A Sexta-Feira Santa (ou Sexta-Feira da Paixão) é um feriado que é comemorado no dia 7 de abril. Como sempre, há datas comemorativas que acabam alterando os horários e a oferta de alguns serviços dos bancos. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), "as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking)".

Como funcionarão os pagamentos de contas, carnês e boletos bancários na Sexta-Feira Santa (ou Sexta-Feira da Paixão) ?

Como os bancos irão funcionar no feriado da Sexta-feira da Paixão (Sexta-feira Santa). Fonte: unsplash (foto por Sylvain Brison)
Como os bancos irão funcionar no feriado da Sexta-feira da Paixão (Sexta-feira Santa). Fonte: unsplash (foto por Sylvain Brison)

Caso você tenha alguma conta de consumo (água, energia, telefone etc.) ou carnê com vencimento para o dia 7 de abril, a Febraban informa que o pagamento "poderá ser feito, sem acrescimento, no próximo dia útil" após o feriado da Sexta-Feira Santa (ou Sexta-Feira da Paixão). Geralmente, as cobranças já chegam com as datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, diz a Federação Brasileira de Bancos, mas caso isso não ocorra, recomendamos a você antecipar o pagamento ou agendar o pagamento através dos caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico dos bancos.

No caso dos boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, a Febraban diz que eles poderão ser pagos através do Débito Direto Autorizado (DDA). O Nubank fala que seus clientes não poderão:

  • Realizar transferências via TED no dia 07/04, podendo fazer somente a partir do dia 10/04. Porém, é importante lembrar que Pix continuará funcionando normalmente, a qualquer dia e horário.
  • Os boletos com a data de vencimento para o dia 07/04 poderão ser pagos até o dia 10/04 sem nenhum encargo adicional, com exceção de boletos referentes a impostos e tributos. Nesses casos, é necessário que você realize o pagamento de forma antecipada até o dia 06/04 para evitar multas e juros.
  • Fazer o resgate para renda fixa, renda variável e fundos no dia 07/04. Os resgates solicitados após às 13h do dia 06/04 serão processados somente no dia 10/04.
  • Resgatar das Caixinhas com RDB, fazer resgate diário ou resgatar do fundo Nu Reserva Imediata no dia 07/04. Os resgates solicitados após às 14h do dia 06/04 serão processados no dia 10/04. Já as Caixinhas de Reserva de Emergência com RDB de resgate imediato, terão seus valores disponíveis imediatamente.

O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, diz:

"Os canais digitais de atendimento estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (cerca de R$ 30 bilhões anualmente), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura."

Pronto, agora você tem as informações necessárias para organizar melhor os seus pagamentos e transações durante o feriado da Sexta-Feira Santa (ou Sexta-Feira da Paixão). O que achou das dicas? Comente abaixo e compartilhe conosco!