Malware é capaz de boquear PC e só libera após envio de nudes

Empresas de segurança alertam que vítimas nunca devem enviar recompensas em troca de desbloqueio da máquina.

Por Ataque Ransomware Pular para comentários

Este ano foi marcado pelos ransomwares, isto é, os malwares que são capazes de bloquear o acesso a máquinas, que só são liberadas após o envio de alguma recompensa, no geral, dinheiro. Agora, no entanto, um novo tipo de pagamento está sendo solicitado às vítimas. Trata-se do nRansom, que solicita nudes em troca do desbloqueio da máquina.

Parece brincadeira, mas não é. O usuário só tem a sua máquina liberada após o envio de nudes aos cibercriminosos. As fotografias precisam ser dos donos da máquina, esta é a regra. Segundo os hackers, as fotos serão averiguadas para terem certeza da procedência.

Malware é capaz de boquear PC e só libera após envio de nudes!Malware é capaz de boquear PC e só libera após envio de nudes!

"O seu computador foi travado. Você só pode destravá-lo com um código especial", diz a mensagem exibida no PC sequestrado. Também é solicitado que o usuário crie um email no serviço ProtonMais e envie uma mensagem para um endereço especifico.

"Depois de nossa resposta, você deve mandar pelo menos 10 nudes seus. Depois disso, nós verificaremos se os nudes pertencem a você. Uma vez verificados, daremos a você o seu código de desbloqueio e venderemos os seus nudes na deep web."

A Kaspersky diz que as vítimas não devem, de forma alguma, enviar fotos aos hackers. Além disso, a empresa de segurança diz que é muito simples se livrar do problema: basta apenas pressionar  Ctlr + Alt + Shift + F4 ao mesmo tempo. 

Em seguida, o uso de um bom antivírus também é indicado para remover o malware, que foi identificado e já combatido pelo kaspersky Internet Security, disse a própria companhia.

Vale mencionar que até então, o único arquivo associado ao ransomware possui extensão EXE, deste modo, funciona apenas no Windows.

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
O que é mais importante em um smartphone?
Bateria(26,49%)
Câmera(12,97%)
Performance(54,05%)
Aparência(1,08%)
Tela(5,41%)