Django: O início

Quem desenvolve para web sabe que os prazos estão cada vez mais curtos e a exigência cada vez maior. Por esses dois motivos é que nos últimos tempos adotei o Framework Codeigniter para PHP o que me permitiu desenvolver mais em menos tempo e com maior qualidade. Mesmo assim continuei precisando de uma tecnologia que me ajudasse ainda mais foi ai que o Python/Django entrou na minha vida de desenvolvedor.

Por Pular para comentários
Django: O início

Quem desenvolve para web sabe que os prazos estão cada vez mais curtos e a exigência cada vez maior. Por esses dois motivos é que nos últimos tempos adotei o Framework Codeigniter para PHP o que me permitiu desenvolver mais em menos tempo e com maior qualidade. Mesmo assim continuei precisando de uma tecnologia que me ajudasse ainda mais foi ai que o Python/Django entrou na minha vida de desenvolvedor.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2899//td_django1.png



POR QUE Python/Django?



A lógica não foi tão simples:
  • Precisava de uma tecnologia multi-plataforma;
  • A tecnologia teria que ser útil para sites e para sistemas web;


Foi assim que retirei as plataformas de desenvolvimento do .Net da minha lista. E como já tinha tido algumas experiências mal sucedidas com Java retirei a mesma também. Nessa lógica restaram Ruby on Rails e Django, optei por Django por causa do Python que é uma linguagem extremamente robusta e também por indicação de um amigo :)


Enfim o que é Django?


Django é um framework web de alto nível escrito em Python que estimula o desenvolvimento rápido e limpo. Desenvolvido e utilizado por mais de dois anos em uma operação ágil de notícias online, Django foi projetado para lidar com dois desafios: os prazos apertados de uma redação e os requisitos rígidos dos experientes desenvolvedores web que o criaram. Ele permite que você construa rapidamente aplicações web de alto desempenho e elegância. Django se concentra no máximo de automatização possível e adere ao princípio DRY (não se repita).
[Citação retirada do site: http://www.djangobrasil.org/]

Django é um framework que em pouco tempo causa paixão e já não tem mais como voltar atrás.Dentre as coisas que chamam muito a atenção para o django é:

Interface de administração automática
Uma das coisas que deixaram o Ruby on Rails famoso foi o chamado Scaffoldind (Andaime), no django você não possui só o andaime você tem o prédio todo pronto.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2899//admin.png


URL's elegantes
Aqui você pode projetar suas url's usando expressões regulares onde o limite é a sua imaginação (No início dá até um pouco de medo para quem não está acostumado a trabalhar com expressões regulares.)

Sistema de templates
Aqui aponto um dos fatores mais fascinantes para quem vem do PHP. Um sistema de templates que realmente funciona. Onde é possível separar o design de toda a programação como tudo no Django ele ainda é extensível de acordo com suas necessidades.

Sistema de cache
Onde é possível escolher o framework de cache de acordo com o sua necessidade.

Internacionalização
O Django tem suporte total a aplicações multi-idiomas, tanto para a criação de sites em vários idiomas quanto para a tradução do sistema administrativo.


Algumas fatores que podem assustar os iniciantes


A instalação do Python e do Django para quem está acostumado com PHP, pode ser um pouco estranha. (Ainda mais em sistemas windows). Tanto o Django como o Ruby on Rails tem uma configuração no apache bem mais exótica do que o PHP.

Hospedagem: enquanto qualquer provedor de fundo de quintal oferece hospedagem de PHP, por R$ 1,99 ao mês para Django a coisa é diferente.


Conclusão


Django é uma coisa viciante, daquelas que fazem você voltar a ter prazer em programar, apesar do número reduzido de tutoriais na internet a Comunidade é realmente muito ativa e está sempre disposta a ajudar.

Outro ponto é que a mão-de-obra é bem mais dificil de encontrar. Mas a curva de aprendizagem é realmente pequena e se você estiver dentro de uma equipe de desenvolvedores é ainda menor.

Leia também: Qual linguagem de programação tem os melhores salários fora do país. Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários