Tablet para usuários leigos

Os tablets já existiam há muito tempo, mas o que levaram eles a se destacarem a esses usuários e ao mundo? Podemos dizer que hoje os tablets estão no seu auge, entre eles podemos destacar o iPad e o Galaxy Tab, que são os que mais se destacam...

Por | @oficinadanet Tecnologia

Podemos dizer que hoje os tablets estão no seu auge, entre eles podemos destacar o iPad e o Galaxy Tab, que são os que mais se destacam, também existem outras marcas famosas, como Motorola, Acer, Asus, entre outros e também os de baixo custo de marcas nada conhecidas que não são nada bons(xing-ling).

Os tablets não foram "inventados" hoje, vários tablets surgiram antes dessa "nova geração", basta apenas fazer pesquisa no google que irá aparecer vários tablets de décadas atrás. Acredito que nessa percurso da história os que valem destacar são o Compaq tablet PC da Microsoft que surgiu em 2001, como uma ideia revolucionária, onde Bill Gates investiu muito dinheiro, criou o Windows XP Tablet Edition (uma versão mais enxuta do OS), mas apesar de todo investimento, acabou fracassando.

Tablet para usuários leigos


Em 2007 a Axitron lança o ModBook, que nada mais era quem um MacBook da Apple modificado para forma de um tablet, que apesar de não ser fabricado pela Apple, podemos dizer que foi o antecessor do iPad.
Tablet para usuários leigos


O site The Huffington Post mostra uma linha do tempo do primeiro tablet ao iPad, onde vale apena da uma conferida.

Quando a Apple anuncia o lançamento de um tablet, pelo que lembre falavam mais mal do que bem, se dizia que "como um dispositivo considerado morto pelo mercado iria torna-se um dos mais populares?", Mas mesmo assim, todo mundo ficava na expectativa.

E em 27 de janeiro de 2010 é lançado o primeiro tablet da nova geração, o iPad, que nada mais era que um iPhone grande.
Tablet para usuários leigos

E mais uma vez na história, a Apple marca um passo importante.

Acredito que 3 fatores que fizeram essa ideia já existente da certo dessa vez:
  • o marketing da Apple
  • a usabilidade do sistema operacional
  • as pessoas estarem mais familiarizadas com as tecnologias


Eu particularmente não via nada de mais num tablet do que um iPhone grandão, sem utilidade, com baixa performasse, quando me perguntavam o que achava, sempre respondia para comprar um notebook que era melhor. O principal argumento que chamou a atenção para escrever esse artigo é quando presenciei a utilização dos tablets por pessoas leigas e idosa que nunca usaram um computador em sua vida.

Muito dessas pessoas só de olharem para um computador já ficam com medo, outras ficam confusa com o ponteiro do mouse ou com o teclado cheio de "coisinhas" para pressionar, que caso pressionem uma tecla sem querer e o computador faz uma coisa inesperada param de mexer. Presenciei a cena de uma dessas pessoas começando a utilizar o iPad, e adivinha o que aconteceu? Você ensina o básico de um tablet e no outro dia ela já ta quase sabendo tudo, já está acessando vídeos no youtube, batendo foto para colocar no facebook entre outras coisas.

Sua utilização é muito simples, você vê, você toca e a coisa acontece, não precisa guiar um dispositovo com a mão(mouse) ou ficar preocupado em não pressionar uma tecla errada. Com a chegada desses novos tablets a usabilidade das aplicações complexa estão se tornando mais simples de se utilizar.

Os tablets estão ajudando bastante para no aprendizado e familiarização à tecnolgia, quando elas já vêem uma coisa na televisão que está em um tablet, já pegam seu tablet, acessam e baixam, um exemplo que me chamou a atenção é o novo sistema de controle remoto da SKY TV.

O ponto negativo é que ainda está com preço alto para adquerir um tablet, mas se o usuário se encaixa nesse perfil e tiver condições, vale apena.

O artigo Quero um tablet! Mas eu preciso de um? da Rafaela Pozzebon da uma explicação muito boa dos tablets.

Essa nova geração de tablets foi um passo importante para novas tecnologias e também para geração de novos empregos, ou seja, apesar de várias pessoas argumentarem suas desvantagens, acredito que não exista desvantagens, e sim à não necessidade precisar de um.

Até a próxima

Mais sobre: tablets, leigos, ipad
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários