tudo

O ator Eddie Redmayne foi o vencedor do Oscar interpretando Hawking em "A Teoria de Tudo". O filme foi baseado no livro "Viagem ao Infinito", da primeira esposa de Stephen, Jane. Jane e Stephen colaboraram com a equipe de produção, e ele permitiu que sua voz fosse usada na trilha sonora.

O próprio Hawking elogiou o filme e alegou que tinha dificuldade em distinguir fotografias de sua vida real de fotografias de Redmayne. O filme se tornou um testemunho duradouro da capacidade de Stephen de inspirar os cientistas e o público.

2018 - A despedida do gênio

Em março de 2018 Stephen Hawking morreu. Por cinquenta e cinco anos, ele desafiou uma doença que deveria tê-lo matado em cinco. O tempo passado desde o seu diagnóstico não foi apenas sobre sobrevivência - ele produziu todo o seu trabalho que mudou o mundo.
Suas brilhantes teorias avançaram as idéias de Einstein e introduziram Hawking no panteão de importantes físicos modernos. Seu livro surpresa e sua aparência icônica podem tê-lo apresentado ao público em geral, mas suas ideias sobre gravidade, buracos negros e o Big Bang foram o seu maior legado.
Enterro das cinzas de Stephen Hawking
Uma mensagem de Stephen Hawking foi transmitida para o buraco negro mais próximo da Terra durante o enterro de suas cinzas, ocorrido em Londres em 15/06/2018, junto ao túmulo de Isaac Newton. A mensagem tinha sua voz sintetizada, e foi gravada especialmente para a ocasião.