Isso mesmo, de acordo com as últimas previsões sobre a estação espacial chinesa que atingirá a Terra, a Tiangong-1, pesando 8 toneladas, deverá cair no dia 01 de abril. Embora, a data é considerada como o dia da mentira, essa é uma verdade. Entretanto, a maior parte da estação deverá ser consumida assim que reentrar na atmosfera terrestre, pelas altas temperaturas, mas algumas partes devem conseguir se manter e cair na Terra.

A estação está fora de controle desde o ano de 2016 e de acordo com a ESA, a previsão é de que o laboratório espacial chinês, chamado de "palácio celestial", entre novamente na atmosfera no próximo final de semana, mais tardar no dia 01 de abril.

Estação espacial chinesa
Estação espacial chinesa

O jornal britânico The Guardian, comentou sobre a possibilidade de ser atingido por algum detrito da estação "Se qualquer uma das estações espaciais chegar à superfície, é improvável que acerte em pessoas".

A Agência Espacial Europeia (ESA) também ressaltou que não há registros de pessoas que tenham sido atingidas por lixo espacial. Já o engenheiro espacial Wareick Holmes, diretor executivo do Departamento de Engenharia Espacial da Faculdade de Aeronáutica da Universidade de Sidney, comentou "Existe mais probabilidade de se ser atingido por um carro ao atravessar uma rua de Sydney hoje do que de ser atingido pela estação espacial chinesa".

Como a Terra é coberta por cerca de 70% de água, existem pouquíssimas chances de os detritos caírem sobre o solo terrestre, afirmou um especialista ao site ABC News. Agora, de acordo com o The Gardian, a China não teria revelado todos os pormenores referentes a estação espacial, o que dificulta o processo de identificação sobre quais as partes que podem sobreviver às altas temperaturas.

Onde pode cair?

De acordo com as previsões da ESA, a reentrada na atmosfera deve ocorrer entre as latitudes 43° N e 43°S, "Áreas acima ou abaixo destas latitudes estão excluídas". Com isso, Portugal é considerado o local com maior risco de impacto dos detritos da estação espacial chinesa. Já especialistas, acreditam que em zonas remotas na Austrália.

Maior probabilidade de queda
Maior probabilidade de queda

"É como um meteorito, mas é muito mais pequeno. Por isso é uma imagem bonita de se ver", comentou o especialista espacial norte-americano William Ailor, ao ABC News.

Sobre Tiangong - 1

Lançada ao espaço em setembro de 2011, foi a primeira estação espacial chinesa lançada ao espaço, pesando aproximadamente oito toneladas e medindo 12 metros de comprimento.

De acordo com um conselheiro da NASA, a estação é descrita como um potente símbolo político do país e também parte de um ambicioso projeto científico da China para tornar-se uma superpotência espacial.

A agência de notícias chinesa Xinhua, revelou em 2011 que a Tiangong-1 é composta por dois módulos laboratoriais para experiências. Seu principal objetivo era apoiar astronautas em vários trabalhos científicos e foi criada para durar somente uma década.

Em 2012, a estação espacial recebeu a primeira mulher chinesa astronauta, Liu Yang.