Oficina da Net Logo

Manual ISO 9001 para Pequenas Empresas

O manual foi atualizado considerando a mais recente edição da ISO 9001, publicada em 2008. Esta norma, que dá os requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade, sempre esteve entre as mais conhecidas e amplamente implementadas normas ISO.

Por | @oficinadanet Negócios Pular para comentários

Manual ISO 9001 para Pequenas Empresas

Uma nova edição do manual ISO 9001 para Pequenas Empresas (ISO9001 for Small Businesses), foi publicada há poucos dias conjuntamente pela ISO e o International Trade Centre (ITC).

O manual foi atualizado considerando a mais recente edição da ISO 9001, publicada em 2008. Esta norma, que dá os requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade, sempre esteve entre as mais conhecidas e amplamente implementadas normas ISO. A ISO 9001 é usada em cerca de 176 países por negócios e organizações grandes e pequenas, nos setores público e privado, pelos fabricantes e fornecedores de serviços, em todos os setores de atividade.

Em linguagem clara e com numerosos exemplos concretos de uma extensa gama de setores, ISO 9001 para Pequenas Empresas visa ajudar pequenas e médias empresas (PMEs) a entender e implementar a Norma. O manual foi escrito por um grupo de peritos que participam do ISO/TC 176, o comitê técnico responsável pela família de normas ISO 9000. O texto completo da ISO 9001:2008 é incluído em caixas, seção por seção, acompanhadas por explicações, exemplos e orientação de implementação em condições cotidianas.

O prefácio do manual é uma contribuição do Secretário Geral da ISO, Rob Steele, e da Diretora Executiva do ITC Patricia R. Francis, que comenta,: "A pequena empresa é o maior negócio do mundo. Mais de 95% dos negócios do mundo são pequenos ou médios e muitos países veem nos pequenos e médios negócios uma fonte de poder econômico, crescimento e emprego. Então as Normas Internacionais precisam ajudar a pequena empresa da mesma maneira que fazem com muitos empreendimentos globais, governos e grandes sociedades. Em particular, as PMEs deveriam poder compartilhar em ganhos em eficiência e efetividade oferecidas pela ISO 9001."

Patricia Francis e Rob Steele concluem: "Este manual é o mais recente exemplo da cooperação frutífera entre a ISO e o ITC. As duas organizações esperam que ajudará pequenas empresas - em economias em desenvolvimento, transição ou industrializadas - a obter o máximo dos benefícios da ISO 9001, uma norma que se tornou uma ferramenta essencial da economia mundial".

Esta é a terceira edição do manual, que foi publicado inicialmente em 1996. Já é um dos mais difundidos manuais produzidos pela ISO - edições nacionais foram publicadas por diversos países membros da ISO, inclusive Bulgária, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Hong Kong, Hungria, Índia, Japão, República da Coréia, Noruega, Eslovênia, Espanha, África do Sul, Suécia e Uruguai,.

ISO9001 for Small Businesses - What to do: Advice from ISO/TC 176 é publicado pela ISO em inglês (165 páginas) e francês (173 páginas), formato A5, encadernado em pasta. Custa $50 Francos Suíços. Veja a notícia na fonte, em inglês, visitando o site da ISO.

COMENTÁRIO DO QUALIBLOG:
Manual ISO 9001 para Pequenas Empresas

É uma pena que a ISO ainda não publique seus Manuais em português. O Brasil é um dos países com participação relevante no Comitê ISO/TC 176, então não entendo como não conseguem emplacar a idéia... Enquanto isso... Use o e-book "ISO não é Problema!" do Qualiblog...

MAIS SOBRE: #iso  #qualidade
Comentários
Carregar comentários