Manual ISO 9001 para Pequenas Empresas

O manual foi atualizado considerando a mais recente edição da ISO 9001, publicada em 2008. Esta norma, que dá os requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade, sempre esteve entre as mais conhecidas e amplamente implementadas normas ISO.

Por | @oficinadanet Negócios

Manual ISO 9001 para Pequenas Empresas

Uma nova edição do manual ISO 9001 para Pequenas Empresas (ISO9001 for Small Businesses), foi publicada há poucos dias conjuntamente pela ISO e o International Trade Centre (ITC).

O manual foi atualizado considerando a mais recente edição da ISO 9001, publicada em 2008. Esta norma, que dá os requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade, sempre esteve entre as mais conhecidas e amplamente implementadas normas ISO. A ISO 9001 é usada em cerca de 176 países por negócios e organizações grandes e pequenas, nos setores público e privado, pelos fabricantes e fornecedores de serviços, em todos os setores de atividade.

Em linguagem clara e com numerosos exemplos concretos de uma extensa gama de setores, ISO 9001 para Pequenas Empresas visa ajudar pequenas e médias empresas (PMEs) a entender e implementar a Norma. O manual foi escrito por um grupo de peritos que participam do ISO/TC 176, o comitê técnico responsável pela família de normas ISO 9000. O texto completo da ISO 9001:2008 é incluído em caixas, seção por seção, acompanhadas por explicações, exemplos e orientação de implementação em condições cotidianas.

O prefácio do manual é uma contribuição do Secretário Geral da ISO, Rob Steele, e da Diretora Executiva do ITC Patricia R. Francis, que comenta,: "A pequena empresa é o maior negócio do mundo. Mais de 95% dos negócios do mundo são pequenos ou médios e muitos países veem nos pequenos e médios negócios uma fonte de poder econômico, crescimento e emprego. Então as Normas Internacionais precisam ajudar a pequena empresa da mesma maneira que fazem com muitos empreendimentos globais, governos e grandes sociedades. Em particular, as PMEs deveriam poder compartilhar em ganhos em eficiência e efetividade oferecidas pela ISO 9001."

Patricia Francis e Rob Steele concluem: "Este manual é o mais recente exemplo da cooperação frutífera entre a ISO e o ITC. As duas organizações esperam que ajudará pequenas empresas - em economias em desenvolvimento, transição ou industrializadas - a obter o máximo dos benefícios da ISO 9001, uma norma que se tornou uma ferramenta essencial da economia mundial".

Esta é a terceira edição do manual, que foi publicado inicialmente em 1996. Já é um dos mais difundidos manuais produzidos pela ISO - edições nacionais foram publicadas por diversos países membros da ISO, inclusive Bulgária, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Hong Kong, Hungria, Índia, Japão, República da Coréia, Noruega, Eslovênia, Espanha, África do Sul, Suécia e Uruguai,.

ISO9001 for Small Businesses - What to do: Advice from ISO/TC 176 é publicado pela ISO em inglês (165 páginas) e francês (173 páginas), formato A5, encadernado em pasta. Custa $50 Francos Suíços. Veja a notícia na fonte, em inglês, visitando o site da ISO.

COMENTÁRIO DO QUALIBLOG:
Manual ISO 9001 para Pequenas Empresas

É uma pena que a ISO ainda não publique seus Manuais em português. O Brasil é um dos países com participação relevante no Comitê ISO/TC 176, então não entendo como não conseguem emplacar a idéia... Enquanto isso... Use o e-book "ISO não é Problema!" do Qualiblog...

Mais sobre: iso qualidade
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo