Como escrever anúncios Pay Per Click

Já falamos anteriormente um pouco sobre os anúncios PPC (pague por clique, ou pay-per-clik) e a importância deste tipo de publicidade para os negócios online. O objetivo deste tópico é entendermos um pouco mais sobre esta ferramenta.

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J? falamos anteriormente um pouco sobre os an?ncios PPC (pague por clique, ou pay-per-clik) e a import?ncia deste tipo de publicidade para os neg?cios online. O objetivo deste t?pico ? entendermos um pouco mais sobre esta ferramenta. Primeiramente, ? importante ressaltar que este tipo de t?cnica est? muito mais relacionados com t?cnicas de publicidade do que com t?cnicas de SEO.


An?ncios PPC podem ajuda nas t?cnicas de SEO?


Esta ? uma das perguntas que muitos desenvolvedores se fazem, ou ainda fazem em f?runs d discuss?es. Muito se fala e discute sobre este assunto, mas muitas informa?es acabam sendo desencontradas. ? bom ent?o deixarmos algumas coisas bem claras em rela??o aos an?ncios PPC e as maneiras de otimiza??o das p?ginas para os buscadores.

Primeiramente, an?ncio PPC n?o ? uma t?cnica de otimiza??o. Isso porque os benef?cios de um an?ncio s? funcionam efetivamente enquanto estiver sendo pago. No momento em que voc? parar de colocar dinheiro em sua conta do Google, esta ferramenta parar? de trazer mais visitantes para sua p?gina. Isso ? um fato.

Agora, qual seria a fun??o primordial de toda t?cnica de propaganda, n?o apenas online mas offline tamb?m? Divulga??o! Ou seja, quando voc? faz um an?ncio de sua p?gina na internet, consequentemente voc? estar? promovendo uma a??o de divulga??o. Essa a??o trar? novos visitantes, que poder? ser fidelizados ou n?o (de acordo com a relev?ncia de seu conte?do para ele), e consequentemente esse visitantes fidelizados poder?o trazer outros visitantes para sua p?gina, e assim o efeito de retorno pode se estender mesmo depois do encerramento de sua campanha.

As t?cnicas de SEO por sua vez, visam deixar sua p?gina sempre otimizada para os buscadores, e como j? falamos anteriormente, ? necess?rio um conjunto das mesmas, mas se alguma das a?es parar, as p?ginas poder?o continuar sendo bem rankeadas pelo Google. Portanto, um an?ncio PPC pode aumentar sim o n?mero de visitantes de sua p?gina, mas n?o necessariamente sua p?gina ser? bem rankeada por causa desta a??o. Mas isso est? longe de dizer que um an?ncio PPC pode n?o ser efetivo.


Como montar um an?ncio PPC


O Google domina este tipo de ferramenta no mundo. Para iniciar uma campanha de PPC pelo Google, os usu?rios dever?o entrar na p?gina do Google Adwords. ? importante que se o usu?rio estiver usando pela primeira vez a p?gina, ler todas as instru?es da p?gina se familiar com a ferramenta. A partir da defini??o de sua campanha, voc? precisa definir as palavras chaves que far?o seu anuncio aparecer nas p?ginas do Google. ? importante que os usu?rios fa?am algumas pesquisas em busca das palavras chaves que mais poder?o ser encaixadas em sua campanha, que devem ter rela??o com seu produto ou assunto.
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Uma boa dica ? a utiliza??o da ferramenta Google Adwords, que indica as palavras mais buscadas de acordo com o assunto abordado. Colocar esta p?gina relacionada com as palavras de seu site ? uma boa op??o de aumentar o numero de vezes que seu anuncio ir? aparecer, al?m de segmentar melhor os visitantes que ir?o parar em sua p?gina. Mas ? importante que os usu?rios n?o pensem que apenas colocar todas as palavras mais buscadas na internet far?o com que seu anuncio apare?a mais. Muito pelo contr?rio, o Google vai analisar sua p?gina e colocar apenas os an?ncios que realmente estiverem relacionados aos assuntos.

A partir da defini??o das palavras chaves de sua campanha, alguns outros cuidados se fazem necess?rios. O primeiro deles ? a defini??o da p?gina destino de determinada campanha. Um erro muito comum, principalmente entre os usu?rios mais iniciantes, ? colocar sempre sua home Page como endere?o de destino. Na verdade, o ideal ? que a p?gina que o usu?rio vai cair ao clicar no seu anuncia seja ma p?gina relacionada ao descrito na campanha. Assim, os usu?rios n?o se sentir?o frustrados ao entrar em uma p?gina inicial que n?o possui as informa?es que se est? buscando.

Outro erro comum entre os usu?rios ? a falta de an?lise dos resultados. O Google Adwords disponibiliza uma s?rie de relat?rios, e ? muito importante que os usu?rios acompanhem estes relat?rios com o objetivo de mensurar o que est? dando certo e fazer as adapta?es necess?rias para pegar o que est? errado e mudar, afim de um melhor aproveitamento de seu dinheiro no Google Adwords.

Espero que as dicas sejam ?teis e uma boa campanha a todos!!!

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Rodrigo Ribeiro Duarte
Rodrigo Ribeiro Duarte Jornalista de formação, nascido em Porto Alegre, atua como Assessor de Comunicação e um apaixonado por internet!
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