Web Marketing - Negócio de sucesso

Neste primeiro contato sobre Web Marketing, vou explicar o máximo o seu significado e o seu alcance e em breve mostrarei cada passo para chegar ao sucesso na web.

Por | @mychelmendes Marketing Digital

Web Marketing trata-se da divulgação na web de uma empresa, de uma idéia, de uma pessoa (blog), de um serviço, etc. Basicamente o Marketing tradicional e o Web Marketing, se diferenciam no preço e no meio (plataforma) que é utilizado.

Web Marketing - Negócio de sucesso

Também conhecido como Marketing na Internet, e-Marketing ou Marketing na Web, o Web Marketing veio ser uma espécie de lista amarela na internet, aquelas que recebemos em nossa casa todo ano, porém mais objetivo. Enquanto que as amarelinhas que você recebe em casa vêm em forma de uma lista em ordem alfabética cheia de informações úteis e outras que não lhe acrescentam nada, no Marketing na Web tem de tudo, porém você utiliza palavras chaves para localizar seu conteúdo, deixando de lado todos os outros anúncios. Por exemplo: se eu busco por ferramentas elétricas, vou obter como resultado web sites sobre ferramentas elétricas, qualquer outro tipo de ferramenta que não seja elétrica, dificilmente vai atrapalhar minha pesquisa.

No marketing digital, pessoas que jamais teriam a oportunidade de empreender e investirem em alta escala, se vêem valorizados com a possibilidade de divulgarem seus produtos para um grande número de pessoas em meio a outras grandes empresas. Um vendedor ambulante de calculadoras, por exemplo, pode anunciar seu produto no Google Adwords e por incrível que pareça, concorrer com empresas como Submarino, Magazine Luiza, etc. Oportunidades que não existiriam na TV por exemplo. Bom pra quem vende (mais clientes) e pra quem compra (muitos concorrentes, menor preço).

Não há como se pensar em Web Marketing sem pensar nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.), que apesar de buscar apenas 25% de todo o conteúdo que há na web, apesar de outras ferramentas, eles são os grandes responsáveis pelos acessos ao site. Eles te direcionam um cliente de qualidade, porque se você vende televisão, por exemplo, e o cliente te achou, é porque ele buscava por televisão.

As ferramentas para fazer Marketing na Internet e trazer esses potenciais clientes (leads) podem incluir além dos sites de busca (SEO), o SEM (links patrocinados), os banners, as compras coletivas, o e-mail marketing, programas de afiliados, redes sociais e os blogs. Apesar do grande número de ferramentas e do investimento baixo (quando comparado com outros meios de publicidade) o Marketing na Web envolve planejamento, pesquisa e muita análise, para que se tenha o retorno esperado do investimento, pois nunca devemos esquecer que a web muda constantemente: novos lançamentos, novas tendências, etc. Imagine se você investidor não conseguir colocar o seu plano de e-marketing para ser reavaliado e ajustado na mesma velocidade da internet? Isso pode ser desastroso, e trazer prejuízos ao invés dos lucros.

O marketing na web, além dos benefícios para a empresa, traz para os clientes vantagens que dificilmente o marketing tradicional poderia alcançar. Vantagens impensáveis, como saber a opinião de diversos outros clientes, compararem preços em dezenas de lojas em todo o Brasil (ou até do mundo, dependendo do seu plano de e-marketing), adquirir cupons de desconto e poder usá-lo da maneira que quiser, dentre outros tantos.

Você empresário, empreendedor, blogueiro, deve se perguntar agora: Quanto tudo isso vale? Vale aproximadamente 35 milhões de clientes que já compram pela internet e outros milhões que cedo ou tarde vão comprar, visto que o trânsito, os estacionamentos e os assaltos atrapalham o comércio presencial. Resta a nós, oferecermos segurança e qualidade para o cliente, porque apesar da tecnologia, os velhos costumes ainda prevalecem e o boca-a-boca (redes sociais e blogs) ainda é a melhor propaganda!

Web Marketing apesar de empreendedor e amplo, custa o valor que você determinar. Isso mesmo! Você decide um valor que pode começar com R$ 0.01 centavo no Adwords e pode chegar a milhões, como grandes empresas que investiram muito na web e já tiveram retorno. Nos próximos artigos, falaremos melhor sobre cada ferramenta, o que esperar de cada uma, como tirar o melhor proveito e os valores.
Boa leitura, bons negócios e sucesso!

Mais sobre: webmarketing, marketing na web, e-marketing
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