Se você está pensando em trocar de carro ou investir em um modelo novo, é bom ficar de olho nas mudanças que vêm por aí. A indústria automotiva brasileira vai passar por uma nova fase em 2026, com várias montadoras encerrando a produção ou as vendas de alguns veículos conhecidos do público. A decisão, em muitos casos, está ligada a mudanças nas regras de emissão de poluentes, queda nas vendas e a chegada de novas gerações.

Entre os nomes mais marcantes que vão deixar o mercado está o Chevrolet Camaro, que se despede com direito a edição especial e muito barulho entre os fãs de muscle cars. O lendário esportivo teve uma trajetória icônica, mas agora chega ao fim por conta da estratégia global da GM.

Outro veterano que está com os dias contados é o Renault Logan, que já vinha perdendo espaço há algum tempo. Com a chegada do novo Renault Kardian, o sedã deve sair discretamente de cena, encerrando uma era de carros mais simples e acessíveis.

Veja abaixo a lista completa de carros que devem se despedir do mercado em 2026:

12. Chevrolet Camaro

Chevrolet Camaro

Depois de anos como o queridinho dos apaixonados por velocidade, o Camaro vai sair de cena. A Chevrolet já anunciou o fim da produção do muscle car em 2026. O motivo é que a montadora está focando em eletrificação e novos projetos. O modelo vai ganhar uma edição especial de despedida, mas a sensação é de fim de uma era.

11. Renault Logan

Renault Logan

O Renault Logan, conhecido pelo espaço interno e preço acessível, já vinha perdendo espaço nos últimos anos. A chegada do novo Renault Kardian, mais moderno e alinhado com a tendência de SUVs urbanos, deve marcar o fim definitivo do Logan. A produção será encerrada aos poucos, mas ele já não é prioridade nas concessionárias.

10. Toyota Yaris

Toyota Yaris

Tanto o hatch quanto o sedã da linha Toyota Yaris devem sair de linha em breve. A montadora japonesa vai apostar no Yaris Cross, um SUV compacto que mistura economia, conectividade e estilo. Com isso, o Yaris tradicional dá lugar a uma proposta mais moderna — e alinhada ao gosto atual do consumidor.

9. Suzuki Jimny Sierra

Suzuki Jimny Sierra

O valente Jimny Sierra, com sua proposta raiz e espírito off-road, está em risco por causa do Proconve L8, norma ambiental que exige motores mais eficientes e menos poluentes. Como o modelo atual não atende aos novos padrões, e o custo de atualização seria alto, a Suzuki pode tirar o Sierra de linha no Brasil.

8. Jeep Compass (versão diesel)

Jeep Compass

A versão a diesel do Jeep Compass vai sair do catálogo da marca. A Jeep já confirmou que o foco agora será nos sistemas híbridos e eletrificados, acompanhando a tendência global. O Compass continuará à venda, mas com opções mais sustentáveis e sem o barulhento motor a diesel.

7. Fiat Toro (versão diesel)

Fiat Toro

Assim como o Compass, a Fiat Toro também vai dizer adeus à sua versão diesel. A picape compacta, que fez muito sucesso entre quem buscava um veículo versátil para o trabalho e a cidade, será atualizada com motorização híbrida. A decisão vem de uma combinação entre exigências ambientais e foco em eficiência.

6. Jaguar XE, XF e E-Pace

Jaguar XE

A Jaguar vai deixar para trás seus modelos a combustão. Com o plano de se tornar uma marca totalmente elétrica, modelos como XE, XF e E-Pace serão descontinuados. A decisão não é apenas local: é uma mudança global da montadora britânica, que quer se posicionar como referência em luxo elétrico.

5. Mitsubishi L200 Triton

Mitsubishi L200 Triton

A atual geração da L200 Triton será descontinuada em 2026 para dar lugar a um modelo completamente novo. A Mitsubishi já trabalha em uma versão mais robusta, com nova plataforma, mais tecnologia embarcada e visual atualizado. O nome vai continuar, mas o carro será outro.

4. Nissan Altima

Nissan Altima

O Nissan Altima nunca conseguiu se firmar de vez no mercado nacional. Mesmo com qualidade reconhecida, as vendas sempre foram baixas, o que torna sua continuidade inviável. Com o crescimento dos SUVs e a queda da procura por sedãs grandes, o Altima deve sair discretamente do portfólio da marca.

3. Nissan Versa

Nissan Versa

Outro sedã que enfrenta dificuldades é o Nissan Versa. Embora tenha sido uma opção popular no passado, a preferência do público mudou, e suas vendas caíram. Isso levanta dúvidas sobre sua continuidade no Brasil após 2026. A marca ainda não confirmou oficialmente, mas o cenário é pouco favorável.

2. Fiat 500e

Fiat 500e

O Fiat 500e chegou ao Brasil com promessa de inovação, mas não conseguiu conquistar o público. A autonomia limitada e o preço elevado em comparação aos concorrentes mais recentes acabaram afastando possíveis compradores. Com isso, sua presença no mercado brasileiro deve ser encerrada.

1. Citroën C4 Cactus

Citroën C4 Cactus

O C4 Cactus, que sempre teve um design polêmico e um público fiel, está em seus últimos momentos. A produção do modelo já foi interrompida em algumas fábricas, e o estoque disponível nas concessionárias deve acabar em breve. Com vendas em queda, a Citroën deve apostar em novos projetos no país.

Vale a pena comprar um carro que vai sair de linha?

Essa é uma dúvida comum. Em geral, modelos que estão prestes a sair de linha costumam ter bons descontos nas concessionárias. No entanto, é preciso avaliar com calma: a desvalorização tende a ser maior, e a disponibilidade de peças pode ficar limitada ao longo do tempo.

Por outro lado, se for um carro que você gosta, com bom histórico e manutenção em conta, pode sim ser um ótimo negócio.