Ganhe tempo e economize dinheiro com manutenção rotineira

Olá, estou aqui novamente para dar-lhe uma dica simples mas que pode fazer você economizar uma boa "grana" com a manutenção de seu PC, notebook ou netbook, enfim, vou explicar como fazer isso.

Por | @PhMarcio Hardware

Bom pessoal, é o seguinte, andei prestando a atenção no perfil e nas ocasiões em que meus clientes recorrem a mim, andei anotando como eles utilizam o computador, de que forma - ativamente ou passivamente - e também em que determinada situação eles costumam me ligar pedindo socorro porque o PC parou, através dessas observações prestei atenção no seguinte, eles poderiam poupar tempo e dinheiro com ações simples e que gastariam no máximo 1/9 do seu tempo de uso do computador.

Ganhe tempo e economize dinheiro com manutenção rotineira

Certo, mais dê um exemplo! OK. Um exemplo simples é o seguinte, um escritório de contabilidade que tem uma demanda de arquivos, transações e ações muito grande durante um dia de trabalho, toda essa movimentação de dados na máquina gera uma grande quantidade de arquivos temporários, uma enorme quantidade de arquivos fragmentados e mais ainda de erros no registro, muitos dos programas utilizados por eles são baseados em MS-DOS ou então em JAVA, esses mesmos geram mais erros e atrasos no registro do que os programas convencionais que temos em nosso PC como os feitos em VB ou C, enfim, se isso ocorrer durante mais ou menos 1 mês seguido haverá no mínimo 1,5GB de arquivos temporários, uns 400 erros de registro, isso tudo fora as centenas de arquivos fragmentados, agora é o seguinte, e porque isso me custaria alguma coisa? Simples, nesse ritmo de aumento de "sujeira" seu sistema operacional começaria a exigir muito mais da máquina, sem falar que a qualquer hora ele poderia começar a desligar sozinho devido a sobrecarga do SO e posteriormente ele não iniciaria mais.

Se isso acontecesse provavelmente você seria obrigado a chamar um técnico para tentar recuperar a utilidade do SO e isso geraria custos a você (custos que variam de acordo com a região já que em cada parte do país é cobrado um preço diferente por cada serviço).


Cortando gastos.


Bom, essa é a parte que a maioria gosta, cortar gastos, antes de dizer vou fazer uma pequena estimativa de gastos com base no problema anterior. Como dito o técnico tentaria recuperar a utilidade do SO, isso custaria qui no RN em média de 35 reais, caso conseguisse ao ligar o PC provavelmente ele veria um superaquecimento da máquina que se dá da seguinte maneira. "Sujeira" no sistema > SO força mais a máquina > Força mais o processador = Desgaste da pasta térmica devido ao uso extremo. Esse superaquecimento levaria o técnico a limpar a máquina e trocar a bendita pasta térmica, enfim, isso custaria em média de 12 reais, e pronto, está terminado. OBS: Quando um SO é reparado muitas vezes ele se torna instável, a reparação é uma forma segura de tentar recuperar os programas através da inicialização do SO, por isso é recomendável fazer a formatação com Quebra de Partição após o backup dos arquivos.

Leia também:


Pessoal pela minha conta esse serviço sairia por 47 reais em média, mas nesse exemplo poderia ter saído de graça se o usuário tomasse algumas atitudes simples como as que eu vou dizer.

Desfragmentar. Ao desfragmentar o HD da máquina o SO limpa os fragmentos de arquivos e une-os repondo a estabilidade do arquivo e também aumentando a velocidade de gravação e leitura dos arquivos, com isso você ganha mais velocidade para utilizar o PC e também ganha estabilidade dos arquivos.

"Passe o Ccleaner" Essa expressão quer dizer para utilizar o Ccleaner, esse programa é utilizado pela massa devido a sua facilidade de uso e pela qualidade do que faz, utilize o programa para limpar os arquivos temporários e fazer a limpeza do Registro, sendo assim o SO fica mais leve e mais rápido.

OBS: Ao utilizar a ferramenta de limpeza de arquivos temporários você pode escolher o que deseja apagar, digo isso por que algumas pessoas usam o programa e depois quando vão acessar a internet não vêem mais nada no histórico de navegação, isso acontece porque o Ccleaner limpa o histórico também.

Economize memória. Quando digo para economizar memória me refiro a programas que são executados em simultâneo ao SO, sendo que esses programas são desnecessários e muitas vezes pouco utilizados, eu já escrevi um pequeno tutorial sobre o assunto aqui no Oficina da Net, o link está aqui.

Tudo o que você puder fazer para aumentar a vida útil do seu PC vai influenciar na sua "produtividade" de uso da máquina.

Então fica aí as dicas e até a próxima. Vlw!

Mais sobre: manutenção, hardware, computador
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários