O poder da comunicação

Esta pequena parábola aqui recontada ilustra bem a importância da boa comunicação, da saudável troca de idéias que acontece tão pouco nos ambientes corporativos.

Por Negócios Pular para comentários

Hoje pela manh? respondi a um e-mail do leitor Raelson, e essa resposta me inspirou este post:

Uma vez ouvi (ou li, n?o lembro bem?) uma hist?ria:

Dois homens se encontraram num caminho, e cada um carregava consigo uma sacola de p?es. Conversaram um pouco e trocaram p?es, mas cada um foi embora com a mesma quantidade de p?es com que chegou. Por?m, tamb?m trocaram id?ias. E cada um levou consigo mais id?ias do que tinha antes.

Dividir o que sabemos tem esse efeito, pois nos conecta a outras pessoas e nos enriquece cada vez mais. Este ? o poder da comunica??o!


Esta pequena par?bola aqui recontada ilustra bem a import?ncia da boa comunica??o, da saud?vel troca de id?ias que acontece t?o pouco nos ambientes corporativos e que, curiosamente, at? a ISO 9001 recomenda (ver 5.5.3). Quantas vezes j? n?o vimos um erro aparecer s? no final do processo porque algu?m n?o consultou outro algu?m, n?o esclareceu uma d?vida, n?o foi atr?s da informa??o correta? - N?o exercitou a COMUNICA??O?

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2427/td_megafone_qualiblog.jpg

Chat, e-mail, forum, intranet, CI, memorandum, bilhete, post-it, recado, telefone, skype, ou uma simples conversa? Temos dentro das empresas in?meros meios de comunica??o , de intera??o com os outros, mas simplesmente n?o usamos?

A comunica??o, a troca de id?ias, multiplica o seu conhecimento! Quando voc? se comunica (s?ria e efetivamente) pode ter certeza de que vai terminar o dia maior do que come?ou, pois vai SABER mais! E conhecimento, meus amigos, n?o pesa nem ocupa espa?o!...

Quem leu at? aqui pode pensar que a comunica??o ? s? textual ou verbal, mas n?o ? bem assim. A maior parte da comunica??o entre n?s ? gestual! ? S?o as caras e bocas, poses e trejeitos que dizem mais sobre o que voc? est? falando do que as palavras que saem de sua boca. ? Procure conhecer o livro "O Corpo Fala" de Pierre Weil e Roland Tompakow e vai entender isso plenamente.

Garimpei na internet umas dicas interessantes para melhorar a comunica??o. Inclusive descobri que eu preciso dar mais aten??o a algumas delas...

Transcrevo aqui partes de um texto de Daniel Batista Fernandes publicado no iMasters que considerei muito ?teis e que complementam perfeitamente este artigo:

Peter Drucker, pai da administra??o, escreveu em seu livro "People and Performance" que no futuro haver? uma rela??o direta entre o sucesso profissional e a habilidade de escrever e falar. Que as pessoas v?o crescer na corpora??o na medida em que melhorarem essas habilidades. -

  • O futuro a que ele se referia est? acontecendo AGORA!
  • Primeiro ponto para quem quer ser um bom comunicador: seja um bom ouvinte.
  • N?o interrompa quando o outro est? falando.
  • Coloque seu interlocutor ? vontade.
  • Mostre-se interessado no que o seu interlocutor est? falando.
  • N?o se distraia durante a conversa.
  • Assegure-se de houve um entendimento m?tuo do que foi tratado.
  • Tenha vocabul?rio e conte?do. Nada pior do que falar errado e sem conte?do; blz?


-------------------------


Seguem alguns v?cios comuns de reda??o que podem ser evitados (Autor desconhecido)
  • Desnecess?rio faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, conforme deve ser do conhecimento de V. Sa. Outrossim, tal pr?tica adv?m de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcis?stico.
  • Evite abrev, etc.
  • "n?o esque?a das mai?sculas", como j? dizia carlos machado, meu professor l? no col?gio santa ifig?nia, em salvador, bahia.
  • Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
  • O uso de par?nteses (mesmo quando for relevante) ? desnecess?rio.
  • Estrangeirismos est?o out, palavras de origem portuguesa est?o in.
  • Seja seletivo no emprego de g?ria, bicho, mesmo que seja maneiro.. Sacou?
  • Palavras de baixo cal?o podem transformar seu texto numa m.....
  • Nunca generalize: generalizar sempre ? um erro.
  • Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar repetitiva. A repeti??o vai fazer com que a palavra seja repetida.
  • N?o abuse das cita?es. Como costumava dizer meu pai: "Quem cita os outros n?o tem id?ias pr?prias".
  • Frases incompletas podem causar
  • N?o seja redundante, n?o ? preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes, isto ?, basta mencionar cada argumento uma s? vez. Em outras palavras, n?o fique repetindo a mesma id?ia.
  • Seja mais ou menos espec?fico.
  • Frases com apenas uma palavra? Corta!
  • A voz passiva deve ser evitada.
  • Use a pontua??o corretamente o ponto e a v?rgula especialmente ser? que ningu?m sabe mais usar o sinal de interroga??o
  • Quem precisa de perguntas ret?ricas?
  • Nunca use siglas desconhecidas, conforme recomenda a A.G.O.P.
  • Exagerar ? 100 bilh?es de vezes pior do que a modera??o.
  • Evite mes?clises. Repita comigo: "mes?clises: evit?-las-ei!"
  • Analogias na escrita s?o t?o f?teis quanto chifres numa galinha. - Com essa eu n?o concordo - Adoro analogias e acho que elas ajudam a fixar o conhecimento...
  • N?o abuse das exclama?es! Seu texto fica horr?vel! S?rio!
  • Evite frases exageradamente longas, por dificultarem a compreens?o da id?ia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma id?ia al?m da central, o que nem sempre torna o seu conte?do acess?vel, for?ando, desta forma, o pobre leitor a separ?-la em seus componentes diversos, de forma a torn?-las compreens?veis, o que n?o deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, h?bito que devemos estimular atrav?s do uso de frases mais curtas.
  • Cuidado com a orthographia, para n?o deturpar a l?ngua.
  • Seja incisivo e coerente. Ou talvez seja melhor n?o...

? muita coisa para lembrar na hora do bate papo ou de responder um e-mail? Concordo. Mas a solu??o para isso ? ir praticando aos poucos, aplicando o conceito da melhoria cont?nua na sua comunica??o tamb?m!

Compartilhe com seus amigos:
Ronaldo Costa Rodrigues
Ronaldo Costa Rodrigues Editor do Qualiblog, o blog sobre Gestão da Qualidade e ISO 9001 mais lido do país. Desenvolve trabalhos na área de Administração da Qualidade, como elaboração e análise de Procedimentos e Fluxogramas de Processos; interpretação da ISO 9001, Controle de Documentos; Programação e Execução de Auditorias, desenvolvimento e análise de Indicadores da Qualidade; Palestras, Treinamentos; etc… Procura desmistificar a Qualidade, falando de uma forma simples e acessível para quem está começando na área, quem orienta, quem busca outros pontos de vista…
Quer conversar com o(a) Ronaldo, comente:
Carregar comentários
O que é mais importante em um smartphone?
Bateria(28,04%)
Câmera(10,19%)
Performance(57,34%)
Aparência(2,01%)
Tela(2,43%)