Como funciona o modo de compatibilidade do windows7

O Windows, como sabemos, é um dos sistemas operacionais mais conhecidos e usados pelos usuários, além, claro, um dos mais compatíveis que existe.

Por | @oficinadanet Windows

O Windows, como sabemos, é um dos sistemas operacionais mais conhecidos e usados pelos usuários, além, claro, um dos mais compatíveis que existe. Para quem faz uso do Windows somente para fins domésticos, dificilmente irá encontrar alguma incompatibilidade, no entanto, quem o usa no mercado corporativo pode ser que este problema acabe incomodando em algum momento, principalmente quando se trata de aplicações mais antigas.

Alguns usuários já devem ter enfrentado o problema de falta de compatibilidade, principalmente quando um programa mais antigo não pode ser executado em uma versão mais recente. Para quem já se deparou com isso, saiba que nem tudo está perdido, para isso existe o “Modo de Compatibilidade”.
Para quem não conhece esse recurso do Windows 7, acompanhe abaixo as opções de compatibilidade disponível:

1) Clique no botão direito do mouse sobre o aplicativo não compatível e siga até “Propriedades”. Após, abra onde diz “Compatibilidade”. Chegando lá você encontrará as opções abaixo:

  • Executar este programa em modo de compatibilidade: Esta opção precisa ser marcada caso o aplicativo que você rodar só funcione em uma única versão do Windows. Após marcar, escolha a versão do Windows que queira executar o aplicativo.
  • Executar em 256 cores: Um problema de compatibilidade pode ser no que diz respeito as cores. Alguns programas mais antigos não conseguem rodar nos atuais. Deste modo, clique na opção de 256 cores para conseguir acessar o aplicativo.
  • Desativar composição de área de trabalho: Para rodar um programa ou mesmo um jogo pesado talvez seja preciso desativar esta opção. Deste modo, faz com que o computador deixe de gastar com alguns efeitos e priorize simplesmente a execução do aplicativo em questão.
  • Desativar temas visuais: Com esta opção, o usuário pode desativar outros temas enquanto queira rodar algum aplicativo.
  • Desativar dimensionamento da exibição em configurações de DPI alto: Com esta opção, é permitido que alguns textos sejam exibidos em alto DPI.
  • Executar este programa como administrador: Marcando esta opção o aplicativo em questão será executado com prioridade.


2) Agora é necessário marcar as opções que julgar preciso. Cada uma delas funciona de forma única, assim, marque somente uma ou todas opções. Também é possível fazer a configuração automática. Em termos ela faz o mesmo que foi descrito acima, porém baseada nas respostas de algumas perguntas. Acompanhe abaixo outras alternativas de compatibilizar um aplicativo ao sistema operacional desejado:
  • Clique com o botão direito sobre o aplicativo que não consegue ser aberto e após clique em “Solucionar problemas de compatibilidade”;
  • Após o próprio Windows irá analisar e ofertar algumas alternativas de compatibilidade. Clique então em “Tentar configurações recomendadas” e verifique se o problema ainda continua;
  • Caso o passo acima não tenha solucionado o problema clique novamente em “Solucionar problemas de programa”;
  • Agora, caso não tenha conseguido solucionar o problema, responda todas as perguntas feitas pelo assistente. Quando terminar, clique em “Iniciar o programa...”;
  • Se o problema de incompatibilidade foi resolvido clique agora em “Avançar”. Após, clique em “Sim, salvar essas configurações para o programa”;
  • No entanto, caso o problema não tenha sido solucionado, clique em “Não, tentar novamente utilizando configurações diferentes” e tente novamente.

Caso o problema persistir, infelizmente o caso não tem mais solução. Mas saiba que dificilmente não conseguirá compatibilizar com o seu Windows. Espero ter contribuído mais uma vez na solução de alguns probleminhas ocasionais.

Mais sobre: windows7 dica guia-windows7
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo