Vamos partir do pressuposto que você postou no Facebook um comentário um pouco ‘áspero’ a respeito do seu chefe ou ambiente de trabalho, que certamente será lido por seus colegas de trabalho e amigos de forma geral.

Então aconselho procurar um novo emprego logo em seguida, especialmente se a empresa possui um política muito severa a cerca de utilização de redes sociais e comentários relacionados a seus funcionários e suas atividades.

Um caso bastante polemico de posts realizados dentro do Facebook ocasionou demissões para funcionários de um determinado serviço de ambulâncias. A NLRB criou um conjunto de regras a respeito de boas práticas e utilização das redes sociais, você pode baixar este documento aqui.


Náo criar uma política de acesso as mídias sociais significa muitas reuniões


Em processos judiciais movidos recentemente por funcionários de empresas que foram demitidos por postagens em seus perfis do Facebook , os resultados sempre foram favoráveis aos trabalhadores demitidos. Temos um bom exemplo de um vendendor da BMW que foi demitido por postar que os cachorros quente que eram servidos aos clientes eram de má qualidade.

Na grande maioria dos casos as empresas não possuem recursos financeiros para investir em uma política a cerca da utilização das redes sociais por seus funcionários. O que mais temos na internet disponível para download são formas de como criar politicas de acesso de forma funcional e barata Chris Boudreaux criou varias diretrizes de acesso a mídia social.

Você tem certeza que a política de acesso as mídias sociais da sua empresa então atingindo os funcionários de uma forma homogeneizada? O BLR criou um guia com os 10 pontos mais importantes para a construção de uma forma de acesso que englobe todos os perfis de funcionários.


Não deixe que um post no Facebook deixe você em apuros com seu chefe


Acredito que a partir do momento em que as pessoas passam a criar implementar e gerencias uma politica de mídia social, o tempo investido gera um índice bastante elevado de satisfação por partes dos funcionários listamos algumas regrinhas.

Utilize todos os seus recursos internos. Não externe os seus problemas profissionais dentro da rede social, faça isso se não houver outra solução, mesmo que seu conteúdo esteja disponível apenas para visualização de amigos. Lembre-se que qualquer conteúdo postado toma vida própria muito rapidamente, sendo assim mantenha o gênio sempre dentro da garrafa!


Procure sempre um ponto positivo. Sabemos que em todos os ambientes de trabalho sempre existem pessoas que não sabem conviver em grupo nem muito menos possuem espirito de equipe portanto procure controlar seus comentários e posts a cerca de seus colegas de trabalho.
O Facebook não gera espaço para duvidas. Sabemos que esta rede social é altamente dinâmica então qualquer informação negativa que você compartilhe no mural será disseminada muito rapidamente. Mas caso você cometa esse erro a Central de Ajuda do FaceBook ajuda você a excluir o post.

Cuidado com as piadinhas.
Nem todos gostam de receber em seu mural respostas sobre sua personalidade ou com qual animal determinada pessoa se parece. Portanto cuidado com o que se posta pois pode refletir em problemas desagradáveis.

Separe o conteúdo.
Você deve estar direcionando os seus comentários para determinado publico nunca misture suas postagens pessoas com assuntos de trabalho. Pois grandes empresas observam o conteúdo das redes sociais em processos de contratação. Por isso as listas de amigos no Facebook são essenciais.

Cuidado com a língua. Quando estamos tratando de perfil profissional nossa oralidade é levada em conta frequente mente, principalmente no Facebook que é uma rede social tão dinâmica por isso cuidado com os palavrões.

Espero que estas dicas tenham ajudado a clarear suas ideias a certa da boa utilização não só do facebook mais também de outras redes sociais. Deixe seu comentário contribua com a gente!

Fonte: www.cnet.com