Sonda da NASA revela que água percorre a superfície da Lua

Poston e os outros pesquisadores observaram como as moléculas de água presentes na camada próxima ao solo “se desprendem” da superfície lunar durante a parte mais quente do dia no satélite.

Sonda da NASA revela que água percorre a superfície da Lua

Pela primeira vez, ao realizarem uma observação na parte visível da Lua, os planetólogos conseguiram seguir o caminho percorrido pela água de uma região do satélite para outra.

Os dados foram obtidos através da sonda LRO da NASA e publicados juntamente com as conclusões dos cientistas na revista Geophysical Research Letters.

"Para nós foi extremamente difícil medir a quantidade de água na superfície da Lua porque a luz a reflete de modo estranho. Ademais, no passado nossos colegas registraram grandes quantidades de líquido ‘migrando' pela superfície lunar, o que não pode ser explicado por quaisquer processos físicos", disse Michael Poston, geólogo da NASA.

Sonda da NASA revela que água percorre a superfície da Lua.

Possivelmente, as condições da Lua impeçam o acúmulo e a preservação de grandes reservas de água. A ausência de atmosfera e também a fraca gravidade tornam impossível a existência de moléculas de água na forma líquida ou gasosa, já o gelo da superfície lunar acaba se evaporando gradualmente sob a ação do vento solar.

Poston e os outros pesquisadores observaram como as moléculas de água presentes na camada próxima ao solo "se desprendem" da superfície lunar durante a parte mais quente do dia no satélite. Algumas delas acabam se movendo para áreas mais escuras da Lua, e outras desaparecem no espaço.

Conforme Poston, os cientistas estavam interessados em uma característica deste processo, em qual proporção o número de moléculas de água na superfície da Lua se altera quando está na "sombra" da Terra.

"Essas observações mostraram várias coisas interessantes que os cientistas anteriormente não previam. Primeiro, descobriu-se que a fonte dessa umidade não eram cristais de gelo microscópicos nas camadas superficiais do solo ou depósitos mais profundos e antigos. Eram grãos de poeira que absorviam diretamente as moléculas de água e as liberavam quando aqueciam."

Para completar, o número acabou sendo um pouco menor do que julgavam os cientistas anteriormente. O detector de água LAMP instalado a bordo da sonda LRO na registrou outras alterações na proporção de suas moléculas após a ocorrência de "eclipses", o que acaba lançando dúvidas sobre o real papel do vento solar na formação de reservas de umidade lunar.

A ausência de grandes diferenças mostra que a água não "escapa" da Lua em uma quantidade grande como era acreditado antes, o que sugere um possível mecanismo de acumulação no solo do satélite.

A informação, segundo os cientistas, é muito importante para as futura escolha de locais para a construção de colônias na superfície da Lua.

Fonte: Sputnik

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021
Lançamentos Netflix 2021

Vem aí! Lançamentos da Netflix de 09 a 15 de maio de 2021

Confira quais são os lançamentos desta semana na Netflix! Novos filmes, novas séries e muito mais! Fique por dentro de tudo e se programe para assistir assim que disponível!

Michael Collins, astronauta americano da Apollo 11, morre aos 90 anos

Michael Collins, astronauta americano da Apollo 11, morre aos 90 anos

O astronauta Collins estava no módulo tripulado lançado ao espaço em 1969, mas foi o único que não pisou na Lua; o comunicado da sua morte foi divulgado nesta quarta (28).

Rosa, a primeira superlua de 2021 acontece hoje; veja como observar

Rosa, a primeira superlua de 2021 acontece hoje; veja como observar

Se você gosta de assistir fenômenos celestes, aí vai uma dica: não deixe de olhar para o céu na noite desta segunda-feira, 26 de abril. Veja o porquê!

Ingenuity realiza segundo voo em Marte, agora mais alto e por mais tempo
NASA

Ingenuity realiza segundo voo em Marte, agora mais alto e por mais tempo

Um segundo voo foi realizado em Marte nesta quinta (22), com o Ingenuity pairando sobre o solo do planeta a uma altura de 5 metros para realizar algumas manobras. Confira!

Artemis: NASA quer obrigar SpaceX a realizar um primeiro voo não tripulado à Lua
NASA

Após acordo de US$ 2,9 bilhões, NASA quer obrigar companhia de Elon Musk a fazer um primeiro voo não tripulado à Lua, com objetivo de evitar falhas e possíveis desastres. Confira!

Adeus! Terra está prestes a perder sua “minilua” para sempre

Adeus! Terra está prestes a perder sua “minilua” para sempre

A partir desta terça-feira (02), o objeto que orbita nosso planeta desde novembro de 2020, finalmente deixará de nos acompanhar. Confira!