Como trabalhar com canonical em SEO

O Link canonical trata-se de um elemento da tag Link que tem por objetivo diminuir a quantidade de URLs com conteúdo duplicado. Este novo sistema começou a ser suportado pelos principais buscadores, como o Google e o Bing.

Por | @oficinadanet Marketing Digital

O que é o canonical


O Link canonical trata-se de um elemento da tag Link que tem por objetivo diminuir a quantidade de URLs com conteúdo duplicado. Este novo sistema começou a ser suportado pelos principais buscadores, como o Google e o Bing.

Deste modo, quando inserida em uma página, o link canonical comunica os buscadores caso seja encontrado uma página igual e assim, é mostrada apenas a página que deve ser levada em consideração. Deste modo, essa tag acaba com um grande problema que acaba gerando um erro, fazendo que alguns buscadores entendam certas urls de blogs e sites como sendo duplicados.
Observe o exemplo abaixo:

  • http://www.oficinadanet.com.br/index.html
  • http://oficinadanet.com.br/index.html
  • http://www.oficinadanet.com.br
  • http://oficinadanet.com.br
  • http://www.oficinadanet.com.br/


Teoricamente as urls acima são iguais. Certo? Pois bem, os mecanismos de busca não pensavam do mesmo modo. Ao realizar uma pesquisa, os buscadores entendiam como sites diferentes e, muitas vezes, acabam acusando e punindo alguns sites por possuírem conteúdo duplicado.

Agora, para acabar com esta confusão, foi lançado o canonical link, assim, o dono do site ou blog, pode, e deve, determinar qual é a url principal, assim os bots irão ignorar as demais. O canonical link ajuda também a aumentar a relevância da página, pois agora a força ficará retina somente em uma página, ao invés de ser distribuída em várias outras páginas. Esta tag contribui ainda para evitar que páginas com mesmo conteúdo, mas com propósitos e ideia diferenciados, não seja interpretada de forma errônea pelos mecanismos de busca e assim, ajuda a evitar a duplicação de conteúdo em um site ou blog.

Antes do surgimento do Link canonical o buscador era o responsável por determinar qual era a página principal deste modo, a que aparecia não era sempre a mais relevante. Por isso da grande importância desse link, agora o próprio dono do site ou blog tem a possibilidade de escolher qual a url mais importante para aparecer nos mecanismos de buscas.

Para resolver o problema de url duplicada é simples, basta adicionar dentro das tags head da página, a linha abaixo:


No WordPress, se for o caso, esta mesma tag pode ser inserida automaticamente, basta para isso instalar o plugin Platinum SEO Pack, assim, contribui para melhorar diversos outros quesitos de SEO do seu blog ou site. Fazendo isso, você conseguirá deixar de ter conteúdo duplicado no mecanismo de busca e ainda irá informá-lo qual a página mais relevante.

Mais sobre: canonical seo guiaseo
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar