Este ano foi marcado pelos ransomwares, isto é, os malwares que são capazes de bloquear o acesso a máquinas, que só são liberadas após o envio de alguma recompensa, no geral, dinheiro. Agora, no entanto, um novo tipo de pagamento está sendo solicitado às vítimas. Trata-se do nRansom, que solicita nudes em troca do desbloqueio da máquina.

Parece brincadeira, mas não é. O usuário só tem a sua máquina liberada após o envio de nudes aos cibercriminosos. As fotografias precisam ser dos donos da máquina, esta é a regra. Segundo os hackers, as fotos serão averiguadas para terem certeza da procedência.

Malware é capaz de boquear PC e só libera após envio de nudes!
Malware é capaz de boquear PC e só libera após envio de nudes!

"O seu computador foi travado. Você só pode destravá-lo com um código especial", diz a mensagem exibida no PC sequestrado. Também é solicitado que o usuário crie um email no serviço ProtonMais e envie uma mensagem para um endereço especifico.

"Depois de nossa resposta, você deve mandar pelo menos 10 nudes seus. Depois disso, nós verificaremos se os nudes pertencem a você. Uma vez verificados, daremos a você o seu código de desbloqueio e venderemos os seus nudes na deep web."

A Kaspersky diz que as vítimas não devem, de forma alguma, enviar fotos aos hackers. Além disso, a empresa de segurança diz que é muito simples se livrar do problema: basta apenas pressionar  Ctlr + Alt + Shift + F4 ao mesmo tempo. 

Em seguida, o uso de um bom antivírus também é indicado para remover o malware, que foi identificado e já combatido pelo kaspersky Internet Security, disse a própria companhia.

Vale mencionar que até então, o único arquivo associado ao ransomware possui extensão EXE, deste modo, funciona apenas no Windows.