A bússola da Qualidade

Imagine em sua empresa as ações serem direcionadas com focos dispersos, é claro, que tudo isso gera transtorno pela falta de objetividade, pense que você, em qualquer que seja a área que sua atividade esteja relacionada, nunca terá um ponto de equilíbrio se a mesma não estiver sendo sempre analisada...

Por | @qualidadebrasil Negócios

Imagine em sua empresa as ações serem direcionadas com focos dispersos, é claro, que tudo isso gera transtorno pela falta de objetividade, pense que você, em qualquer que seja a área que sua atividade esteja relacionada, nunca terá um ponto de equilíbrio se a mesma não estiver sendo sempre analisada, e a Qualidade com envolvimento múltiplo, seja na metrologia ou Gestão, e por este motivo devemos nos envolver diariamente para transformar os resultados.

A Bússola da Qualidade é um titulo indicativo para situações ao qual estarei apresentando, mas, porém, verifique você, se no seu dia a dia nunca tenha acontecido algo similar.


Situação: Peça reprovada
Norte: Segregar em local identificado
Sul: Segregar em qualquer lugar
Leste: Segregar na bancada de produção
Oeste: Segregar

Note que acima temos quatro ações para um resultado, porém nasce desta necessidade avaliar melhor as informações dispostas nos treinamentos e procedimentos, pois a ação é determinante para o resultado correto, e o que de fato podemos identificar nestas ações, é que nem todas são corretas.

Muitos problemas decorrem de uma dificuldade do processo, e muitos casos em que falhas aparecem no consumidor final e neste momento vem a necessidade de uma avaliação de todo o processo e a estrutura de apoio, talvez seja melhor direcionar o trabalho com mais objetividade antecipadamente, evitando custos maiores.

Embora a padronização seja uma ação inevitável, procure mapear sempre seus processos para melhor entendimento, pois este passo será o primeiro antes de uma definição...

No próximo exemplo temos um caso clássico.

Situação: O que fazer em caso de...
Norte: Consulte supervisão
Sul: Consulte seu colega
Leste: Consulte procedimento
Oeste: Aguarde

Neste exemplo, embora exista mais de uma possibilidade de ação, você poderá distorcer um resultado, ao invés de agir, você acaba apenas escondendo uma necessidade de ação de forma prematura.

Avaliar e agir, é sempre neste rumo que a Qualidade se direciona, usar uma Bússola como exemplo em projetos pode auxiliar e muito, pois além de facilitar a visão do grupo participante se torna impossível não ter o brainstorming ativo. Pense sobre quais as possibilidades podem existir como necessidade para uma ação.

Pense bem, será melhor uma Bússola direcionando ações ou uma lupa para procurar as falhas, neste caso a Bússola é o seu procedimento direcionando de forma correta seus processos e a lupa um(a) possível auditor(a) indicando falhas.

Sucesso!

 

Mais sobre: qualidade, iso
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários