Introdução a otimização de sites

Iremos iniciar uma série com várias matérias, ensinando todas as dicas possíveis para a otimização do seu site, do simples ao avançado.

Por | @oficinadanet Marketing Digital

Olá Amigos, finalmente depois de algum tempo focando minha carreira profissional em desenvolvimento de sites, irei voltar um pouco a dar aulas sobre otimização. Minha primeira materia será bem simples, uma introdução a otimização de sites, a minha idéia é colocar aqui na Oficina da Net todo o conteúdo do meu manual de otimização de sites de minha autoria.


CAPÍTULO 01 - INTRODUÇÃO


A apostila WEB MARKETING – Search Engine Optimization, é voltada apenas para profissionais que estruturam seus sites nas normas da W3C, ou popularmente falando: Tableless. Um dos principais critérios para indexar uma keyword1 é a estruturação do código fonte, o que torna o código-fonte legível e acessível para os crawlers2.

Podemos dividir em 2 etapas as técnicas SEO:
  • Links
  • Semântica


Links – Nada mais é do que links que apontam para a sua página o quanto mais links tiver, melhor será sua posição. Muitos devem estar lendo e falando que isso não passa de uma técnica chamada Google Bomb3, mais não se engane o Google penaliza as páginas que o conteúdo não seja o mesmo, por exemplo, um site de floricultura apontado para a página da segurança nacional.

Essas técnicas de manipulação de PageRank4 são denominadas cloaking5 e são severamente punidas pelo Google causando até mesmo a exclusão da página nas buscas.

Semântica – O fato das páginas HTML serem estruturadas nos padrões web as torna acessíveis a qualquer dispositivo, seja ele um computador antigo até mesmo um celular, padrões web significa uma web que fala uma única língua.

Tente abrir no Dreamweaver uma página HTML que foi criada no FrontPage, o resultado será desastroso, pois cada empresa cria um padrão de criação, hoje temos uma internet sem lei, aonde os desenvolvedores são escravizados no modo gráfico sujando o código fontes das HTML. Por parte de muitos desenvolvedores existe uma grande resistência aos padrões web, eles alegam que é como se voltasse ao sistema antigo de criação de sites direto no código fonte, o que não passa de desculpas.

Não existe nada melhor do que ter o seu site no topo das busca e toda dia receber uma proposta de orçamento de desenvolvimento de site. Desejo uma boa leitura e que você faça parte do futuro da web.

Grande abraço

Mais sobre: otimização de sites seo
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo