A Nasa revelou uma pesquisa um tanto quanto inusitada. De acordo com o The Guardian, a Agência Espacial Norte-americana tem como meta utilizar a urina de astronautas para a fabricação de ferramentas e até alimentos. O estudo, por mais estranho que possa parecer, pode revolucionar os planos de exploração de outros planetas e regiões distantes do universo.

A Nasa apresentou o projeto durante a conferência da Sociedade Química Americana focados no reaproveitamento dos dejetos humanos no espaço. Os cientistas querem utilizar a urina humana para poder alimentar o fungo  Yarrowia lipolytica, que é normalmente encontrado em queijos, e com isso gerar filamentos de plástico que possam ser usados em impressoras 3D e ainda materiais nutritivos para os suplementos alimentares.

Nasa pretende usar urina de astronautas para desenvolver alimentos
Nasa pretende usar urina de astronautas para desenvolver alimentos

O funcionamento se dá da seguinte forma: A urina forneceria nitrogênio para fungos, enquanto as algas seriam fonte de açúcares, lipídios e ainda outros nutrientes. Os pequenos organismos ficariam responsáveis por reciclar outro material gerado pelos astronautas, ou seja, o gás carbônico expelido pela respiração. A intenção é evitar qualquer desperdício.

Através do projeto apresentado, a Nasa pode aumentar o tempo de missões no espaço e ainda viabilizar uma exploração mais duradoura em outros planetas. A Agência, atualmente, já utiliza a urina e ainda vapores de suor e da respiração dos astronautas para suprir 93% da água da Estação Espacial internacional. Porém, vale ressaltar que os cientistas não consomem o líquido reaproveitado.