CERN vai construir acelerador de partículas FCC, de 100Km de diâmetro

O atual colisor de partículas, LHC, parece não estar conseguindo novas descobertas. Os cientistas desejam criar um 4x maior para evidenciar novidades sobre o universo.

CERN vai construir acelerador de partículas FCC, de 100Km de diâmetro

Lembra do Colisor de Hárdrons, o LHC, também conhecido como acelerador de partículas? Pois bem, o CERN, Organização Européia de Pesquisa Nuclear, divulgou que pretendem lançar um novo colisor. Chamado de Future Circular Collider (FCC) ou em português, Colisor Circular do Futuro. Esse novo colisor promete alcançar ainda mais informações sobre "como tudo foi feito", e pasme, o antigo (LHC) tem 27Km de diâmetro, o FCC terá 100Km.

Em funcionamento desde 2008, o LHC já provou ser útil, a sua maior façanha foi detectar o famoso Bóson de Higgs. É com base nas pesquisas atuais e descobertas já feitas com o LHC que cientistas estão em busca de mais, ampliando a capacidade de operar de 13 para 100 TeV (elétronvolts), 7,6 vezes a capacidade atual.

Diferença entre o LHC e FCC

Alguns pesquisadores estão céticos quanto a necessidade de criação de um novo colisor, segundo eles, não é garantido que novos resultados vão surgir somente pela maior capacidade em colisão.

O projeto custará 15 bilhões de Euros, e se aprovado, deve ficar pronto até final de 2050.

O melhor celular intermediário para importar?

MOTO G50 5G REVIEW: Vale a pena comprar celular 5G com ótima bateria?
Celulares

MOTO G50 5G REVIEW: Vale a pena comprar celular 5G com ótima bateria?

Testamos o Moto G50 5G por alguns dias e aqui você confere os pontos positivos e negativos deste intermediário de entrada com preço bem interessante, desempenho aceitável e bateria sensacional.

Maior cometa já identificado está se aproximando da Terra

Maior cometa já identificado está se aproximando da Terra

O cometa conhecido como Bernardinelli-Bernstein tem 150 Km de diâmetro, o que é 31 vezes maior que qualquer outro já identificado pelos cientistas. Saiba mais!

NASA vai lançar espaçonave para se chocar com asteroide que pode oferecer riscos à Terra

A missão DART terá como objetivo desviar a rota de um asteroide que tem chance de colidir com a Terra no futuro, mas também testar a tecnologia humana que pode proteger o planeta de riscos ainda maiores.