O Facebook Messenger é usado por milhares de pessoas no mundo todo. Porém, é preciso ter cuidado ao conversar com os amigos através do aplicativo, já que um malware está se espalhando rapidamente através dele, fazendo um grande número de vítimas.

Conforme informações que estão circulando pela web, algumas pessoas estão recebendo vídeos falsos e memes dos seus contatos, ao clicar em algum deles, correm o risco de serem infectados e com isso dar continuidade à proliferação do malware. O problema foi descoberto por um pesquisador de segurança da Kaspersky Lab.

Messenger malware David Video
Messenger malware
"Esse malware está se espalhando pelo Facebook Messenger, entregando malware e adware multiplataforma e usando diversos domínios para evitar que descubram sua origem e gerar mais cliques. Esse código é avançado e ofuscado", ressaltou David Jacoby, responsável pela descoberta.

O malware em questão possui a capacidade de criar endereços de destinos conhecidos pelos usuários, como YouTube, por exemplo, e ainda redirecionar para páginas diferentes de acordo com sistema operacional usado, localização e até o navegador padrão.

A disseminação do malware ocorre da seguinte forma: O usuário recebe uma mensagem composta por um nome seguido da palavra "vídeo" e o emoticon de um emoji contendo uma URL encurtada. No caso da imagem, a captura em questão mostra a mensagem "David Video", e ainda apresenta um link que direciona para um Google Doc, borra a imagem que foi extraída do perfil de quem foi infectado e faz com que ela seja vista com um vídeo.

Download na verdade é um executável
Download na verdade é um executável

Os criadores do malware, ao que tudo indica, pretendem roubar os hábitos de navegação de vítimas para conseguir exibir anúncios personalizados, e com isso, obter lucros.

Para não ser a próxima vítima, desconfie de todas as imagens que contenham um link encurtado e visite o nosso especial com dicas de segurança digital.