A ASUS adicionou suporte para os processadores AMD Ryzen Threadripper de 2ª Geração em suas placas-mãe série X399. O suporte para os novos processadores será fornecido através de uma atualização do BIOS disponível para download desde o dia 13 de Agosto. Os kits de refrigeração foram projetados para lidar com o aumento térmico dos processadores em overclocking.

ASUS revelou oficialmente neste mês três modelos de placas-mãe chipset X399, as quais são compatíveis com processadores Threadripper da AMD. Vale ressaltar que duas são destinadas a usuários mainstream, que almejam um bom hardware para jogos e uso geral. Já a outra suporta mais canais de memória e mais largura de banda. 

Além disso, as novas placas-mãe da ASUS oferecem com apenas um toque, gerenciamento de overclocking, controle de resfriamento e iluminação RGB. O controle de refrigeração é realizado por headers dedicados para sistemas de coolers all-in-one. 

ASUS ROG X399 Zenith Extreme

A X399 Zenith Extreme é o carro-chefe das placa-mãe da ASUS. Ela conta com as tecnologias e os recursos mais recentes, trazendo disspadores de calor VRM otimizados e proteção E/S. Além do header dedicado ela possui conexão para monoblocks, para resfriamento líquido. É possível monitorar as temperaturas do sistema com os blocos compatíveis, assim como o fluxo e até mesmo vazamentos em algum cabo.

Sensores de temperatura da GPU, para placas de vídeo compatíveis, auxiliam no resfriamento em casos de jogos ou aplicações mais pesadas, que exigem mais do hardware. Também existe o resfriamento personalizado para SSDs, onde o desempenho é garantido pois a posição desses componentes os coloca no caminho do fluxo de ar.

A placa-mãe vem com WiFi integrado com o padrão 802.11ad, e está inclusa uma placa Ethernet 10G que suporta 2,5G e 5G. A ROG X399 Zenith Extreme pode ser personalizada através de LEDs RGB, que contam com a tecnologia Aura Sync para serem customizados com outros dispositivos Aura que também possuem este software. 

Para aguentar a potência dos Threadripper, que chegam com até 16 núcleos e 32 threads nos modelos topo de linha, a X399 Zenith Extreme possui 4094 pins. Ela possui também memória DDR4 quad-channel e suporta uma quantidade de 64 pistas PCI-e 3.0 e SSD NVMe.

Asus Prime X399-A

A Prime X399-A é o hardware indicado para aqueles que não desejam gastar muito e ter um bom desempenho dos Threadripper. Ela conta com três SafeSlots para suportar três placas de vídeo sem prejudicar a placa-mãe com o peso. A placa-mãe vem com um quarto slot ligado à CPU, em que cada um deles tem uma conexão dedicada, sem compartilhamento entre eles.

O slot M.2 primário compartilha um dissipador de calor com o chipset para diminuir a temperatura. Enquanto isso, o slot secundário fica perto dos slots DIMM, podendo ser refrigerados pelo fluxo de ar do sistema adjacente.

A Prime X399-A vem com dois headers que facilitam as conexões com bombas e sistemas de refrigeração all-in-one. A placa conta com a tecnologia 5-Way Optimization que auxilia no controle e estabilidade em overclock. 

 ASUS ROG Strix X399-E Gaming


A Strix X399-E é um modelo para usuários que querem o essencial da linha ROG sem abrir mão da qualidade de design ou especificações que cumprem requisitos de um bom hardware. 

Esta placa oferece uma grande variedade de portas e conectores on-board e conta com wireless 2 × 2 802.11ac Wi-Fi e Bluetooth 4.2. O modelo suporta até três placas de vídeo de dois slots e três SSDs NVMe. Além disso, possui espaço para placas 2,5 slot como a GTX Strix 1080 Ti. As conexões M.2 também contam com resfriamento dedicado como no modelo X399 Zenith Extreme. 

A X399 Zenith Extreme está disponível para pré-venda em comércios dos Estados Unidos, por enquanto nas lojas Newegg, Cybertron, Maingear e Velocity. De acordo com a ASUS, a Prime X399-A entrará na pré-venda em breve, sendo que a Strix X399-E estará disponível ainda no mês de agosto.  

Suporte

A companhia anunciou na última quarta-feira (15) que adicionou suporte para processadores AMD Ryzen Threadripper de 2ª geração às placas-mãe da série X399, incluindo ROG Zenith Extreme, ROG X399-E Gaming e ASUS Prime X399-A.

O suporte para os novos processadores será fornecido através de uma atualização de BIOS que está disponível para download no site da ASUS desde o dia 13 de agosto.

De acordo com a ASUS, os mais recentes processadores AMD Ryzen Threadripper possuem até 32 núcleos e 64 threads que oferecem máximo desempenho para designers e editores de vídeo.