No feriado de Nossa Senhora Aparecida os bancos e instituições financeiras não irão funcionar. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), "as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12 de outubro (quinta-feira)". Essa decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Como fazer para realizar pagamentos durante o feriado

Funcionamento dos bancos e instituições financeiras durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Fonte: Unsplash (Foto por Erica Viana)
Funcionamento dos bancos e instituições financeiras durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Fonte: Unsplash (Foto por Erica Viana)

Como somente o atendimento presencial não será feito pelos bancos e instituições financeiras durante o feriado nacional, a Febraban informa que os clientes podem utilizar os aplicativos e sites do banco para a realização de transferências e pagamentos de contas. Na sexta-feira, 13/10, o atendimento nas agências bancárias ocorre normalmente.

No caso de contas relacionadas de consumo (água, energia, gás, telefone etc.) e carnês com vencimento no dia 12/10, você pode pagar na sexta-feira (13) sem acréscimo algum. Geralmente, cobranças como estas já vem com as datas ajustadas, considerando feriados nacionais, estaduais e municipais. Mas caso não tenha ocorrido esse ajuste na data de vencimento, você pode:

  • Antecipar o pagamento de contas e boletos e realizá-lo até quarta-feira (11/10).
  • Pagar através do Pix, pois trata-se de um meio de pagamento que funciona todos os dias da semana, 24h, mesmo em domingos e feriados.

Os pagamentos feitos no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro (quinta-feira), por boletos, DOC ou TED só serão processados no dia 13 de outubro. Se você irá viajar e não dispensa a ida a uma agência bancária, consulte no site da FEBRABAN os endereços dos bancos de qualquer cidade em qualquer estado do país.

Dias e horários de funcionamento das agências bancárias

Confira abaixo a tabela com os dias e horários que as agências bancárias dos bancos irão funcionar durante a semana do Dia da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida.

Data Situação Horário
11/out Aberto 10h às 15h
12/out (Padroeira, Nossa Senhora) Fechado Não há
13/out Aberto 10h às 15h

Porque será assim

Como o Dia da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida é considerado feriado nacional de acordo com a lei 6.802/80, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) decidiu que as agências bancárias não irão abrir no dia 12 de outubro. A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Sobre Nossa Senhora

Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é uma das invocações de Maria, mãe de Jesus.

O que achou das dicas sobre o funcionamento dos bancos no feriado de Nossa Senhora do dia 12 de outubro? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!