ISO 9001 e o trabalho em grupo

Como a equipe de sua empresa tem encarado a ISO 9001 após a implementação? E como anda o envolvimento do grupo após a certificação?

Por | @qualidadebrasil Negócios

Como a equipe de sua empresa tem encarado a ISO 9001 após a implementação? E como anda o envolvimento do grupo após a certificação?

Quando falo da norma ISO 9001 é porque que trabalhei alguns anos e ainda permaneço atuando, e vejo que o processo inicial de fato é muito atraente diante das pessoas por motivo de mudanças melhores, mas este brilho acaba se perdendo após algum tempo, porque será? Muitos motivos podem estar relacionado na rotatividade interna dos colaboradores, falta de motivação, falta de interesse e outros critérios apontados como importantes para o trabalho de grupo.

No trabalho em grupo, mesmo havendo hierarquia, o que deve ser levado em conta é o potencial de cada pessoa e seu empreendimento na resposta, por isso quando idealizamos uma certificação, devemos levar em conta inúmeros fatores que possam acarretar em desinteresse, tais como:

  • Motivação
  • Reconhecimento
  • Objetivos
  • Resultados


Mesmo sendo uma empresa com sua politica da Qualidade definida, ela deve sim, considerar seu quadro funcional antes de um projeto tão importante, pensando no potencial humano como fator predominante para o sucesso. Quando se fala em certificação, é na realidade o reconhecimento de uma organização diante de uma norma, ou seja, esta empresa atende momentaneamente os requisitos definidos e reconheça a mesma através de um certificado.

Na ISO 9001 existem inúmeros requisitos onde a decisão final é do grupo envolvido, tal como o processo de análise critica, auditoria interna, treinamentos e outras atividades, mas sempre seguindo as observações desta norma, então temos que de fato estar preparado para trabalhar em EQUIPE e deixar o individualismo de lado.

Pessoalmente conheço empresas pequenas e de médio porte que se comportam de maneira exemplar na conquista de uma certificação, e após esta etapa a mesma elabora um processo de carreira conforme o desempenho do SGQ, ou seja, reconhecimento. É importante lembrar que todo o ser humano tem objetivo e atua por motivação, e é neste processo de motivação que estas empresas melhoram seus resultados.

No caso de produtividade onde temos o foco em produzir com Qualidade, em muitas empresas o processo de reconhecimento é chamado de PRÊMIO POR PRODUÇÃO e no caso da Qualidade devemos ter a visão de que o resultado desta conquista é o reconhecimento não somente da empresa, mas de todo o quadro funcional da mesma, considerando como fator importante a participação de todos e o crescimento de novos negócios.

Escrevo este artigo para profissionais que ainda busca de fato entender o que aconteceu com sua postura diante de um projeto tão valioso quanto o da ISO 9001 onde podemos agregar o cooperativismo de pessoas em pró a um ideal. Portanto nada mais claro, do que você também idealizar este processo como necessário para o seu crescimento, e não fique esperando, tome atitudes e realize a pratica do trabalho em grupo, pois você quando foi contratado para tal função de fato a empresa identificou em você fatores importante, tais como:

  • Competência
  • Qualificação
  • Responsabilidade
  • Motivação


Qualquer projeto independente de qual seja o objetivo acaba FICANDO SEM RUMO se as pessoas saírem do foco, seja você então o valor deste projeto, e inspire os demais participantes a considerar o PROJETO DE CERTIFICAÇÃO ISO 9001 importante não somente para a empresa, mas, também para todos os envolvidos, seja funcionário, cliente ou fornecedor.

Mantenha seu envolvimento nas metas de seu projeto, lembrando que a cada dia o processo de melhoria continua é necessário, então se transforme em um agente de MUDANÇAS.

 

Mais sobre: iso, iso 9001, grupo
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.