Na manhã desta segunda-feira (29), o sistema de pagamentos via Pix apresentou instabilidade e deixou usuários de diversos bancos sem conseguir realizar transferências ou pagamentos. As primeiras falhas começaram a ser registradas por volta das 11h, segundo dados do site DownDetector, que monitora os serviços online.
Relatos nas redes sociais indicaram que a falha não ficou restrita a uma instituição financeira específica. Clientes de bancos como Itaú, Bradesco, Santander, Inter e Nubank relataram mensagens de erro no momento de concluir transações. Além disso, até plataformas de comércio eletrônico, como o Mercado Pago, também foram afetadas.

Não demorou muito para diversos usuários começarem a ir nas redes sociais postarem algo sobre a situação. No X (antigo Twitter), por exemplo, várias postagens foram feitas usando os temos "pix caiu".
o pix caiu na hora que fui efetivar um pagamento e a moça achando que eu tava querendo aplicar golpe
— ⋆˚࿔ 𝑙𝑖𝑣 𝜗𝜚˚⋆ (@danilesbicaa) September 29, 2025
pic.twitter.com/MUnSFa17YT
O pix caiu em todos os bancos.
— romelo (@ohromulo) September 29, 2025
Nós, que vivemos do pix:
pic.twitter.com/sCljqe9y0t
O Pix caiu geral...
— Amyltonalvesoff (@AmyltonPereir) September 29, 2025
Bem no horário de almoço, que lá elaaaa leborenta!!! pic.twitter.com/BKTk5MOqUC
Serviço já foi normalizado
O número de reclamações está bem menor agora, ás 13h50 da tarde. O Oficina da Net testou o serviço em três bancos e as transações foram realizadas sem nenhum tipo de problema. Com isso, podemos dizer que o serviço já está normalizado.
Até o momento, o Banco Central, responsável pelo sistema Pix, não emitiu nota oficial para explicar a origem da falha.