10 Dicas para observar a Chuva de meteoros Geminídeas 2018

O pico da chuva de meteoros Geminídeas está chegando nesta noite, de 13 para 14 de dezembro.

Por Ciência Pular para comentários

As Chuva de meteoros Geminídeas serão o próximo grande evento celestial do ano. Nós já testemunhamos em 2018 a Superlua de Sangue Azul em janeiro, o clipse Solar Parcial
em Fevereiro, o Eclipse lunar em Julho, a Chuva de meteoritos Perseidas
em Agosto, e agora é a vez de outra chuva de meteoros, as Geminídeas, que acontecerá em 13 de dezembro e 14 de dezembro. O melhor de tudo é que elas poderão ser vistas a olho nu do mundo inteiro.

Para quem não conhece, a chuva de meteoros Geminídeas ocorre todos os anos em dezembro, quando a Terra passa por uma enorme trilha de detritos empoeirados que são derramados pelo objeto rochoso chamado 3200 Phaethon. A órbita do asteroide 3200 Phaethon foi descoberta há 35 anos. Foi o primeiro asteroide descoberto por um telescópio espacial, o satélite IRAS em 1983, sete anos antes do Hubble ser lançado.

A chuva de meteoros de Gêmeos pode ser vista claramente em um céu escuro, no horário de pico da noite (que é por volta das 2 da manhã) de todas as partes do planeta. A cada ano que passa, a proliferação de faixas amareladas de luz vistas no céu noturno tem se tornado mais intensa.

1

Chuva de Meteoros Geminídeas 2018

Você não precisará de nenhum equipamento especial para ver as Geminídias. Você só precisa sair sob o céu aberto e testemunhar o fascinante evento celestial. Mas há algumas dicas que podem ajudar.

10 Dicas para observar a Chuva de Meteoros Geminídeas

1. A Chuva de Meteoros Geminídeas 2018 começará a ser visível da Terra a partir da noite do 12 para o 13 de dezembro, mas o pico de visibilidade ocorre na noite entre 14. Após o dia 14, a visibilidade dos meteoros cai muito, se tornando praticamente impossível de ver.

2. Vá para o local mais afastado possível dos grandes centros urbanos. Quanto menos iluminação, melhor. A taxa de meteoros nas Geminídeas de 2018 é de 100-120 meteoros por hora, mas há alguns poréns, como você pode ver abaixo:

  • Na zona rural, é possível observar mais de 1 por minuto.
  • Na periferia das grandes cidades é possível ver de 30 a 40 por hora.
  • Em grandes cidades, fica mais difícil ver as Geminídeas.

3. Segundo a Agência Espacial Norte Americana (Nasa), o fator mais importante, que vai determinar o sucesso da sua observação, é um céu limpo e escuro.

4. Como o nome sugere, as Geminídeas estão localizadas na Constelação de Gêmeos. Abaixo, iremos sugerir um app para você localizar essa constelação. Mas elas podem aparecer por todo o céu. 

GeminídeasGeminídeas

Para obter melhores resultados, Olhar um pouco para além da constelação de Gêmeos, de modo que você possa ver os meteoros com "caudas" mais longas, conforme eles passam; Olhar diretamente para a constelação de Gêmeos apenas mostrará a você meteoros que não se deslocam muito. 

5. O horário ideal para você começar sua observação é as 23 horas, que é o horário que a lua se põe, deixando o céu mais escuro ainda. Procure um lugar bem escuro, que seja seguro para você.

6. Assista a chuva de meteoros Geminídeas com alguém, pois cada pessoa pode olhar em diferentes direções. Quando alguém ver, é possível alertar o outro. Essa técnica permitirá que você veja mais meteoros do que se estivesse observando sozinho.

 

7. Utilize uma cadeira, ou se deite no chão sob uma esteira. Prepare-se, pois você terá que ficar por um longo tempo olhando para o céu para poder ver as Geminídeas. Cuidado para não acabar tendo um torcicolo.

8. Se dedique em pelo menos uma hora de observação. Demora cerca de 20 minutos para os seus olhos se adaptarem ao escuro. 

9. Esteja ciente de que os meteoros geralmente vêm em surtos, intercalados com calmarias.

10. Além das Geminídeas, neste ano será possível observar o cometa 46P/ Wirtanen, que está se aproximando do nosso planeta. Ele será visível como uma pequena luz verde "fantasmagórica", próximo à constelação de Touro.

App para localizar a chuva de meteoros Geminídeas

Para localizar os astros no céu, recomendamos você baixar o app SkyView. Disponível para Android e iOS, esse app permite que você encontre com facilidade estrela, constelações e planetas.

  • Clique AQUI para baixar no Android
  • Clique AQUI para baixar no iOS

Características:

? Simples: Aponte o dispositivo para o céu para identificar galáxias, estrelas, constelações, planetas e satélites (incluindo o ISS e Hubble), passando por cima em sua localização.
? Modo Noturno: Preserve a sua visão noturna com filtros vermelhos ou verdes.
? Realidade Aumentada (AR): Use sua câmera para detectar objetos no céu, de dia ou noite.
? Sky Caminhos: Siga o céu pista para qualquer objeto para ver a sua localização exata no céu em qualquer data e hora.
? Tempo de viagem: Ir para o futuro ou o passado e ver o céu em datas e horários diferentes.
? Social: Capture e compartilhe belas imagens com amigos e familiares através das redes sociais.
? Celular: Wifi não é necessário (não requer um sinal de dados ou GPS para funcionar).

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(14,95%)
10(58,11%)
15(11,46%)
20(7,44%)
26(8,04%)