Bicicletas e Implementação da ISO

Ultimamente tenho recebido muitos e-mails solicitando, basicamente, uma fórmula de implementação da ISO para leigos. A nova novela das oito da Globo - Passione - tem uma fábrica de bicicletas como cenário. O que uma coisa tem a ver com a outra?

Por | @oficinadanet Negócios

Ultimamente tenho recebido muitos e-mails solicitando, basicamente, uma fórmula de implementação da ISO para leigos.

A nova novela das oito da Globo - Passione - tem uma fábrica de bicicletas como cenário. O que uma coisa tem a ver com a outra? - É que minha cabeça fez um "clique" um dia desses, enquanto assistia a novela com minha esposa passou uma cena mostrando a tal fábrica e na hora eu estava pensando nos e-mails. Daí, lembrei de quando estava aprendendo a andar de bicicleta. " Liga não, minha cabeça é meio maluca mesmo"

E pensei: Andar de bicicleta é uma coisa fácil? Mas demora um tempo para aprender, a gente leva alguns tombos, precisa ter muita paciência e determinação? E coragem! Lembra dos amigos gritando em volta: "Vai! Vai!" Vai cair!!! "enquanto você ia vacilante tremendo o guidão e acabava" caindo mesmo! Que mico! Mas de repente a gente acaba dominando a fera e sai pedalando com o vento batendo no rosto; uma sensação de liberdade e prazer que não tem preço!

Pois é. Implementar a ISO é uma coisa fácil? Mas demora um tempo para aprender, a gente leva alguns tombos, precisa ter muita paciência e determinação? E coragem! Os colegas ficam comentando no escritório: "Ele(a) não vai conseguir!?" enquanto você tenta vacilante entender os requisitos e acaba? errando mesmo! Que mico! Mas com o tempo a gente acaba aprendendo com nossos erros e dominando a fera! - A implementação da ISO 9001 é uma das nossas bicicletas da vida adulta.

Agora tenho certeza de que vocês entenderam meu raciocínio louco! - Então vamos continuar.

Assim como andar de bicicleta, implementar a ISO 9001 sem experiência alguma não dá. Você só vai conseguir fazer isso depois de treinar um bocado. Precisará entender os requisitos da norma, análise de processos administrativos e produtivos, tratamento de não-conformidades, ações corretivas e preventivas, ferramentas da qualidade, e outras coisinhas? Não é difícil, mas não é de uma hora pra outra que você faz.

Para isso, existem as rodinhas!
Sua primeira bicicleta tinha rodinhas, não é? Elas serviam para te dar um apoio até que você adquirisse equilíbrio suficiente para pedalar sozinho. A implementação da ISO 9001 (e de outras normas certificáveis) também tem suas "rodinhas": a consultoria! - Não pense que com essa comparação estou diminuindo o valor da classe de consultores, longe disso! "Essa é apenas uma comparação lúdica"

Lembra como as rodinhas acabavam por atrapalhar um pouco depois que você aprendeu a dominar sua bicicleta? "Com a consultoria é bem parecido!" Uma boa consultoria te dará suporte até que você consiga tocar seu SGQ de forma independente. Depois disso ela deve sair de cena, nunca criar uma "dependência" em relação aos seus serviços! A partir do fim do projeto de implantação e conseqüente certificação, o ideal é que você consiga pedalar sozinho essa bicicleta, sem precisar mais da consultoria!

E no futuro, como vai ser?


Continuando a linha de raciocínio deste artigo, vamos pensar um pouco em como evolui o nosso uso da bicicleta:

1 - Ganhamos a primeira bicicletinha! Isso acontece com quase todo mundo. ? É quando a empresa decide implementar a ISO 9001. Quase todas chegam a essa decisão.

2 - Quem já sabe pedalar não tem problemas. Se diverte muito com a bicicleta logo de cara! - Se você já tem alguma experiência com Qualidade, não terá grandes dificuldades em implementá-la numa empresa pequena ou média!

3 - Quem não sabe pedalar precisa aprender? E usar as rodinhas por um tempo. - Se você não tem experiência, é muito recomendável fazer um curso de interpretação da norma. E pode ser muito vantajoso contratar uma consultoria para te auxiliar no processo de implementação da ISO 9001.

4 - Livres das rodinhas, a gente pedalava todo orgulhoso pela vizinhança! - A função da consultoria é transferir conhecimento, te tornando capaz de cuidar sozinho do seu SGQ depois da implementação e da certificação. Ou você quer que sua empresa se pareça com o que está nesta foto?

5 - Alguns de nós (bem poucos) tomaram gosto pela bicicleta e resolveram se dedicar ao esporte, tornando-se ciclistas profissionais que participam de competições! " Algumas empresas decidem seguir além da ISO 9001 e buscar a excelência em Qualidade, participando de prêmios regionais. São as que de fato internalizaram a Qualidade em seu perfil e valorizam seu SGQ. São geralmente as melhores e mais rentáveis empresas de seu segmento. " O resto de nós apenas pedala?

Mais sobre: ISO 9001 implementação consultoria
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo